Conteúdo do Artigo
Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra?
Isso pode ser bem comum, tendo em vista que a Língua Portuguesa tem cerca de 370 mil palavras, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), e alguns desses vocábulos são até semelhantes, mesmo que tenham significados bem distintos. Logo, um exemplo clássico dessa particularidade são as palavras concerto e conserto.
Prossiga com a leitura e compreenda a diferença entre esses termos. Ao final, não deixe de assistir à aula sobre concordância para aprender mais dicas como essa!
Diferença entre concerto e conserto
As palavras concerto e conserto têm significados bem diferentes e, se usadas de forma errada, a frase ficará totalmente descontextualizada. À vista disso, a diferença entre esses vocábulos está somente na escrita e no seu significado, quanto ao som, conserto e concerto têm a mesma pronúncia. Por isso, são chamadas de homófonas (palavras com a mesma pronúncia, mas escritas de formas diferentes).
Portanto, frise a seguinte regra:
- Concerto: refere-se a uma apresentação musical, uma exibição de orquestra, por exemplo;
- Conserto: usado para referir à ação de reparar, arrumar algo.
Exemplos do uso da palavra concerto:
- Vamos ao concerto hoje?
- A orquestra realiza concertos emocionantes no teatro municipal.
Exemplos do uso da palavra conserto:
- Ela conserta os eletrodomésticos com muita habilidade.
- Você consertou os carros?
Quando você estiver em dúvida, reflita sobre o contexto da frase. Se a ideia for reparar algo, use “conserto”. Já para uma apresentação musical, use “concerto”.
Veja mais exemplos de variação de palavras no quadro abaixo: