fbpx

Concerto ou Conserto?

Equipe Flávia Rita

concerto conserto

Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra?

Isso pode ser bem comum, tendo em vista que a Língua Portuguesa tem cerca de 370 mil palavras, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), e alguns desses vocábulos são até semelhantes, mesmo que tenham significados bem distintos. Logo, um exemplo clássico dessa particularidade são as palavras concerto e conserto.

Prossiga com a leitura e compreenda a diferença entre esses termos. Ao final, não deixe de assistir à aula sobre concordância para aprender mais dicas como essa!

Diferença entre concerto e conserto

As palavras concerto e conserto têm significados bem diferentes e, se usadas de forma errada, a frase ficará totalmente descontextualizada. À vista disso, a diferença entre esses vocábulos está somente na escrita e no seu significado, quanto ao som, conserto e concerto têm a mesma pronúncia. Por isso, são chamadas de homófonas (palavras com a mesma pronúncia, mas escritas de formas diferentes).

Portanto, frise a seguinte regra:

  • Concerto: refere-se a uma apresentação musical, uma exibição de orquestra, por exemplo;
  • Conserto: usado para referir à ação de reparar, arrumar algo.

Exemplos do uso da palavra concerto:

  • Vamos ao concerto hoje?
  • A orquestra realiza concertos emocionantes no teatro municipal.

Exemplos do uso da palavra conserto:

  • Ela conserta os eletrodomésticos com muita habilidade.
  • Você consertou os carros?

Quando você estiver em dúvida, reflita sobre o contexto da frase. Se a ideia for reparar algo, use “conserto”. Já para uma apresentação musical, use “concerto”.  

Veja mais exemplos de variação de palavras no quadro abaixo:

TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »

CONTINUE LENDO