fbpx

De encontro a ou ao encontro de?

Equipe Flávia Rita

Entenda agora como usar as expressões "de encontro a" e "ao encontro de"
De encontro a ou ao encontro de?

É muito comum ver a expressão “de encontro a” ser empregada de maneira incorreta. Sem saber, várias pessoas a empregam com a intenção de expor certa conformidade entre duas situações, entretanto, ao fazer isso, incorrem em um grave erro de sentido. Vamos entender aqui qual o correto significado dessas expressões, de maneira que você não tenha mais dúvidas em seu uso.

“De encontro a” ou “ao encontro de”

As expressões “de encontro a” e “ao encontro de” são regularmente utilizadas nos mais variados veículos de comunicação e nas mais diversas situações de fala. Entretando, seu uso muitas vezes ocorre de forma incorreta, contrariando as prescrições da gramática normativa.

Para evitar esse emprego impreciso das expressões, faz-se necessário, antes de mais nada, entender o significado de cada uma delas.

A expressão “de encontro a” tem o sentido específico de ir contra algo. Quando se diz, por exemplo, que “o governo foi de encontro às expectativas da população”, quer-se dizer, diferentemente do que muitos pensam, que as expectativas não foram atendidas. Elas foram, na verdade, contrariadas pelo governo.

 

Indo de encontro a algo
Seta indo de encontro a outra

 

Caso diametralmente oposto seria dizer “o governo decidiu ir ao encontro das expectativas”. Aqui, dir-se-ia que as expectativas foram de fato atendidas. Veja esses outros exemplos:

O argumento do advogado foi de encontro aos interesses do cliente. (= foram contra)
O argumento do advogado foi ao encontro dos interesses do cliente. (= foram favoráveis)

 

A viagem foi ao encontro dos sonhos dela. (= a viagem está de acordo com o sonho)
A viagem foi de encontro aos sonhos dela. (= a viagem contrariou o sonho)

 

A lei veio ao encontro dos interesses da categoria profissional. (= a viagem contrariou o sonho)
A lei veio de encontro aos interesses da categoria profissional. (= a viagem contrariou o sonho)
COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO