/Dificuldade em fazer redação? Confira 4 dicas para mandar bem!


Dificuldade em fazer redação? Confira 4 dicas para mandar bem!

por: Equipe Flávia Rita

Você tem muito medo escrever? Sente dificuldade em elaborar uma boa redação para concurso público? Não sabe como organizar as ideias do texto ou, simplesmente, como começar?

Além de uma letra legível, para fazer uma redação, é fundamental conhecer as regras gramaticais, pontuação, ortografia, argumentação, ou seja, dominar o português para concurso.

Se você tem muita dificuldade, não se preocupe porque vai aprender nas próximas linhas 4 dicas essenciais para desenvolver uma excelente redação para concurso. Vamos, nessa?

Redação : a importância de dominar o tema!

Para fazer uma excelente redação para concurso, é imprescindível saber argumentar. O candidato precisa saber escrever as suas ideias de forma clara, organizada e coesa. Como desenvolver uma base argumentativa?

Você deve buscar por informações. Atualmente, com a internet, há diversas fontes para você ficar por dentro de tudo o que acontece. Além disso, não se esqueça de ler muitos jornais e revistas.

Separe um tempo no seu planejamento, para isso. Desta forma, você vai se familiarizando com os possíveis temas que podem cair na sua prova e melhorando a sua base argumentativa.

Prepare um roteiro!

Organize as ideias do seu texto em um roteiro. Faça um esquema do que pretende escrever, antes de começar. Isso vai te ajudar a desenvolver as ideias, principalmente, a parte estrutura.

Escreva tudo o que vier a sua mente e depois selecione as informações mais importantes e que não podem faltar na sua redação. Lembre-se de exemplos, comparações, dados. Anote, tudo!

Como fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão?

Vamos aprender como fazer a estrutura? Um texto dissertativo é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão. Todas as partes são interdependentes entre si, ou seja, são ligadas, por isso, é fundamental que o candidato saiba desenvolver e expor bem as suas ideias ao longo do texto.

Na redação para concurso, a introdução deve ser feita com muita clareza. O candidato deve envolver o problema, que precisa ser analisado, sem desviar do assunto principal. Além disso, deve ser curta com 2 a 3 frases.

O desenvolvimento é o local em que você vai organizar a sua linha de raciocínio e expor a sua argumentação. É a parte mais longa do texto e se a sua redação tiver 30 linhas, você pode usar entre 14 a 18 para desenvolver as suas ideias.  Evite repetição de palavras ( use sinônimos), não use exemplos fora do tema da redação e evite citar itens fora do contexto.

A conclusão é o fechamento do seu texto e pode ser feira usando 4 a 6 linhas, se a sua redação tiver 30. Nesta parte, procure citar a solução para o problema e reforçar a sua argumentação. Clique aqui para descobrir como fazer uma redação nota 100 para a FCC!

Calcule o seu tempo!

Escrever bem, é questão de prática e de treino. Na hora da prova, você terá pouco tempo para produzir a sua redação para concurso, por isso, cronometre o tempo que demora para escrever.

Vai fazer redação? Simule como se fosse a prova! Desligue o seu celular, fique longe de internet e concentre-se em escrever. Use um cronômetro para saber o seu tempo. No início é muito comum você demorar a escrever, mas com treino e persistência você vai melhorar. Logo, tenha o hábito de fazer texto semanalmente. 

Está estudando para a FCC? Descubra, agora, como tirar nota 100!

Isso também pode lhe interessar:
  Prova Discursiva FCC: descubra tudo o que você precisa saber!

Seguindo estas dicas, você vai conseguir fazer uma excelente redação para concurso. Que tal tentar? Deixe o seu comentário e sucesso!

Equipe Flávia Rita

Deixe seu Comentário

Comentários