/Dificuldade em escrever? Confira 5 dicas para mandar bem na redação!


Dificuldade em escrever? Confira 5 dicas para mandar bem na redação!

54

por: Equipe Flávia Rita

Você tem muita dificuldade em escrever uma redação para concurso FCC? Sem dúvida, é uma das bancas mais complexas e mais temidas pelos candidatos. Não é fácil elaborar uma redação, por isso, é necessário muita prática e treino. Para facilitar, separei uma lista dos 5 erros que você deve evitar na redação para concurso FCC. Vamos conhecê-los?

1º: não planejar!

Você precisa saber sobre o assunto que vai escrever. Como está pensando em estruturar a sua redação? Que tipo de argumento vai usar? Vai focar em exemplos, análise de dados ou comparações?

Por isso, antes de começar a fazer a sua redação para concurso FCC, prepare um roteiro. Escreva tudo o que não pode faltar na sua redação. Planejamento é essencial para o sucesso da sua redação. Desta forma, você não se esquece de nenhum detalhe e vai conseguir superar a sua dificuldade em escrever.

2º: Não se preocupar com a estética!

Muitos candidatos não ligam para a aparência do texto e escrevem de qualquer jeito, ou seja, não se preocupam com a letra. Porém, ela precisa ser legível. Você pode usar letra de forma ou cursiva, mas ela deve estar nítida. Lembre-se de que o examinador não vai perder tempo com inelegibilidade e você ainda perde a chance de conquistar a sua vaga. Que tal fazer uma análise da sua letra?

3º: Fazer uma análise incorreta do tema solicitado pela banca!

Na redação para concurso FCC, a banca pode trazer um tema isolado, em forma de frase ou pode até estar implícito, e o candidato precisa saber identificar e fazer uma análise correta, para tentar entender e escrever, exatamente, o que a organizadora deseja.

Para isso, leia atentamente o comando da questão, verifique se há um texto para servir de guia, grife as ideias centrais e faça um roteiro antes de começar a escrever. Isso vai te ajudar a se familiarizar com o tema pedido pela banca. Cuidado para não fugir do assunto ou escrever sobre algum item que extrapole. Atenção redobrada, sempre!

4º: Fazer uma introdução que não atende ao objetivo!

A introdução é uma das partes mais importantes e não é à toa que muitos alunos têm dificuldade em escrever, então procure selecionar e escolher bem o seu vocabulário para introduzir o assunto que será abordado ao longo do seu texto.

Desta forma, busque sempre retomar o assunto, para fazer uma introdução eficaz, e não se esqueça de apresentar as suas ideias, que serão abordadas ao longo do texto.

5º Não fazer uma boa argumentação!

O desenvolvimento do texto é focado na argumentação, ou seja, a apresentação do seu ponto de vista. Nesta parte, que você vai apresentar a sua ideia de forma clara para o examinador. Para isso, você pode usar exemplos, dados ou comparações.

Você precisa mostrar que conhece o assunto exigido pela banca FCC, que, geralmente, cobra assuntos reflexivos e que são considerados difíceis pelos candidatos. Portanto, treino e prática são essenciais para conseguir fazer uma boa redação para concurso FCC.

Descubra como fazer uma redação nota 100 na FCC!

Para identificar os seus erros de redação e aprender as melhores dicas para elaborar um texto dissertativo, invista no curso on-line de texto dissertativo, em que a professora Flávia Rita aborda a teoria textual e as modalidades da escrita. Que tal assistir a uma aula GRATUITA? 

Qual o principal erro que você comete na sua redação? Vamos consertar, isso? Deixe o seu comentário!

 

Deixe seu Comentário

Comentários