fbpx

Concurso: guia completo para você aprender redação de uma vez!

Equipe Flávia Rita

Concurso: guia completo para você aprender redação de uma vez!

Fazer uma redação para concurso, não é fácil. Além de dominar o tema, é necessário saber bem português, introduzir o assunto, desenvolver a argumentação e elaborar a conclusão. Não é à toa, que muitos alunos gastam muito tempo para aprender a fazer uma redação nota 10.

Você tem muita dificuldade em escrever? Fica torcendo para que não tenha redação no seu edital? Se você respondeu, pelo menos, um sim para as perguntas, não deixe de ler este guia prático para você aprender a fazer uma redação de uma vez. Vamos, lá?

Concurso: como ter ideias para começar a escrever?

Você já tentou escrever, mas demorou horas para começar? Tentava colocar a ideias no papel, mas era missão impossível? Como está o seu conhecimento de mundo? É fundamental que você tenha noções sobre as coisas que acontecem ao seu redor.

Por isso, diariamente, separe um tempo no seu planejamento para ler sobre economia, política, tecnologia, saúde, ciências, ou seja, fique por dentro do que está acontecendo. Desta forma, você terá ideias criativas para começar a sua redação.

Não adianta escrever por escrever, para passar no seu concurso é fundamental conhecer e desenvolver as ideias dentro do contexto solicitado. Quanto mais você ler, mais irá aprender. Deixe a preguiça de lado e tenha foco.

O que meu texto precisa ter?

A sua redação deve ser desenvolvida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma?

Na introdução, é fundamental apresentar o tema que será tratado ao longo da redação. Ela deve ser curta e feita em 2 a 3 frases, por exemplo. O desenvolvimento vai abordar o seu ponto de vista, ou seja, a sua análise sobre o tema tratado. Nesta parte, utilize conectores, exemplos ou dados. O que fará a diferença é o seu conhecimento de mundo!

A conclusão da sua redação para concurso é o fechamento e a busca da possível solução para o problema. Além disso, o texto deve ser escrito de forma impessoal, legível e de acordo com a norma culta. Logo, para fazer uma boa redação de concurso, conhecer a língua portuguesa é fundamental.

Título: obrigatório ou não?

Se for obrigatório o título na sua redação para concurso, será solicitado pela banca. Desta forma, se não tiver nada EXPRESSO, não coloque. Comece a escrever a sua introdução e foque nos argumentos que será desenvolvido.

A banca Fundação Carlos Chagas ( FCC), por exemplo, geralmente, não cobra  título nas redações e a orientação consta expressa na prova. Por isso, ao receber a sua folha de redação com as orientações, leia com atenção.

Agora, é só treinar!

Não adianta fugir: redação é recorrente em concurso público! Então, que tal superar o seu medo e começar a escrever? O segredo é treino, persistência e prática. Se você tem muita dificuldade em escrever, confira as melhores dicas para você mandar bem e gabaritar.

Para iniciar o seu treino em redação, comece com o curso on-line de teoria de texto dissertativo, ministrado pela professora Flávia Rita. Nas aulas teóricas de Redação para Concursos, serão abordadas a teoria da redação e suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. O texto dissertativo, normalmente, é o mais escolhido pelas bancas organizadoras como tipo de redação para as provas nos concursos públicos.

QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Depois destas dicas, é só separar um tempo no seu planejamento e começar a treinar. Vamos, lá? Qual concurso está focado? Conte para a gente nos comentários e compartilhe esse texto nas suas mídias sociais.

 

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?