fbpx

Redação para concurso: como se planejar para estudar?

Equipe Flávia Rita

Redação para concurso: como se planejar para estudar?

Saiu o edital do concurso dos seus sonhos e você começa a ler cada disciplina com muita atenção, e descobre que vai cobrar redação. Inicialmente, o desespero bate e você acha que não vai dar conta de aprender a escrever, em tão pouco tempo. Já passou, por isso? Que tal aprender a se planejar para estudar?

Não adianta se programar para estudar apenas para as disciplinas da prova objetiva. Se você quer alcançar a sua classificação, é necessário treinar redação para concurso. Não se preocupe, que ficar, completamente, perdido é normal. Para resolver isso, você vai aprender nas próximas linhas como se planejar para fazer uma excelente redação para concurso. Vamos, lá?

Aprenda a se planejar para estudar!

Além de montar um cronograma de estudo com as disciplinas da prova objetiva, é essencial que você inclua redação. Isso vai te ajudar a se organizar e, principalmente, treinar. Lembre-se de que não adianta apenas fazer, mas colocar em prática!

Coloque a redação para concurso em um dia da semana que você esteja mais tranquilo. Todavia, se o edital já estiver publicado tente fazer, pelo menos, duas na semana. A redação é o diferencial para você conquistar a sua vaga! Por isso, é fundamental você se planejar para estudar redação, assim como, outras disciplinas.

Quantas vezes por semana devo fazer redação?

Se você quer conquistar a sua vaga no serviço público, deve começar hoje. Não espere o edital ser publicado para começar a treinar, principalmente, se você tem muita dificuldade em colocar as ideias no papel.

Para fazer uma boa redação de concurso público, é essencial dominar o português, conhecer a estrutura, desenvolver base argumentativa e finalizar com a conclusão. Tente treinar, pelo menos, duas vezes por semana.

Quanto tempo devo demorar?

No dia da prova, você terá que fazer não apenas a objetiva, mas, também, a redação. No recente concurso do TST, por exemplo, para o cargo de técnico, os candidatos tiveram 4 horas para fazer a prova ( 70 questões) e a redação.

Desta forma, quanto mais rápido você conseguir sintetizar as ideias, para elaborar uma boa redação de concurso, melhor. Separe, por exemplo, 1 hora e 30 minutos para escrever.

Ao treinar redação na sua casa, simule o ambiente de prova. Concentre-se para escrever e marque o quanto tempo você está gastando. Além disso, não fique pesquisando temas na internet quando estiver fazendo a redação, pois no momento da prova, você não poderá consultar.

Por que preciso treinar?

A redação é recorrente na maioria das provas, sobretudo em certames disputados. Por isso, não deixe para treinar quando o edital for publicado, comece o quanto antes. Fazer uma excelente redação para concurso exige treino e muita prática.

Além de incluir no seu cronograma, tenha o hábito de ler noticiário e fique atento a tudo o que acontece no mundo em economia, política, tecnologia, entre outros assuntos. Separe no seu dia um momento para assistir ao noticiário ou ler sites de atualidade.

Um dos principais erros dos estudantes, é se “desligar” do mundo. Lembre-se de que ter base argumentativa é essencial para fazer uma redação para concurso nota 10. Que tal deixar a preguiça de lado e começar a escrever?

Para otimizar os seus estudos, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de técnicas de estudo GRATUITO, para você aprender a se organizar e a planejar. CONFIRA!

Você tem muita dificuldade em fazer redação? Conte para a gente nos comentários!

 

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?