/Dificuldade em escrever? Descubra como organizar uma redação!


Fig.2 Diicas para sua preparação

Dificuldade em escrever? Descubra como organizar uma redação!

por: Equipe Flávia Rita

O diferencial para você conquistar a sua vaga é a sua redação. Um ponto, por exemplo, pode fazer a diferença para a sua colocação. Por isso, além de saber argumentar e desenvolver o seu texto, é fundamental que você saiba organizar uma redação. Vamos descobrir, como?

Como organizar uma redação?

Você leu o tema e as ideias começaram a aparecer, mas como organizar tudo? Uma das maiores dificuldades do concurseiro é o “tempo”, pois nem sempre é fácil conciliar a prova objetiva com a redação.

Uma das maiores vantagens de saber organizar uma redação é justamente a economia e a otimização do tempo. Por isso, antes de começar a escrever faça um roteiro com as suas principais ideias e o que não pode faltar: dados, exemplos, comparações, entre outros.

O seu texto dissertativo deve ter: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vamos falar um pouquinho sobre cada um?

Introdução

Nesta parte, você deve focar na apresentação do tema solicitado pela banca. Seja objetivo e tente deixar o seu raciocínio bem alinhado com o que a banca espera. Clique aqui para descobrir como fazer uma redação nota 100 da FCC.

Desenvolvimento

O foco desta parte é a argumentação. Como você pretende desenvolver as suas ideias? Como pretende expor o seu ponto de vista? Você vai usar dados, exemplos ou comparações? Apresente as suas ideias de forma clara e acessível, viu?

Conclusão

Nem pense em cair no senso comum. Retome as principais ideias trabalhadas, para concluir todo o seu raciocínio e, sobretudo, mantenha sempre o foco no tema pedido pela banca. Fuga de tema pode te prejudicar muito!

Desta maneira, organize a sua redação em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para aprender a planejar uma redação, é só clicar aqui.

Como fazer uma redação coerente?

Além de saber organizar uma redação, o seu texto deve estar coerente, ou seja, fazer sentido. Escrever não é apenas colocar as palavras, uma vez que fazer uma boa redação dá muito trabalho.


Mas, pode acreditar: valerá a pena. Assim, a sua redação deve estar alinhada com o objetivo e com o que foi pedido pela organizadora do seu concurso.  Para te ajudar, procure verificar:

  • Qual a finalidade do meu texto? Ele está atendendo ao que foi pedido?
  • O que eu escrevi faz sentido? O examinador vai entender?
  • O tipo do meu texto está de acordo com o que foi solicitado?

Revise cada ponto!

Agora que você aprendeu a organizar uma redação, faça sempre uma revisão. Verifique a parte gramatical do seu texto, o conteúdo e não se esqueça de conferir a coerência e a coesão. Além disso, confira se você usou todos os argumentos ou se precisa acrescentar algo relevante.

Inclua redação no seu planejamento, assim como, você faz com outras disciplinas. Escrever bem é questão de prática, treino e força de vontade. Clicando aqui você pode conferir como fazer uma redação para concurso nota 10.

Isso também pode lhe interessar:
  Passei a redação a limpo e errei uma palavra. O que fazer?

Que tal colocar em prática as dicas que você aprendeu sobre como organizar uma redação? Tem alguma dúvida? Não deixe de escrever nos comentários.

Boa prova e estou na torcida pelo seu sucesso!

Equipe Flávia Rita

Deixe seu Comentário

Comentários