/Texto dissertativo: como fazer conclusão?


Texto dissertativo: como fazer conclusão?

Texto dissertativo: como fazer conclusão?

por: Equipe Flávia Rita

Muitos candidatos conseguem apresentar o tema na introdução, fazer a argumentação, mas têm dificuldade em fazer a conclusão. Não é à toa que muitos perdem tempo no fechamento da redação, e acredite: isso pode comprometer a sua posse. Como fazer conclusão? É o que você vai descobrir no texto de hoje.

Como fazer conclusão?

O título do tópico parece ser uma pergunta simples. Porém, muitos candidatos acham que conclusão é apenas a repetição de tudo o que foi falado na introdução e no desenvolvimento. Mas, não é. Consiste em retomar as ideias apresentadas e apresentar uma possível solução para o problema. Ou seja, não é apenas “ repetir”.

Então, como fazer uma conclusão? Você deve retomar as ideias, mas de uma forma diferente. Use novas expressões, palavras, procure sinônimos e seja criativo. Desta forma, a sua conclusão deve ter um propósito, e, principalmente, convencer o examinador que você domina o tema.

O que sua conclusão não deve ter?

Para fazer conclusão da sua redação, procure ser objetivo e simples. Não invente moda ou palavra rebuscada. Lembre-se de que o fechamento do seu texto não é lugar de argumentação, que deve ser feito no desenvolvimento.

Outro erro muito comum dos candidatos é fazer ressalvas. Se você ficou sem abordar um determinado assunto na sua redação, não escreva sobre ele no final. Tenha muita cautela com isso!

Lembre-se de que é no desenvolvimento que você expõe a argumentação e o seu ponto de vista. Assim, você pode usar ressalvas, exemplificações, dados, entre outros itens para abordar o seu ponto de vista.

Além disso, fazer uma conclusão adequada é tão importante quanto uma introdução e desenvolvimento. Desta maneira, fique atento em manter a linha de raciocínio e, principalmente, manter o foco no tema pedido pela banca.

Quer aprender a escrever uma redação nota 10 para o seu concurso? É só clicar aqui, para descobrir.

Como concluir um texto?

Vamos falar um pouco sobre como fazer conclusão objetiva e eficaz? Conforme já ressaltado, e volto a escrever: nem pense em usar argumentos novos na conclusão. O foco deve ser o fechamento do texto, e a sua redação deve permanecer coesa e coerente em relação aos assuntos e a estrutura.

O texto dissertativo é composto em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para abordar o fechamento, você pode usar conjunções conclusivas como portanto, logo, enfim, desta maneira, por isso, entre outros.

Lembre-se de que o uso correto de conjunções é fundamental para manter a coerência e o raciocínio ao longo do seu texto. Por isso, não se esqueça de dominar bem o assunto, para escrever uma boa redação.

Uma boa dica para “decorar” as principais conjunções é fazer exercício. Além de treinar, você aproveita para fazer uma revisão no conteúdo de redação.

Isso também pode lhe interessar:
  Dificuldade em escrever? Descubra como organizar uma redação!

Depois destas dicas, aprendeu como fazer conclusão? Que tal aprender a planejar um texto? É só clicar aqui para descobrir.

Espero que tenha te ajudado a entender um pouco sobre como fazer conclusão de uma redação, e que você consiga conquistar a sua aprovação no concurso dos seus sonhos.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! Fico no aguardo.

Equipe Flávia Rita


Deixe seu Comentário

Comentários