fbpx

Texto dissertativo: como fazer conclusão?

Equipe Flávia Rita

Texto dissertativo: como fazer conclusão?

Muitos candidatos conseguem apresentar o tema na introdução, fazer a argumentação, mas têm dificuldade em fazer a conclusão. Não é à toa que muitos perdem tempo no fechamento da redação, e acredite: isso pode comprometer a sua posse. Como fazer conclusão? É o que você vai descobrir no texto de hoje.

Como fazer conclusão?

O título do tópico parece ser uma pergunta simples. Porém, muitos candidatos acham que conclusão é apenas a repetição de tudo o que foi falado na introdução e no desenvolvimento. Mas, não é. Consiste em retomar as ideias apresentadas e apresentar uma possível solução para o problema. Ou seja, não é apenas “ repetir”.

Então, como fazer uma conclusão? Você deve retomar as ideias, mas de uma forma diferente. Use novas expressões, palavras, procure sinônimos e seja criativo. Desta forma, a sua conclusão deve ter um propósito, e, principalmente, convencer o examinador que você domina o tema.

O que sua conclusão não deve ter?

Para fazer conclusão da sua redação, procure ser objetivo e simples. Não invente moda ou palavra rebuscada. Lembre-se de que o fechamento do seu texto não é lugar de argumentação, que deve ser feito no desenvolvimento.

Outro erro muito comum dos candidatos é fazer ressalvas. Se você ficou sem abordar um determinado assunto na sua redação, não escreva sobre ele no final. Tenha muita cautela com isso!

Lembre-se de que é no desenvolvimento que você expõe a argumentação e o seu ponto de vista. Assim, você pode usar ressalvas, exemplificações, dados, entre outros itens para abordar o seu ponto de vista. Aprenda como planejar um texto!

Além disso, fazer uma conclusão adequada é tão importante quanto uma introdução e desenvolvimento. Desta maneira, fique atento em manter a linha de raciocínio e, principalmente, manter o foco no tema pedido pela banca.

 

Como concluir um texto?

Vamos falar um pouco sobre como fazer conclusão objetiva e eficaz? Conforme já ressaltado, e volto a escrever: nem pense em usar argumentos novos na conclusão. O foco deve ser o fechamento do texto, e a sua redação deve permanecer coesa e coerente em relação aos assuntos e a estrutura.

O texto dissertativo é composto em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para abordar o fechamento, você pode usar conjunções conclusivas como portanto, logo, enfim, desta maneira, por isso, entre outros.

Lembre-se de que o uso correto de conjunções é fundamental para manter a coerência e o raciocínio ao longo do seu texto. Por isso, não se esqueça de dominar bem o assunto, para escrever uma boa redação.

Uma boa dica para “decorar” as principais conjunções é fazer exercício. Além de treinar, você aproveita para fazer uma revisão no conteúdo de redação.

Espero que tenha te ajudado a entender um pouco sobre como fazer conclusão de uma redação, e que você consiga conquistar a sua aprovação no concurso dos seus sonhos. Para otimizar a sua preparação, que tal um curso GRATUITO com as melhores técnicas de estudo com a professora Flávia Rita? 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! Fico no aguardo!

 

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?