/Temas de redação: como as bancas cobram?


Temas de redação: como as bancas cobram?

Temas de redação: como as bancas cobram?

133

por: Equipe Flávia Rita

Cespe, FCC, Consulplan, FGV…são tantas bancas de concurso. Cada uma com suas características, peculiaridades e forma de cobrança. Para conseguir a classificação não basta apenas ir bem na prova objetiva, mas também é essencial tirar uma boa nota na redação. Cada uma tem a sua forma de cobrar o tema e explorar o assunto. Vamos conversar sobre os tipos de temas de redação?

Temas de redação: características das bancas!

Devido à concorrência garantir uma boa nota na objetiva, para ter a redação corrigida, não é fácil. Os temas de redação podem variar de uma banca para outra, e cada uma tem um nível diferente de complexidade.

Os temas de redação da FCC são focados em reflexões filosóficas. O candidato, geralmente, precisa extrair a compreensão de um tema a partir do trecho dado pela banca e fazer relação com os fatos contemporâneos.

Desta forma, nos temas de redação da FCC o candidato deve interpretar o tema na introdução, não citar argumentos ou ideias distintas do assunto cobrado, ou seja, manter o foco. É essencial que os argumentos sejam bem fundamentados.

Em relação à banca Cespe, o candidato deve saber interpretar o que está sendo solicitado, para desenvolver o raciocínio. A valoriza muito conhecimento, além de domínio da norma culta.

Geralmente a banca FGV cobra textos dissertativo argumentativos, que devem ser desenvolvidos em torno de 20 a 30 linhas. Os critérios de cobrança são divididos em tema e estrutura, articulação e argumentação, além de correção gramatical e adequação vocabular.

Logo, cada banca tem a sua própria estrutura. Para dominar, procure sempre treinar os temas de redação que foram cobrados em provas anteriores.

Cespe e FCC: temas cobrados!

Separei alguns temas cobrados da Cespe e FCC, que vocês podem usar como base para treinar e organizar a redação. A minha sugestão é que vocês incluam redação no planejamento e treinem muito. Descubra como planejar a sua redação, agora!

Temas FCC:

Analista DPE 2017

Diversas cidades europeias estão em alerta diante das agressões contra turistas e do mal-estar dos habitantes locais, que consideram que o crescimento do turismo representa exploração sem controle e elevação de preços, especialmente os de moradia.

No entanto, a polêmica se torna um dilema para a indústria do setor que, em países como Itália, por exemplo, representa mais de 10% do Produto Interno Bruto. Por outro lado, cidades como Amsterdã pretendem elevar os preços justamente como medida regulatória para evitar o turismo predatório. (Disponível em: oglobo.globo.com, com adaptações)

Considerando o que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.

TRE SP Tema de Analista- Prova  2017

O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265)

A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais.

TRE SP 2017

O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade.

Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.

TRT 23 – 2016

Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação.

A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1915)

Temas Cespe/Unb

Analista Judiciário -Área Judiciária – TRF 1ª região

O candidato deverá apresentar um texto coeso e coerente a respeito do tema, abordando, no que se refere ao contexto
do surgimento da sociedade do cansaço, questões históricas, como o caráter moderno de trabalho assalariado, e temas como,por exemplo, Revolução Industrial, Fordismo, Revolução Tecnológica e trabalho na Era Digital. Além disso, espera-se, principalmente, que situe o problema na contemporaneidade, tanto a partir da exposição das demandas de produtivismo no trabalho, quanto do papel das redes digitais no desempenho do trabalhador.

Era digital, conectividade em rede e ampla oferta de informações também podem ser mencionados caso a abordagem se volte para outros aspectos da vida social do sujeito contemporâneo que não seja o trabalho.
Nessa contextualização, também podem ser apontadas vantagens e(ou) desvantagens da vida na chamada sociedade
do cansaço, tais como o esgotamento criativo, a perda de qualidade de vida e o próprio adoecimento. O tema direciona o
candidato para uma posição crítica, mas isso não impede que ele possa fazer uma defesa das vantagens do produtivismo para, por exemplo, o desenvolvimento econômico e científico.

Contudo, ainda que faça essa defesa, é necessário que o texto reconheça que há problemas a serem enfrentados, para a obtenção da pontuação total no quesito. Da mesma forma, ainda que veja apenas desvantagens, o candidato deve reconhecer a intenção desenvolvimentista que está por detrás das causas do cansaço, que é seu sintoma, para alcançar a nota máxima no quesito.

Por fim, o candidato deve apresentar propostas para o enfrentamento do problema. Quanto mais complexa e detalhada
for essa apresentação, mais pontos se obterá no quesito. As soluções podem ser sugeridas no plano estatal, com sugestão de legislação e políticas públicas para a mitigação do produtivismo, a fim de aplacar o cansaço. Podem também estar no plano da sociedade civil, com propostas que sugiram uma mudança de mentalidade das comunidades atingidas pelo cansaço, que podem se contrapor às demandas desenvolvimentistas que exigem a produção.

Da mesma forma, o excesso de informação e o uso que se faz das redes pode ser revisto nesse mesmo tipo de proposta de mudança de mentalidade. Outra proposta, mais limitada,pode atingir uma dimensão apenas pessoal, de mudança de atitude em relação às demandas da sociedade que levam ao cansaço.

TRT 8 – 2016

Um tribunal regional eleitoral elaborou o seu plano estratégico junto à cúpula de juízes. Do ponto de vista administrativo, o plano foi bem elaborado, no entanto a estratégia não está sendo alcançada.A maioria dos servidores não tem conhecimento da missão, da visão de futuro, dos valores, nem sabe associar ao plano estratégico as atividades que executa no dia a dia do órgão. O mapa estratégico passou a ser um mero cartaz sem significado nas paredes do tribunal.

Considerando que o princípio constitucional da eficiência vem ganhando cada vez mais destaque nos processos de gestão judiciária e administrativa das cortes judiciais brasileiras; e considerando ainda que, para o alcance da eficiência, é necessário que os órgãos do Poder Judiciário revisem suas estruturas, sua forma de funcionamento e, sobretudo, disponham de um plano bem estruturado para executar adequadamente a estratégia e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, redija um texto dissertativo a respeito do plano estratégico do tribunal do caso hipotético descrito. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  •  Discorra sobre planejamento estratégico e sua finalidade. [valor: 10,00 pontos]
  •  Defina missão, visão e valores organizacionais. [valor: 10,00 pontos] 
  •  Explique o que são objetivos estratégicos. [valor: 8,00 pontos]
  •  Aponte as possíveis falhas na execução da estratégia e as possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada. [valor: 10,00 pontos]

Leia muito!

Conforme já ressaltamos, cada banca tem as suas peculiaridades. Pelos exemplos mostrados é possível conferir a diferença entre a Cespe e a FCC. Mas, para escrever bem e garantir uma boa nota, é essencial que você tenha conhecimento de mundo. Por isso, leia, mas leia muito!

Quanto mais você dominar um assunto, mais fácil será escrever sobre ele, desencadear as ideias, fazer um texto coerente e com boas argumentações. Desta forma, separe um tempo para ler revistas como, por exemplo, Carta Capital. Saiba o que está acontecendo na política, economia ou tecnologia.

 

Depois destas dicas, é só começar a preparar a sua redação de acordo com os critérios exigidos pela sua banca. Qual seu próximo concurso? Estou curiosa para descobrir! Se você estiver se preparando para FCC, invista no curso Oficina de Redação FCC, em que você vai aprender a escrever segundo os critérios exigidos pela baca e contar com uma correção detalhada, para conhecer seus pontos fortes e fracos, a fim de saná-los até o dia da sua prova,

QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA DO CURSO OFICINA DE REDAÇÃO FCC!

Compartilhe essas dicas nas suas mídias sociais e sucesso!


Deixe seu Comentário

Comentários