fbpx

Dificuldade em fazer redação? Confira 5 dicas para mandar bem na sua prova.

Equipe Flávia Rita

Você sente-se travado para fazer redação? Dificuldade em organizar as ideias em uma redação dissertativa ou escrever com clareza? Nesse post, separamos 5 dificuldades mais comuns e como resolvê-las, para que você possa destravar o seu potencial a fim de escrever com clareza e conquistar a sua vaga no serviço público, uma vez que uma nota alta pode garantir a sua posse. Preparado? Então vamos lá! Boa leitura e muito sucesso.
Dificuldade em fazer redação? Confira 5 dicas para mandar bem na sua prova

Dica 1- Tipos de redação mais cobrados pelas bancas

Uma nota alta na redação pode garantir a sua vaga no seu concurso público. Por isso, cada organizadora tem as suas peculiaridades e cobrança, ou seja, é necessário que você conheça a forma de cobrança da sua banca. Entre os tipos mais cobrados estão os dissertativos, sobretudo os que são de caráter expositivo e também informativo.

Por exemplo, na redação dissertativa argumentativa, o candidato deve elaborar uma reflexão sobre um determinado tema e produzir o texto com argumentos que defendam o ponto de vista. Assim, o foco é que as ideias fiquem coesas, coerentes e estruturadas dentro do texto, e que sejam de acordo com a cobrança da banca organizadora.

Redação dissertativa argumentativa: 

  • Reflexão sobre um tema proposto
  • Argumentação 
  • Ideias claras, coesas e coerentes

Ao contrário da redação dissertativa, o propósito do texto informativo é informar, ou seja, apresentar as informações sem a necessidade de estabelecer um ponto de vista.

 

Dica 2- A importância de dominar o tema!

Para fazer uma excelente redação para concurso, é imprescindível saber argumentar. O candidato precisa saber escrever as suas ideias de forma clara, organizada e coesa. Como desenvolver uma base argumentativa?

Você deve buscar por informações. Atualmente, com a internet, há diversas fontes para você ficar por dentro de tudo o que acontece. Além disso, não se esqueça de ler muitos jornais e revistas.

 

Separe um tempo no seu planejamento, para isso. Desta forma, você vai se familiarizando com os possíveis temas que podem cair na sua prova e melhorando a sua base argumentativa. Outra dica é você fazer fichas resumos das notícias, ou seja, faça um pequeno texto com as  informações que sejam relevantes como:

  • Dados estatísticos
  • Informações científicas
  • Resultados de estudos

Assim, além de memorizar, você vai estruturando a sua redação e criando base de conteúdo para trabalhar o tema. Deixe esse material organizado por assunto também, pois isso facilitará os seus estudos. Por exemplo: separe por temas como saúde, tecnologia, educação, entre outros que considerar relevantes.

Dicas bônus para redação dissertativa : 

  • Sabe os temas relevantes como dados, por exemplo? Separe-os e monte fichas para ajudar na sua memorização. 
  • A dica é montar várias fichas com informações relevantes e estruturadas. Revise-as depois, combinado? 

 

Dica 3- Elabore um roteiro para as suas ideias

O foco de uma boa redação é a clareza, por isso, é importante você manter as ideias organizadas na sua mente, pois isso ajudará você a desenvolver estratégias. Dessa forma, a dica é: antes de começar a escrever a redação, faça um roteiro para que sirva de orientação. Ideias organizadas na sua mente.

  • Organize um esquema do que pretende escrever
  • Selecione as informações importantes
  • Anote dados, comparações, exemplos, entre outros tópicos que vier à sua mente.

Essa atividade ajudará você a ter um “norte” no momento de elaborar a sua redação. Além disso, fortalecerá a sua mente para que não se esqueça de nenhum detalhe importante. Lembre-se: organização e clareza são fatores fundamentais para o seu sucesso. Além disso, cuide dos seus pensamentos e confie no seu potencial. Muitos alunos, por exemplo, têm medo de redação e se acham incapazes de aprender, mas o segredo é a persistência.

Por isso, não alimente a sua mente com pensamentos negativos. Foque em fazer a sua parte da melhor forma possível, e pode ter certeza de que colherá os resultados. Gaste a sua energia treinando e aprendendo. Com a prática, você melhorará e desenvolverá habilidades incríveis para escrever com rapidez e inteligência, a fim de conquistar a SUA vaga. Vamos continuar o nosso texto?

 

Dica 4- Redação: a importância da estrutura

Uma redação dissertativa argumentativa é  composta por:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Todas as partes são interdependentes entre si, ou seja, são ligadas, por isso, é fundamental que o candidato saiba desenvolver e expor bem as suas ideias ao longo da redação dissertativa. Vamos conversar sobre cada parte?

A introdução é o início do seu texto e a forma como você abordar o assunto fará toda a diferença para o desencadeamento do desenvolvimento e da conclusão. Por isso, foque em apresentar o tema de forma objetiva. Por exemplo, você pode separar 2 a 3 linhas para a apresentação da introdução.

 

  • Além disso, no desenvolvimento você organizará a sua linha de raciocínio para expor a sua argumentação. É a parte mais longa do texto e se a sua redação tiver 30 linhas, você pode usar entre 14 a 18 para desenvolver as suas ideias.
    • Não fuja do tema
    • Use sinônimos para evitar repetição de palavras
    • Domine os conectores

    A conclusão é o fechamento do seu texto e pode ser feira usando 4 a 6 linhas, se a sua redação tiver 30. Nesta parte, procure citar a solução para o problema e reforçar a sua argumentação.  Está estudando para a FCC? Então,  clique aqui e descubra como fazer uma redação nota 100 para a FCC!

     

    Dica 5- O maior segredo para escrever bem

    Escrever bem, é questão de prática e de treino. Na hora da prova, você terá pouco tempo para produzir a sua redação para concurso, por isso, cronometre o tempo que demora para escrever. O maior segredo para escrever bem redação é treino e constância.

    Dica extra: acrescente redação no seu planejamento de estudo. Ou seja, você não separa tempo para estudar matemática ou constitucional? Use a mesma estratégia para treinar redação.

    • Redação é prática. Por isso, não foque na dificuldade, mas comece a treinar.
    • A orientação é que você tente fazer, pelo menos, 2 a 3 redações por semana. Mas respeite o seu tempo de estudo e limite.
    • Aproveite as facilidades da tecnologia para buscar informações relevantes
    • Treine por temas cobrados pela banca do seu concurso. Lembre-se de que cada organizadora tem as suas peculiaridades

 

  • Dica bônus: temas de redação que caíram em concursos

    Tribunal Regional Federal da 3ª região – Técnico Judiciário – Área administrativa ( FCC)

    Foi recentemente publicado no Americam Journal of Preventive Medicine um estudo com adultos jovens, de 19 a 32 anos de idade, apontando que quanto maior o tempo dispendido em mídias sociais de relacionamento, maior a sensação de solidão das pessoas. Além disso, esse estudo demonstrou também que quanto maior a frequência de uso, maior a sensação de

    isolamento social.

    (Adaptado de: ESCOBAR, Ana. Disponível em: http://g1.globo.com)

    Com base nas ideias do texto acima, redija uma dissertação de caráter argumentativo sobre o tema:

    Isolamento social na era da comunicação virtual 

 

  • TRT 15ª região – Analista Judiciário – área administrativa ( FCC)

    A conhecida frase “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro” é entendida, por uns, como uma

    necessária restrição, e, por outros, como uma necessária garantia. Considere essa dupla interpretação e manifeste seu ponto de vista

    diante dela em um texto dissertativo-argumentativo.

     

    Tribunal de Justiça de Rondônia (FGV)

    O texto 1 da prova objetiva aborda o problema da procura de um novo modelo energético. O Brasil se encontra em uma situação difícil nessa área, com deficiências resultantes de causas bastante variáveis. Procure analisar as dificuldades que o país atravessa no terreno da energia, indique medidas a serem tomadas e justifique suas opiniões com argumentos convincentes, através da elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema acima, em linguagem culta, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.

 

  • Tribunal Justiça da Bahia (FGV)

    Cabe, portanto, ao administrador, assumir o papel de estrategista, planejador e tomador de decisões, seja como pivô das decisões ou como alimentador do processo decisório, em organizações públicas ou privadas, bem como se relacionar o máximo possível com as demais profissões a fim de conseguir aumentar seu arquivo de informações, auxiliar as demais profissões e, sobretudo, ser humilde em aceitar que não é o detentor da verdade e das soluções corretas, mas que ele é necessário às outras profissões, assim como as demais são necessárias à Administração. Essas são palavras de um administrador; seu tema central é o da multidisciplinaridade, enfatizando a necessidade de um sistema aberto, em que a relação com as demais profissões se torne muito importante.

    Redija um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em linguagem culta, em que você expresse suas opiniões a respeito desse tema

 

  • FCC- AFAP- 2019

    Não há uma descoberta científica que não seja importante. Alguns diriam que uma descoberta científica importante deve ser algo que possa ser aplicado; outros, que precisa trazer algum benefício para a humanidade. Mas não podemos nos esquecer das pesquisas conduzidas pela curiosidade dos pesquisadores. Elas são fundamentais para aumentar nosso conhecimento sobre como o universo ao nosso redor funciona. (Adaptado de: SKIPPER, Magdalena. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br) Considerando o depoimento acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.

     

    FCC/SEAD AP/2018- Analista Jurídico

    Não há como negar que a humanidade experimentou imensos progressos materiais. Entretanto, esses ganhos não são igualmente distribuídos, e condições miseráveis são a realidade de milhões de pessoas. Como organizamos nosso ponto de vista diante de tantas diferenças? II A maior parte das pessoas que estuda pobreza e desigualdade delende que, para reduzir disparidades na sociedade, é preciso contar com a boa vontade das elites, apostando na filantropia para atingir esse objetivo. (Adaptado de: REIS, Elisa Pereira Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/19/elisa-pereira-reisolhar-pioneiro-sobrea-desigualdade-social) Redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito das idéias expostas acima. Justifique seu posicionamento. 

 

  • FCC/SEAD AP/2018- Assistente Administrativo

    A palavra depressão tem sido usada para identificar formas variadas de mal-estar no mundo contemporâneo. Se, nos séculos anteriores, a melancolia denunciava o desacordo do sujeito com a sua época e cultura, hoje, segundo especialistas, esse lugar é ocupado pela depressão, tornando-a um sintoma social. “Podemos pensar que o aumento [de casos] das depressões denuncia alguns impasses do sujeito contemporâneo; entre eles, a aceleração da experiência com o tempo e o imperativo da felicidade que, ao contrário do que parece, esvaziam a busca de um sentido para a vida”, afirma a psicanalista Maria Rita Kehl. Kehl sugere que as condições de trabalho e as demandas impostas pelo capitalismo nos dias de hoje, com sua ênfase no consumo e no máximo aproveitamento do tempo, favorecem o aumento das depressões. (Disponível em: https://tab.uol.com.br/depressao. Adaptado) A partir das ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O avanço da depressão no mundo contemporâneo.

 

  • FCC/TRT 2 região (SP) 2018- Analista Judiciário Estatística e TI

    Que o crescimento do capital e os interesses dos investidores tenham leis que dependem de uma matemática acadêmica é perfeitamente admissível. Que essas leis entrem em contradição com os limites impostos pelos sistemas nacionais de legislação social é igualmente claro. Mas que sejam leis históricas inelutáveis, às quais seja inútil se opor, e que prometam para as gerações futuras uma prosperidade que vale o sacrifício dos sistemas de proteção social, isso não é mais uma questão de ciência, mas de fé. Os partidários do liberalismo econômico integral penam para demonstrar que a livre circulação de capitais seja a medida que conduzirá a humanidade a um futuro melhor. (Adaptado de: RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo, Boitempo Editorial, 2014, edição digital) Com base na afirmação acima elabore um texto dissertativo-argumentativo. Justifique sua resposta.

 

  • FCC/TRT 2 região (SP)/ 2018- TJAAI Grandes empresas da internet vivem de pegar as informações que a gente dá. Tem uma frase célebre sobre isso: “Se você não está pagando, você não é o cliente, você é o produto que eles estão vendendo”. II A contradição que a situação das redes sociais nos coloca é uma contradição entre o poder do capital em um grau nunca alcançado e a privacidade individual. Privacidade é necessária para a constituição do sujeito, não há subjetividade se não houver privacidade. Nós aprendemos a pensar a proteção da privacidade contra o Estado. Nós temos hoje um grau de invasão dessa privacidade, promovido por uma indústria e por uma tecnologia, que passa por cima das proteções individuais. (Trechos extraídos de: https://apublica.org) Com base nos dois excertos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A privacidade como mercadoria.

 

  • FCC/TRT 6ª região (PE)/2018- AJAA

    A concentração aguda de riqueza em mãos privadas veio acompanhada de uma perda do poder da população geral. As pessoas se sentem menos representadas. Trata-se, na verdade, da desilusão com as estruturas institucionais, que chegou a um ponto em que as pessoas já não acreditam nos fatos. Se você não confia em ninguém, por que tem de confiar nos fatos? (Disponível em: CHOMSKY, Noam. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06) Com base no excerto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A informação em face do descrédito institucional.

 

  • FCC/MPE PE/2018-Cargo: Analista Ministerial- área jurídica

    I A persuasão, como uma das finalidades do discurso, seja ele publicitário, jurídico ou mesmo artístico, pressupõe que é preciso convencer o outro, trazendo-o para o diálogo, consumo ou mesmo para o autoquestionamento, a partir de seus próprios interesses. Diferentemente da coerção, que envolve uma relação vertical entre o mais forte e o mais fraco, a persuasão requer o exercício mental, e depois discursivo, de colocar-se no lugar do outro, de modo a entender suas necessidades e anseios. II Pressupor que sabemos com clareza quais sejam nossas necessidades talvez seja temerário, mas o contrário disso não é menos problemático, uma vez que põe em risco nossa autonomia e nossa representatividade em um contexto social. Com base nas ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista

 

  • FCC/TRT 21 região (RN)/2017- Analista Judiciário -Área JudiciáriaProvisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas. (Carlos Drummond de Andrade, “Congresso Internacional do Medo”) A partir da leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O medo como instrumento de disciplina social. Justifique seu ponto de vista. 

 

  • FCC/TRT 5ª região – Cargos AJAJ e Oficial de Justiça

     Heróis, mitos, músicas, roupas típicas e outras tradições nacionais que confirmam a naturalidade histórica e definem os valores e as normas de comportamento características dos indivíduos nas nações são, na verdade, invenções do período moderno, que se fazem e se refazem desde então. (Adaptado de: NETO, Roberto Moll. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br) Imaginar a nação como algo positivo reforça a ideia de que o “outro” deve ser evitado enquanto ameaça a uma ordem estabelecida. A partir das ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, justificando seu ponto de vista

    Como seria aprender a fazer uma redação dissertativa? Já imaginou aprender estratégias para facilitar a sua jornada e o seu caminho até a sua aprovação? Então, comece a sua redação treinando com o curso on-line de texto dissertativo, que aborda a teoria e que que tem por objetivo orientar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias para a construção de questões dissertativas seguindo as diretrizes estabelecidas pelas principais bancas organizadoras de concursos do Brasil. A professora Flávia Rita vai explorar as questões textuais e mostrar os erros que você não pode cometer. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

    Seguindo estas dicas, você vai conseguir fazer uma excelente redação para concurso. Que tal tentar? Deixe o seu comentário e compartilhe essas dicas nas suas mídias sociais. Boa sorte e muito sucesso nos seus estudos!

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO