fbpx

Concurso público: por que estudar antes de o edital sair?

Equipe Flávia Rita

Concurso público: por que estudar antes de o edital sair?

Estudar após a publicação do edital, é um dos maiores erros que os concurseiros cometem. Conquistar uma vaga no serviço público não é fácil, pois além de estudar é necessário ter dedicação, foco e planejamento. Cada minuto é valioso e deve ser aproveitado para fazer um exercício, revisão ou aprender um novo conteúdo. Quanto mais cedo começar a estudar, maiores serão as chances da sua aprovação. Por isso, nem pense em esperar o edital ser publicado para começar os seus estudos.

Nesse texto, vamos abordar justamente isso: a importância de estudar antes do edital do concurso público sair. Vamos lá?

Edital publicado: o prazo é curto!

Geralmente, quando o documento é divulgado o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é muito curso, e varia entre 45 a 90 dias. Imagina um concurseiro que ainda está começando a estudar e tem pouco conhecimento? As chances de aprovação são mínimas.

O conhecimento é adquirido com o tempo, nunca é do dia a para a noite. O tempo de aprovação entre uma pessoa e outra pode variar muito, mas quem persiste conquista o sucesso. Só não passa em concurso público, quem desiste. Espero que você nunca desista do seu objetivo e comece a estudar antes do edital sair.

  • Após a publicação do edital, tem-se pouco tempo até a prova.
  • Não comece a sua preparação quando o edital do seu certame sair. Você precisa de tempo para assimilar todo o conteúdo.
  • O conhecimento é construído aos poucos, por isso, crie o hábito de estudar todos os dias.

Como começar a estudar antes do edita sair?

Você já definiu o seu concurso foco? Na carreira pública, existem várias áreas como fiscal, policial, tribunal ou bancária. O primeiro passo é escolher uma para focar, pois com o tempo você vai ganhando domínio e conhecimento nas disciplinas.

Fig.1 – Tenha foco!

As disciplinas mais comuns nos concursos são: português, matemática, raciocínio lógico, informática, direito administrativo e constitucional. Portanto, programe-se para dominá-las e faça um planejamento focado. Deixe para estudar a parte específica depois. Comece pelas básicas, e um passo de cada vez.

Uma das vantagens de estudar antes do edital sair é que você terá tempo para estudar cada conteúdo com calma e sem pressa. O conhecimento vai permanecer na sua memória de curto/longo prazo. Se você estiver estudando para FCC, confira como tirar 100 na redação.

  • Ao começar a estudar antes de o edital do seu concurso público, você poderá estudar cada disciplina com calma.
  • Sabe os conteúdos que você tem mais dificuldade? Poderá estudar com calma e sem pressa.

Faça um planejamento!

Elabore um planejamento para organizar o seu dia a dia. Lembre-se de que ele deve ser compatível com a sua realidade. Por exemplo, se você tem quatro horas para estudar, não adianta fazer um cronograma de 6 horas.

Comece planejando a parte básica, e se com o tempo for publicado o edital de algum certame que desperte o seu interesse, é só acrescentar as disciplinas específicas. Você já terá uma boa bagagem na parte básica. Entendeu a importância de começar a estudar antes do edital sair?

Pesquise como são abordadas as disciplinas, conheça a banca organizadora do seu concurso, o estilo de prova e os assuntos mais recorrentes. Essa é uma dica muito estratégica e que pode fazer a diferença para a sua aprovação.

No seu planejamento, considere:

– Você vai estudar aos fins de semana? Se sim, escreva as disciplinas.

– Quantas horas por dia vai se dedicar?

– Como vai conseguir os materiais necessários?

– Em que local vai estudar? Na sua casa, biblioteca, sala de estudo?

  • Você pode fazer o seu planejamento em uma folha ou no computador. Em uma coluna, coloque os dias da semana e na outra os horários.
  • Escreva os seus compromissos “fixos’ como faculdade, trabalho, entre outros.
  • Defina o horário dos seu estudo e distribua as disciplinas
  • Não deixe o seu planejamento guardado da gaveta. Ele deve ficar em um local visível, para que você se lembre da sua prioridade: a sua nomeação.
  • Faça um planejamento que seja compatível com a sua rotina.

Consulte os últimos editais!

Você já observou como foi o último edital do seu concurso? Ao fazer isso, poderá conferir as disciplinas que já foram cobradas, o quantitativo de questão e, assim, vai poder conhecer melhor o seu concurso.

Desta forma, separe um tempo para analisar os últimos editais cobrados. Isso vai ajudar você a organizar o seu planejamento, principalmente, se for cobrar discursiva na sua prova. Não deixe para treinar redação quando o edital for divulgado. Faça, pelo menos, duas redações por semana.

O edital saiu. E, agora?

Ao estudar antes do edital sair, as suas chances de aprovação aumentam. Quando o documento for divulgado, é hora de otimizar os seus estudos e refazer o seu planejamento. Acrescente as novas disciplinas e não se esqueça de fazer muitos exercícios da banca organizadora.

Nessa etapa, é essencial manter o foco e a produtividade para fazer revisão dos conteúdos que já domina, questões de provas anteriores, simulados ou algum curso específico. Siga o seu cronograma de estudo e faça do seu estudo a sua prioridade, para conseguir atingir o seu objetivo.

Se durante a sua preparação, for divulgado algum concurso que tenha as matérias parecidas, aproveite para tentar. Assim, você treina os seus conhecimentos e quem sabe não garante a sua aprovação?

Comece a estudar antes do edital sair, mas estude como se a prova fosse amanhã. Não perca o ritmo ou foco porque o documento não está divulgado. Enquanto isso, aproveite para fortalecer o seu conhecimento e construir a base, que será o diferencial para que você possa conquistar a sua vaga.

  • Faça exercícios da banca organizadora do seu certame.
  • Ao fazer questões, você vai conhecer o estilo, a forma de cobrança e os tipos de questões mais recorrentes.
  • Na reta final, priorize revisão e exercício.
  • Faça simulados, para conferir o seu desempenho.
  • Estude e acredite no seu potencial, para conquistar a sua aprovação.

Para auxiliar na sua preparação, confira um curso GRATUITO com as melhores técnicas de estudo para concurso público com a professora Flávia Rita. 

Quanto tempo está estudando para concurso? Qual o seu sonho? Compartilhe com a gente pelo comentário e compartilhe o post nas suas mídias sociais.

 

TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »
Português Total

Português Total: 5 motivos para investir no curso

Investir em um curso de português é uma decisão capaz de abrir portas, tanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades linguísticas quanto para os que buscam ampliar suas perspectivas de carreira. Continue a leitura e descubra os benefícios do curso Português Total.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?