fbpx

Educação a distância: vantagens e desafios para concurseiros

Equipe Flávia Rita

Ensino a distância

Você sonha em ingressar na carreira pública, mas não tem tempo de frequentar um curso preparatório ou de realizar uma pós-graduação? Os cursos de educação a distância oferecem vantagens e desafios, mas podem ser uma ótima solução para ajudar a realizar o seu sonho. Vamos entender melhor as vantagens de um curso de educação a distância?

Educação a distância: vantagens

Vantagem da EAD #1 Acesso ao ensino

Especialistas destacam que o EAD ajuda pessoas de regiões distantes das faculdades a terem acesso aos cursos.

Dessa forma, o candidato estudará a área que deseja se especializar e terá contato com professores que poderão orientá-lo melhor.

Vantagem da EAD #2 Prova de títulos e remuneração mais alta

Um ou mais diplomas de pós-graduação EAD pode contribuir para você conquistar uma pontuação maior na prova de títulos.

Dessa maneira, na área de educação, por exemplo, alguns editais de concurso exigem que o profissional possua uma especialização para a vaga que ele concorre como professor.

Além disso, a pós-graduação é um fator que influencia na remuneração do cargo público.

Um servidor público que possui cursos de especializações e está sempre em busca de cursos para atualização profissional recebe uma remuneração mais alta do que aqueles que param de estudar.

Atualmente, há diversas instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação a distância, como o Instituto Brasileiro de Ensino (IBE) e o Instituto Nacional de Ensino (INE).

Vantagem da EAD #3 Valores reduzidos

Os cursos de pós-graduação EAD têm as mensalidades com valores menores do que os presenciais.

Isso pode ser explicado porque os custos com a estrutura física são reduzidos, pois os alunos estudam em outro local.

Vantagem da EAD #4 Flexibilidade de horários

Outra vantagem dos cursos de educação a distância é a flexibilidade de tempo e espaço.

A falta de tempo é o grande vilão de quem estuda para concurso público. Hoje em dia é complicado conciliar estudo, família, emprego, etc.

Assim, os cursos EAD oferecem flexibilidade de horário e ritmo de estudo, sem contar o tempo ganho já que não há deslocamento para que o aluno possa assistir às aulas.

Desafios na educação a distância

O diploma de curso EAD vale para concurso público?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê que o diploma de um curso de graduação ou pós-graduação a distância tem a mesma validade da certificação de um curso presencial.

Assim, o Decreto n.º 5.622/2005 também reconhece a equivalência entre os diplomas de cursos presenciais e a distância.

Entretanto, é bom ficar atento aos editais para verificar os requisitos, as qualificações exigidas e se eles estão de acordo com o Decreto n.º 5.622/2005.

Caso os editais especifiquem o grau de formação, como licenciatura, serão considerados válidos apenas aqueles que atenderem esses requisitos.

Então, transforme a educação a distância na sua aliada para conquistar sua vaga em um concurso público.


Se tiver alguma experiência ou dica importante para os candidatos que usam essa ferramenta de estudos, deixe um comentário. Compartilhar conhecimento é sempre bom para todos.

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?