fbpx

Em face de ou face a?

Equipe Flávia Rita

Entenda agora qual a forma correta entre as expressões "em face de", "em face a" e "face a".
Em face de ou face a?

Certas expressões são popularizadas pelo uso, contudo, mostram-se incorretas do ponto de vista gramatical. Para candidatos de concursos públicos, um erro no emprego inadequado de uma expressão na redação pode ser responsável pela posse ou por mais alguns anos de estudos. Por isso, aprenda agora qual expressão, se “em face de”, “em face a” ou se “face de” ou “face a”, é tida como gramaticalmente correta.

Quem nunca escreveu, por exemplo, “face a” e acreditou estar dando ao texto um ar de estilo? Pois bem, se esse é o seu caso, siga lendo para entender por que essa forma é considerada incorreta e como fazer para não cometer esse erro novamente.

A expressão em face de e em face a

Inicialmente, a expressão correta era a forma “em face de”. Contudo, dela derivou a forma com a preposição “a” – “em face a”.

Ambas apresentem sentido equivalente, podendo, a depender do contexto, exprimir uma ideia de lugar ou uma de causa. Em cada situação, as expressões terão como sinônimos as seguintes formas:

  • Que exprimem sentido de lugar: na frente de, em frente de, perante, diante de, na presença de, defronte, a.
  • Que exprimem sentido de causa: devido a, em virtude de, por causa de, graças a, em consequência de, por obra de, por motivo de, em razão de, em atenção a, à custa de.

 A forma “face a” é correta?

Veja as seguintes orações:

a) Face ao que foi tratado na reunião, decidimos adotar algumas medidas.
b) Nenhuma ação poderia mais ser tomada em face dos ocorridos.

Dentre esses exemplos, qual das formas está correta? A resposta não é tão simples, pois o uso normalizou a expressão “face a”, embora ela fosse, inicialmente, um desvio da norma padrão.

Entretanto, ela pode ser considerada correta, ainda que seja rotineiramente usada? Para a maioria dos gramáticos, a resposta é não.

Segundo eles, a preposição “em” é um elemento essencial na construção da locução, de forma que a supressão implicará erro gramatical. Ou seja, não importa se a forma utiliza as preposições “de” – “em face de” – ou “a” – “em face a”. Ambas estão corretas. O erro ocorre, portanto, quando se opta por escrever sem a preposição inicial “em”.

Portanto, não há problema algum ter dúvida a respeito das preposições “a” ou “de” usar. O que você não deve fazer é, entre uma e outra, escolher aquela que suprima a preposição “em”.

Afinal, é sempre mais recomendável optar pelas formas onde não exista pendência de dúvida, não é mesmo?

 

Curso de português para concurso: conheça o melhor!

Já pensou fazer um curso de português para concurso que é ideal para TODAS AS BANCAS? Então, o curso Português Gold, ministrado pela professora Flávia Rita, referência em português na área de concurso público e redação, desenvolveu um curso completo e estratégico para a sua classificação.

Além de ser ideal para todas as bancas, o curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA E APRENDER DE UMA VEZ O PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Ficou alguma dúvida? Como podemos ajudar você? É só entrar em contato por meio do telefone:

Clique aqui para conversar com um dos nossos atendentes.

Antes de ir embora, não se esqueça de clicar aqui e conferir os materiais GRATUITOS que separamos com todo o carinho para você :)! 

Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Muito sucesso e bons estudos!

 

Assista a uma aula demonstrativa.

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?