fbpx

Concurso Público: 5 dicas para manter a mente tranquila e estudar com rendimento

Equipe Flávia Rita

Você quer se concentrar, mas a sua mente é agitada? Pensa mais no futuro ou no passado, que no presente? Confira, nas próximas linhas, como acalmar a mente e estudar para concurso público com foco e disciplina.
5 dicas para manter a mente tranquila e estudar com rendimento

Como você encara os estudos para concurso público? Sabia que isso faz a diferença para o seu rendimento? Assim, por exemplo, se você estuda com determinação, entusiasmo e alegria você consegue aprender e absorver melhor o conteúdo. Entretanto, se você estuda desanimado, com preguiça ou desmotivado isso também influenciará no seu rendimento. Por isso, nesse post preparamos 5 dicas para você estudar com a mente tranquila e aumentar o seu rendimento. Vamos lá?

Concurso público: como cuidar da ansiedade

São vários editais, vagas, oportunidades, pressão dos familiares, amigos, cobranças externas e internas, entre outros fatores que podem desencadear a ansiedade. Dessa forma, quando precisamos enfrentar um desafio como, por exemplo, uma prova de concurso a ansiedade pode invadir tanto o corpo quanto a mente, e você pode perder a sua vaga, se não souber lidar com este sentimento.

Nesse contexto, sentir ansiedade é normal, mas em excesso pode trazer vários danos para a sua vida e comprometer a sua vida. Por exemplo, uma mente ansiosa é mais agitada, preocupada e tem dificuldade de se concentrar no presente. Entre os principais sintomas da ansiedade estão:

  • Pensamentos negativos
  • Medo constante
  • Preocupação excessiva
  • Sensação de pessimismo
  • Tensão

Dessa forma, é fundamental que durante os seus estudos você tenha consciência e avalie como está a sua ansiedade, para que este sentimento não atrapalhe o seu rendimento. Por isso, antes de estudar procure acalmar a sua mente e se concentrar no momento presente. Foque em fazer o que planejou e lembre-se de que não temos o controle das coisas. Assim, você pode fazer uma meditação antes de estudar, por exemplo.

Além disso, não é possível prever os fatos e as incertezas fazem parte da vida. Logo, busque focar em fazer a sua parte da melhor forma possível e lembre-se de que não vai adiantar NADA perder horas do seu dia devido à ansiedade.

Faça atividade física

Uma das melhores maneiras para aliviar a ansiedade é fazer atividade física. Ou seja, durante a sua preparação para concurso público procure fazer uma caminhada, por exemplo. Isso vai aumentar o seu rendimento e também o seu nível de concentração. Além disso, outra dica também é você separar momento de lazer no seu dia.

Nesse contexto, é fazer algo que você goste. Por exemplo, que tal tomar um banho escutando a sua música favorita? Escolha um momento do dia para cuidar de você.

Concurso público: escolha um momento no dia para se preocupar

Muito cuidado para você não permitir que a ansiedade domine você, ou seja, cuidado para as preocupações não ficarem ocupando espaço na sua cabeça o dia todo, pois isso gera muito desgaste de energia. Logo, uma dica é escolher um momento do seu dia para resolver as preocupações.

Mas, se os pensamentos ficarem o dia todo, que tal anotá-los? Por exemplo, você está estudando português para concurso e vários pensamentos aparecem na sua mente? Anote-os em uma folha. Isso vai proporcionar clareza. Depois de anotar, volte a sua atenção para a tarefa.

Cuidado com o pessimismo!

Quando estamos muito ansiosos enxergamos as coisas maiores do que elas são e imaginamos vários cenários negativos. Assim, a mente cria vários obstáculos e como consequência você pode ter medo, criar fantasias e não agir. Por isso, procure enxergar as coisas como ela são, pois isso vai aumentar a sua autoestima e também a sua autoconfiança.

Portanto, o futuro é incerto, mas dedique-se a fazer a sua parte da melhor forma possível. Tudo o que a gente planta, a gente colhe. Estude com dedicação, confiança e tenha certeza de que você colherá os frutos. Assim, cuidado com pensamentos pessimistas, combinado?

Faça um planejamento

Um planejamento é o seu aliado durante a sua preparação, pois isso vai ajudar você a manter o foco e a concentração. Além disso, por meio de um planejamento, você vai conseguir acompanhar a sua evolução nos estudos. Nesse contexto, saberá, por exemplo, em quais matérias precisa intensificar a sua revisão, em quais disciplinas está bom, entre outros.

Mas atenção: o seu planejamento de estudo para concurso público deve ser acordo com a sua rotina. Como assim? Não adianta fazer um cronograma de 6 horas, se você tem 3 para estudar, pois isso vai aumentar ainda mais a sua ansiedade. Logo, faça um planejamento que será compatível com a sua rotina e que o ajudará a manter organizado.

Português para concurso público: comece a sua preparação com antecedência

Não espere o edital do seu concurso público ser publicado para você começar a estudar. Nesse contexto, português é uma disciplina recorrente em, praticamente, todas as provas de concurso público e para todos os níveis. Por isso, que tal começar a sua preparação? Assim, você ganha tempo para desenvolver a base teórica, revisar e fazer exercício.

A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em português para concurso, preparou o curso Português Total, que é ideal para TODAS as bancas de concurso público, inclui toda a gramática e interpretação de texto para concurso, teoria sistematizada e ainda material de apoio em PDF. Além disso, o curso ainda conta com  mais de 150 questões corrigidas.

CLIQUE AQUI PARA APROVEITAR A OPORTUNIDADE E FAZER A SUA MATRÍCULA NO CURSO PORTUGUÊS TOTAL!

Ficou alguma dúvida? Quer conversar com a gente? Aguardamos o seu contato por meio do telefone:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

Já viu?

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO