fbpx

Encontros Vocálicos – Ditongo, Tritongo e Hiato

Equipe Flávia Rita

Encontros Vocálicos – Ditongo, Tritongo e Hiato

Encontros vocálicos são uma matéria bastante cobrada por várias bancas organizadoras. Mas o que se entende por encontros vocálicos? Quais os tipos de encontros que se vê na Língua Portuguesa? Vamos ver isso agora mesmo e dominar, de uma vez por todas, essa parte da fonética do português! Se quiser rever todo o conteúdo, não deixe de conferir nosso curso Português Total 2020.

Encontros Vocálicos

Primeiramente, encontro vocálico corresponde aos agrupamentos de vogais e semivogais, sem que haja uma consoante entre elas.

Existem três tipos de encontros vocálicos:

  • Ditongo
  • Tritongo
  • Hiato

 Ditongo

O ditongo corresponde ao encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal na mesma sílaba.

O ditongo pode ocorrer de diversas formas. Chama-se ditongo decrescente quando ocorrer uma vogal seguida de semivogal. Por outro lado, será chamado de ditongo crescente quando houver uma semivogal seguida de uma vogal.

Ditongo crescente e decrescente

Além disso, poderá ser ditongo ABERTO ou FECHADO, a depender da entonação (exemplo: dói – aberto –, boi – fechado), ORAL (exemplo: foi, meu) ou NASAL (exemplo: coração, hífen, muito).

Exemplo de ditongos:

  • Degraus (De.graus)
  • História (His.tó.ria)
  • Restaurante (Res.tau.ran.te)
  • Prêmio (prê.mio)

Tritongo

O tritongo, por sua vez, corresponde ao encontro de uma semivogal com uma vogal seguida, essa, por outra semivogal.

Tritongo

Exemplo:

  • Iguais (I.guais)
  • Saguões (Sa.guões)
  • Paraguai (Pa.ra.guai)
  • Uruguai (U.ru.guai)

 Hiato

 Diferentemente do ditongo e do tritongo, em que o encontro consonantal se dá na mesma sílaba, o HIATO ocorrerá quando ambas as vogais se virem em sílabas diferentes.

Exemplo:

  • Hiato (hi.a.to)
  • Teatro (Te.a.tro)
  • Saúde (Sa.ú.de)
  • Duas (Du.as)

Para se aprofundar mais na matéria, não deixe de conferir nossa aula gratuita de Fichamento de Conceitos Fonéticos!

Você pode assisti-la também no nosso canal do YouTube clicando AQUI.

Questões comentadas de Encontros Vocálicos (Ditongo e Hiato)

[ADAPTADA] QUESTÃO 01 – Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, observando os ditongos, considerados sob aspecto da escrita e apresentados nas palavras abaixo.

Coluna 1

  1. Ditongo
  2. Ditongo

Coluna 2

( ) sérios (l. 04).

(  ) reputação (l. 04).

(  ) equilibrada (l. 08).

( ) neutra (l. 18).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 1 – 2 – 2.

B) 2 – 2 – 1 – 1.

C) 1 – 2 – 2 – 1.

D) 1 – 2 – 1 – 2.

E) 2 – 1 – 2 – 1.

Comentário. A palavra “sérios” apresenta um ditongo crescente, uma vez que, foneticamente, a letra “i” é seguida da letra “o”. A palavra “reputação” apresenta um ditongo decrescente, dada a letra “a” ser seguida da letra “o”. A palavra “equilibrada” não apresenta ditongo, pois o encontro de vogais se dá em dígrafo. Contudo, a banca considerou como sendo ditongo crescente e não anulou a questão. A palavra “neutra”, por fim, apresenta um ditongo decrescente, com a letra “e” seguindo a letra “u”. Resposta correta – Letra D: Correta a letra D por apresentar a correlação adequada entre ambas as colunas.

[ADAPTADA] QUESTÃO 02 – Analise as seguintes palavras e assinale a que há presença de hiato.

A) Coisas.

B) Carreira.

C) Emocional.

D) Deveria.

E) Visões.

Comentário. A letra A está errada, pois inexiste hiato em “coi.sas”. A letra B não atende o comando do enunciado, uma vez que a palavra “carreira” apresenta um dígrafo consonantal (“ss”) e um ditongo decrescente (“ei”). A letra C não traz palavra com hiato, dado “emocional” possuir apenas um ditongo crescente. Resposta correta – Letra D: A letra D é o gabarito da questão porque a palavra “deveria” apresenta um hiato em sua última silaba – “de.ve.ri.a”. Finalmente, a letra E não atende ao enunciado, pois o termo “visões” não possui hiato, apenas um ditongo decrescente nasal (“ões”).

[ADAPTADA] QUESTÃO 03 – Considere os seguintes grupos de vocábulos retirados do texto:

  1. influía – resíduos – saúde.
  2. água – influía – substâncias.
  3. municípios – água – resíduos.
  4. substâncias – indivíduos – países.

Quais contêm palavras  que  recebem  acento gráfico por determinação de uma mesma regra?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas II e IV.

E) I, II, III e IV.

Comentário. No item I, as palavras “influía”, “resíduos” e “saúde” são acentuadas, respectivamente, pelas regras de hiato tônico, paroxítona terminada em ditongo e hiato. No item II, as palavras “água”, “influía” e “substâncias” são acentuadas por se tratar de uma paroxítona terminada em ditongo crescente, um hiato e uma paroxítona terminada em ditongo crescente. No item III, todas as palavras recebem os acentos em razão de serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente. No item IV, as palavras “substâncias”, “indivíduos” e “países” são acentuadas, respectivamente, pela regra de paroxítona terminada em ditongo crescente, de paroxítona terminada em ditongo crescente e de hiato. Resposta correta – Letra C: Portanto, correta a letra C, sendo o gabarito da questão.

QUESTÃO 04 – Qual das alternativas apresenta palavras que se acentuam graficamente em função da mesma regra?

A) Grêmio – Lupicínio – Bethânia

B) melancólicas – Lupicínio – difícil

C) raríssimo – características – gaúcho

D) possível – família – década

E) proíbe – gaúcho – difícil

Comentário. Resposta correta – Letra A: A letra A é o gabarito da questão, pois todas as palavras apresentadas são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongos crescentes. Na letra B, a palavra “melancólicas” é acentuada em razão de ser uma proparoxítona; a palavra “Lupicínio” por se tratar de uma paroxítona terminada em ditongo crescente; e a palavra “difícil” por ser uma paroxítona terminada em “L”. Na letra C, as palavras trazidas são acentuadas, respectivamente, por se tratar de uma proparoxítona, uma proparoxítona e um hiato tônico. Na letra D, a acentuação decorre de as palavras serem uma paroxítona terminada em “L”, uma paroxítona terminada em ditongo crescente e uma proparoxítona. A letra E, por fim, tem palavras acentuadas por regras diferentes, sendo a primeira e a segunda um hiato tônico e a terceira uma paroxítona terminada em “L”.

QUESTÃO 05 – Relacione a Coluna 1 e a Coluna 2, associando vocábulos retirados do texto às respectivas regras de acentuação gráfica.

Coluna 1

  1. Monossílabo tônico terminado em –o, -e, -a, seguidos ou não de
  2. Proparoxítona.
  3. Oxítona terminada  em  –o,  -e,  -a,  -em, seguidos ou não de s.
  4. Regra do

Coluna 2

  • ( ) Atrás.
  • ( ) Último.
  • ( ) Irá.
  • ( ) Três.
  • ( ) Também.
  • ( ) Está.
  • ( ) Conteúdo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 2 – 3 – 4 – 1 – 2 – 2.

B) 3 – 1 – 2 – 3 – 4 – 3 – 2.

C) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 4 – 1.

D) 3 – 3 – 1 – 1 – 4 – 3 – 4.

E) 3 – 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 4.

Comentário. A palavra “atrás” é acentuada por se tratar de uma oxítona terminada em “a” seguido de “s”. A palavra “último” é acentuada por se tratar de uma proparoxítona. A palavra “irá” é acentuada pela regra de oxítona terminada em “a”. A palavra “três” trata-se de um monossílabo tônico, portanto acentuado. A palavra “também” é acentuada pela regra de oxítona terminada em “em”. A palavra “Está” é acentuada por se tratar de uma oxítona terminada em “a”. Por fim, a palavra “conteúdo” é acentuada por se tratar de hiato. Resposta correta – Letra E: Portanto, pela sequência da segunda coluna, está correta a letra E, sendo o gabarito da questão.


Espero que tenha ficado claro os diferentes tipos de encontros vocálicos – ditongo, tritongo e hiato – e que as questões tenham consigo trazer um pouco da matéria e das formas como algumas bancas costumam cobrá-la nas provas. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber de algum conteúdo específico, avise-nos na seção de comentários 🙂

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?