Conteúdo do Artigo
Ao escrever um texto, qual deve ser a grafia correta da palavra? Infantojuvenil, junto, sem hífen, ou infanto-juvenil, separado pelo traço? Vamos ver aqui como ela deve ser escrita e as razões para isso.
Infantojuvenil ou infanto-juvenil?
A forma correta da palavra é infantojuvenil, com seus componentes escritos juntos, ou seja, sem hífen. Portanto, a palavra “infanto-juvenil” está errada, de maneira que não deve ser utilizada atualmente. Confira alguns exemplos:
Maria adorava literatura infantojuvenil. ≠ Maria adorava literatura infanto-juvenil.
A legislação infantojuvenil proibe qualquer trabalho de crianças menores de 14 anos. ≠ A legislação infanto-juvenil proibe qualquer trabalho de crianças menores de 14 anos.
Cabe ao Estado e à família o combate a todas as formas de violência infantojuvenil. ≠ Cabe ao Estado e à família o combate a todas as formas de violência infanto-juvenil.
“Infantojuvenil” conforme o Novo Acordo Ortográfico
Desde janeiro de 2009, com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, não se utiliza mais hífen nas palavras formadas por prefixos terminados em vogal, desde que a palavra subsequente não seja iniciada pelas consoantes “s”, “r” ou “h”. Por exemplo:
(não há hífen nas palavras) autoestima, microempresa, infantojuvenil etc.
(há hífen nas palavras) micro-ondas, anti-inflamatório etc.
É interessante destacar que, em palavras compostas, sempre que o prefixo terminar com uma vogal e o radical se iniciar pelas letras “s” ou “r”, essa última deverá ser duplicada. Aguns exemplos dessa regra são: “ultrassom”, “contrassenso”, “contrarrazões”, “corréu”, “antirrábica” etc.