fbpx

Os 5 erros mais comuns no uso da vírgula

Equipe Flávia Rita

O uso da vírgula é um elemento essencial para a compreensão de qualquer texto. Seu emprego equivocado pode acabar prejudicando não só a correção gramatical, mas, sobretudo, o sentido das frases. Para evitar que você incorra em erros, separamos aqui os cinco erros mais comuns na hora de empregar a vírgula.

Os 5 erros mais comuns no uso da vírgula

#1 Uso da vírgula para separar o sujeito do seu predicado

A vírgula não pode ser empregada para separar o sujeito do seu predicado, nem mesmo em casos de inversão. Por exemplo:

  • Existem pessoas educadas nessa cidade.  
  • Quem ama não trai.
  • Os estudantes se esforçam mais do que o esperado.

#2 Uso da vírgula em adjuntos adverbiais longos

Conforme a gramática normativa, adjuntos adverbiais longos devem ser, obrigatoriamente, separados por vírgulas, sempre que vierem deslocados de sua posição original.

Para entender melhor o uso das vírgulas nos adjuntos adverbiais deslocados, confira a seguinte tabela:

Posições Início Interno Final
Pequeno Vírgula Facultativa Vírgula Facultativa Vírgula Facultativa
Médio Vírgula Obrigatória Vírgula Facultativa Vírgula Facultativa
Grande Vírgula Obrigatória Vírgula Obrigatória Vírgula Facultativa

Vamos entender melhor com alguns exemplos:

  • Em alguns casos (adj. adv. médio – 5 sílabas – no início da frase à vírgula obrigatória) o uso de agrotóxicos pode ainda (adj. adv. pequeno– 5 sílabas – no início da frase à vírgula facultativa) comprometer o solo. Hoje (adj. adv. pequeno – 2 sílabas – no início da frase à vírgula facultativa) muitas pesquisas revelam que ultimamente (adj. adv. médio – 5 sílabas – no meio da frase à vírgula facultativa) a fiscalização tem dado resultado. O Brasil na visão da maioria dos especialistas (adj. adv. grande – +10 sílabas – no meio da frase à vírgula obrigatória) adota uma política adequada no que diz respeito a esse tipo de veneno (adj. adv. grande– +10 sílabas – no fim da frase à vírgula facultativa).
  • É por isso que no Brasil, as coisas caminham assim. (O erro da oração não se refere ao tamanho do adjunto adverbial, mas a falta de par nas vírgulas no termo deslocado).
  • As pessoas(,) hoje em dia(,) são livres.
  • As mulheres, por questões sociais seculares, são vítimas de violência.
  • Por diversas razões, preferia a felicidade ao dinheiro.

Observação sobre o uso de vírgulas e o tamanho do advérbio

A Academia Brasileira de Letras – ABL – considera grandes as locuções adverbiais compostas por 3 ou mais palavras, o que torna, nesses casos, obrigatório o uso da vírgula. Contudo, embora essa seja o entendimento oficial do órgão, muitas bancas não aderem a esse posicionamento. Para elas, a definição se dará a partir do número de sílabas. Por isso, em provas de concurso, é recomendável sempre usar o sinal de pontuação para aqueles de advérbios médios. Confira:

  • No Brasil, as pessoas são mais tranquilas. (Vírgulas obrigatórias)

#3 Uso da vírgula em orações subordinadas adverbiais deslocadas

Como você sabe, as orações subordinadas são classificadas em três grandes grupos: orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.

Quando as orações adverbiais, ou seja, aquelas que exprimem uma circunstância, estiverem deslocadas, o uso das vírgulas será obrigatório. Por exemplo:

  • Pensando no que dizer, Marcos restou silente.
  • Olhando para ela fixamente, eu decidi ir em bora.
  • Ao refletir sobre o assunto, preferi não viajar.

Contudo, atenção! Se essas orações estiverem em sua posição natural, a vírgula será facultativa.

  • O governo investirá no setor(, – vírgula facultativa) se a demanda pelo serviço aumentar (oração subordinada adverbial condicional).
  • Se a demanda por tal serviço aumentar (oração anteposta), o governo investira no setor.
  • O governo investirá, se a demanda aumentar (oração subordinada adverbial condicional interposta), no setor.
  • Embora o país tenha crescido (oração subordinada adverbial concessiva anteposta), há muito a ser trabalhado.

#4 Vírgula separando o verbo de seus complementos

O complemento verbal é entendido como o objeto direto, o objeto indireto, os predicativos e os adjuntos adverbiais regidos por preposição (quando o verbo exige a preposição). Nesses casos, não pode haver o sinal de pontuação separando-os da forma verbal.

Confira os exemplos:

  • (Eles – sujeito desinencial) Informaram (VTDI) ao rapaz (OI) o valor de sua ação (OD).
  • Informaram, ao rapaz, o valor de sua ação.
  • (Ele – sujeito desinencial) Considerava (VTD) uma pessoa amiga (predicativo do objeto) o morador do apartamento ao lado (OD). .

#5 Uso da vírgula para separar o nome de seu complemento nominal nem de seu adjunto nominal

O adjunto adnominal corresponde à função sintática do termo que acompanha um substantivo concreto ou abstrato, possuindo natureza ativa. Ele é, normalmente, representado por artigo, pronome, numeral ou locução adjetiva, podendo vir preposicionado. Por exemplo:

  • As (adj. adnominal) duas (adj. adnominal) últimas (adj. adnominal) semanas de aula (adj. adnominal) (sujeito simples – núcleo: semanas) foram (VL) ótimas (predicativo do sujeito).

Já o complemento nominal é o termo que completa substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios, sendo obrigatoriamente preposicionado. Diferentemente do adjunto adnominal, o complemento, quando acompanhar um substantivo abstrato terá natureza paciente. Veja:

  • A (adj. adnominal) criação (substantivo abstrato – natureza paciente à complemento nominal) do homem (sujeito) é (VL) obra (substantivo concreto) de Deus (predicativo do sujeito – adj. adnominal).
  • (sujeito desinencial – Ele) Agiu (VI) contrariamente ao projeto {complemento nominal} (adj. adv. de modo).

Observe que esses elementos compõem uma locução, de maneira que o uso de vírgula para separá-los implicará erro gramatical. Portanto, não use o sinal nesses casos!

Questões para treinar

Questão 01. (OBJETIVA. 2021)

Assinalar a alternativa cuja pontuação está CORRETA:

Ninguém, disse ele foi capaz de mudar, seu modo de pensar.
A verdade, que lhe parecia única, desmanchou-se aos seus pés.
Nada, podia deter quem ele era verdadeiramente.
O pai os filhos, e o avó foram ao parque de diversões.
Permanecera imóvel, durante, todo o tempo.
Questão 02. (IESES. 2021)

Assinale a alternativa em que há ERRO no emprego da vírgula.

Ana entregou o trabalho de português, e Sofia ficou encarregada de corrigir as redações.
Eu ando de bicicleta todos os dias. Ele, apenas nos finais de semana.
A profissão de Maurício, que é revisor de textos, requer muita atenção às regras gramaticais.
Joice, queria mais tempo para estudar para a prova.
Questão 03. (OMNI. 2021)

Assinale a alternativa em que NÃO haja erro quanto à pontuação.

Aceitamos as condições precárias de trabalho, pois, precisávamos do dinheiro.
Lamentamos sua partida. Organizamos, uma homenagem por isso.
Não estava certo sobre o que queria. Mas, tinha certeza do que não queria
Nenhuma das alternativas.
Questão 04. (FUNDATEC. 2021)

Considere o seguinte período do texto para responder a questão.

“Estas – longe de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – reduzem a qualidade de vida urbana e tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico.” (l. 27 a 29).
Dentre as seguintes sugestões de reescrita do período dado, assinale aquela que contém INCORREÇÃO ou mudança de sentido do texto original.

Estas reduzem a qualidade de vida urbana e tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico, além de estarem longe de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
Estas – que estão longe de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – não só reduzem a qualidade de vida urbana, como ainda tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico.
Longe de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, essas condições urbanas atuais reduzem a qualidade de vida nas cidades e tornam estas menos competitivas do ponto de vista econômico.
Estas, além de não atenderem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, reduzem a qualidade de vida urbana e tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico.
Estas – ainda que estejam longes de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – reduzem a qualidade de vida urbana e tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico.
Letra E
Questão 05. (COMPERVE. 2021)

Considere o excerto abaixo.

O preço,[1] por mais que se mude,[2] não é tão descontínuo assim”, diz.

As vírgulas [1] e [2] intercalam

um comentário.
uma oração adverbial.
uma oração adjetiva.
um aposto.
Gabarito: 1 – B; 2 – D; 3 – D; 4 – E; 5 – B.

Alguma dúvida?

O qua achou? Ainda ficou alguma dúvida depois dessas explicações? Se sim, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!

Curso de português para concurso: Português Gold!

Se você gostou do texto e sente que precisa aprofundar seus estudos na Língua Portuguesa, então não deixe de conferir o curso Português Gold! Ministrado pela professora Flávia Rita, referência na área de concursos públicos e exames vestibulares, o curso irá lhe oferecer uma abordagem completa da disciplina, cobrindo TODAS AS BANCAS ORGANIZADORAS. Trata-se do curso ideal para ajudar você a conseguir a sua classificação. Confira uma aula nossa para conhecer nossa metodologia:

 

O curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA E APRENDER DE UMA VEZ O PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Se tiver alguma pergunta sobre o curso ou se precisar de ajuda para entender qual seria melhor para você,  não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO