fbpx

Infantojuvenil ou infanto-juvenil?

Equipe Flávia Rita

A partir do Novo Acordo Ortográfico, a regra para o uso de hífen sofreu diversas alterações. Confira agora como escrever a palavra corretamente, se infantojuvenil infanto-juvenil.
Infantojuvenil ou infanto-juvenil?

Ao escrever um texto, qual deve ser a grafia correta da palavra? Infantojuvenil, junto, sem hífen, ou infanto-juvenil, separado pelo traço? Vamos ver aqui como ela deve ser escrita e as razões para isso.

Infantojuvenil ou infanto-juvenil?

A forma correta da palavra é infantojuvenil, com seus componentes escritos juntos, ou seja, sem hífen. Portanto, a palavra “infanto-juvenil” está errada, de maneira que não deve ser utilizada atualmente. Confira alguns exemplos:

Maria adorava literatura infantojuvenil. Maria adorava literatura infanto-juvenil

A legislação infantojuvenil proibe qualquer trabalho de crianças menores de 14 anos. A legislação infanto-juvenil proibe qualquer trabalho de crianças menores de 14 anos.

Cabe ao Estado e à família o combate a todas as formas de violência infantojuvenil. Cabe ao Estado e à família o combate a todas as formas de violência infanto-juvenil.  

“Infantojuvenil” conforme o Novo Acordo Ortográfico

Desde janeiro de 2009, com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, não se utiliza mais hífen nas palavras formadas por prefixos terminados em vogal, desde que a palavra subsequente não seja iniciada pelas consoantes “s”, “r” ou “h”. Por exemplo:

(não há hífen nas palavras) autoestima, microempresa, infantojuvenil etc. 

(há hífen nas palavras) micro-ondas, anti-inflamatório etc. 

É interessante destacar que, em palavras compostas, sempre que o prefixo terminar com uma vogal e o radical se iniciar pelas letras “s” ou “r”, essa última deverá ser duplicada. Aguns exemplos dessa regra são: “ultrassom”, “contrassenso”, “contrarrazões”, “corréu”, “antirrábica” etc.

Achou interessante esse conteúdo?

Gostaria de saber mais sobre as outras mudanças promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico? Então, não deixe de conferir nossa aula gratuita sobre acentuação gráfica!

Se você gostou do vídeo, não deixe de nos avisar na seção de comentários! =]

Além disso, caso esteja em dúvida sobre qual curso fazer, se o Português Gold ou o Português Total, confira nosso texto em que explicamos as diferenças entre cada um! Esses cursos são destinadas a todos os alunos que necessitam de uma abordagem completa, passando desde os conteúdos mais básicos até os mais avançados. Ambos oferecerão aos alunos:

  • Teoria completa, não importando se o aluno está iniciando os estudos agora e, há muito tempo, não vê a matéria de Língua Português. Nos cursos você verá as matérias de forma didática e completa.
  • Resolução de exercícios, a fim de revisar os principais pontos das matérias por meio do treino prático.
  • Abordagem direta das formas de cobrança das principais bancas organizadoras, como FCC, Cespe, FUMARC, entre outras.

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO