/Interpretação de texto para concurso: o diferencial para a sua prova de português


Interpretação de texto para concurso: o diferencial para a sua prova de português

646

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai aprender as melhores dicas de interpretação de texto. Interpretar não é apenas ler: é compreender o assunto, entender o contexto e compreender o conteúdo da mensagem transmitida pelo texto. Então, prepare um café, relaxe e vamos lá?

Interpretação de texto: dicas

Continue assistindo à aula!

  • Identifique as ideias principais e secundárias
  • Tente compreender a argumentação
  • Identifique se existem comparações
  • Faça um pequeno resumo ao lado do texto com as ideias principais
  • Ter conhecimento histórico pode ajudar você a entender o contexto
  • Estimule a sua capacidade de raciocínio e síntese das ideias trabalhadas
  • Ter domínio sobre estilos de texto e semântica como figuras de linguagem, homônimos e parônimos pode ajudar muito!
  • A importância da interpretação de texto para a sua prova!

Você já leu um texto e não entendeu nada? Nem sempre, você terá tempo para ler duas ou três o texto na prova.Otimizar o tempo, é fundamental para conseguir resolver as questões e marcar a alternativa correta.

Por isso, é essencial treinar interpretação de texto durante os seus estudos. Existem vários estilos que podem ser trabalhados na sua prova e estar preparado é o que faz a diferença. Muitas vezes, pode ser mais fácil acertar uma questão de gramática, do que de texto. Logo, gabaritar interpretação de texto pode fazer a diferença para você conseguir uma boa colocação no seu concurso.

Diferença entre interpretar x compreender

Interpretar um texto significa explicar, ou seja, comentar, tirar conclusões sobre o texto e deduzir as ideias e os assuntos que são trabalhados. E compreender quer dizer ter entendimento e atenção ao que que realmente está escrito no texto. Descubra como fazer uma redação nota 10 para o seu concurso!  

Principais erros de interpretação de texto

Extrapolação:

É como uma viagem no texto..rs..é quando tem interpretação de assuntos que não estão sendo trabalhados, ou seja, fogem do contexto.

Contradição

É quando a interpretação ocorre de forma contrária ao texto trabalhado. É necessário ter muita atenção, para não errar nenhum tipo de questão.

Não entender a coesão

A coesão do texto é formada pela apresentação das ideias e dos argumentos. Geralmente, é marcada por elementos que relacionam as palavras ou frases por meio de conectores, por exemplo. Muitos candidatos podem ter dificuldade para entender a coesão, por falta de domínio gramatical desses recursos de coesão. Aproveite para fazer uma revisão sobre os conectores, agora !!

Não se prender as ideias do texto

No texto, deve prevalecer a visão do autor independente das suas ideias. Por isso, leia sempre com calma e busque entender o que o autor quer transmitir.

Interpretação de texto: dicas de estudo

Tenha o hábito de ler

Criar o hábito de ler vai fazer você aumentar a sua capacidade de raciocínio e de síntese. Vai aumentar o seu conhecimento de mundo e ainda vai ajudar com a parte escrita.

Use o dicionário

Durante os seus estudos, tenha um dicionário sempre perto de você. Encontrou uma palavra desconhecida? Busque o significado. Vá fazendo uma lista das palavras.

Mantenha a concentração

Ter atenção e compreensão é fundamental para você entender o texto e a informação que está sendo repassada. Por isso, concentre-se e mantenha a sua mente focada. Confira algumas dicas para você aliviar a ansiedade e manter o foco no que realmente importa.

Conheça a banca organizadora do seu concurso

Cada banca tem uma forma de trabalhar as questões de interpretação de texto e português. A melhor forma de conhecer é por meio da prática. Logo, busque resolver o máximo de provas do seu concurso para conhecer a banca, os tipos de textos trabalhados e os estilos. Aos poucos você vai conseguindo identificar os tipos de questões de texto que são cobradas. 

Faça mapeamento de texto

Em provas aplicadas pela Fundação Carlos Chagas (FCC) uma das principais estratégias para fazer interpretação de texto é fazer o mapeamento. Isso vai ajudá-lo na compreensão do assunto que esta sendo trabalhado. O mapeamento é uma síntese do texto, ou seja, em cada parágrafo que você ler, tente extrair a ideia principal e escreva ao lado. Essa técnica vai ajudar você a ter uma compreensão sobre o texto.

Faça questões

Faça questões de interpretação de texto para treinar e praticar. Ou seja, ao estudar português, não foque apenas na gramática, separe tempo no seu cronograma para treinar exercícios de interpretação de texto. É assim que você vai se desenvolver no conteúdo, conhecer os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.

Muitos candidatos acham “chato” e “cansativo” fazer questão de interpretação de texto, mas lembre-se de que são essas questões que farão a diferença para a sua posse. Muitos gabaritam gramática e perdem pontos em interpretação de texto por falta de treino. Desta forma, ao estudar, foque no seu objetivo, deixe a preguiça de lado e resolva de forma exaustiva questões de interpretação de texto.

  • Interpretação de texto exige prática e treino. Muitos candidatos gabaritam as questões de gramática e perdem pontos nas de interpretação. Por isso, faça questões, treine e preste atenção nas aulas, pois acertar uma questão pode ser o diferencial para você conquistar a sua vaga.
  • Com a prática você vai ganhar velocidade para fazer exercício. Leia cada enunciado com atenção, marque as palavras chaves mais importantes e cuidado para não marcar nenhuma alternativa errada. Risque as que você for eliminando.
  • Procure sempre por alternativas que extrapolam o texto, por exemplo. Desta forma, você pode ir eliminando, a fim de encontrar o gabarito.
  • Faça muitas provas da banca organizadora do seu certame, para conhecer o perfil, os tipos de textos cobrados, os perfis das questões. Faça uma lista dos itens mais recorrentes. Não faça isso apenas para a parte de interpretação de texto, mas de gramática também. Por exemplo, faça uma lista com tópicos que foram cobrados como verbo, regência, entre outros. Este tipo de mapeamento vai ajudar você a priorizar o que é mais importante nos seus estudos.
  • Treine também por meio de simulados. No seu concurso será cobrado redação? Quanto tempo você gasta para fazer a prova objetiva? Você demora muito para fazer questões de interpretação de texto? Identifique os seus pontos fracos para saná-los até o dia da prova do seu concurso.
  • Anote as notas do seu simulado, para acompanhar a sua evolução. Assim, saberá em que precisa focar, para melhorar.
  • Faça um resumo das questões que errar e separe as perguntas que foram mais trabalhosas ou que você teve dificuldade para compreender. Você pode revisá-las na reta final do seu estudo, por exemplo. Assim, é possível rever os assuntos, para não errar mais.

Português para concurso: curso interpretação de texto

Para otimizar a sua preparação, a professora Flávia Rita preparou um curso específico de interpretação de texto, focado nas principais organizadoras de concurso público do Brasil.

Assista à aula GRATUITA, agora do curso Português – Interpretação de texto para concurso – Flávia Rita

Nas aulas de Interpretação de Texto para Concursos Públicos serão abordados os tópicos teóricos de Interpretação de Textos, além da correção de aproximadamente 100 questões. O objetivo é capacitar o aluno que irá prestar concursos públicos para analisar e identificar os elementos fundamentais de uma argumentação, e as relações de semelhanças entre as situações do texto, para que o aluno/candidato desenvolva a habilidade de sintetizar as ideias centrais e secundárias contidas no texto, com auxílio de exercícios práticos.

O curso é ideal tanto para quem está começando os estudos ou  para quem já tem uma boa base e precisa revisar e aperfeiçoar técnicas de interpretação de textos. Que tal gabaritar as provas de interpretação de texto da sua prova?

QUERO COMPRAR O CURSO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO 2019 – Professora Flávia Rita

Como ter um bom rendimento no curso on-line?

  • Estudar on-line requer disciplina e concentração. Não adianta NADA assistir às aulas e ficar perdendo tempo com rede social. Por isso, ao iniciar os seus estudos desconecte-se das suas mídias sociais e foque a sua atenção nas aulas. Feche as abas do seu navegador e concentre-se.
  • Deixe para acessar as suas redes sociais no intervalo dos seus estudos ou quando terminar. O seu aprendizado e absorção do conteúdo está ligado a sua capacidade de concentração.
  • Deixe ao seu lado todos os materiais que você for usar como, por exemplo, livros, cadernos, entre outros itens. Isso vai ajudar na otimização do seu tempo.
  • Nos cursos on-line de português da professora Flávia Rita você pode aumentar a velocidade, ou seja, assistir às aulas mais rápido. Que tal tentar? Assim você ganha tempo!
  • Para ter um bom rendimento no curso on-line, você precisa de disciplina. Procure assistir às aulas de maneira ativa e com força de vontade para aprender o conteúdo. Procure fazer anotações ou resumos.
  • Faça um planejamento das aulas que você vai assistir. Ou seja, coloque no seu cronograma o vídeo e o assunto, por exemplo. Seja organizado com os seus estudos, para manter o foco e a produtividade.

Qual a sua maior dificuldade em interpretação de texto? Envie o seu comentário para gente e compartilhe essas dicas de interpretação de texto nas suas mídias sociais.

Bons estudos e muito sucesso no seu caminho!

 

Deixe seu Comentário

Comentários