/Interpretação de texto: o diferencial para a sua prova de português


Interpretação de texto: o diferencial para a sua prova de português

167

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai aprender as melhores dicas de interpretação de texto. Interpretar não é apenas ler: é compreender o assunto, entender o contexto e compreender o conteúdo da mensagem transmitida pelo texto. Então, prepare um café, relaxe e vamos lá?

Interpretação de texto: dicas

  • Identifique as ideias principais e secundárias
  • Tente compreender a argumentação
  • Identifique se existem comparações
  • Faça um pequeno resumo ao lado do texto com as ideias principais
  • Ter conhecimento histórico pode ajudar você a entender o contexto
  • Estimule a sua capacidade de raciocínio e síntese das ideias trabalhadas
  • Ter domínio sobre estilos de texto e semântica como figuras de linguagem, homônimos e parônimos pode ajudar muito!
  • A importância da interpretação de texto para a sua prova!

Você já leu um texto e não entendeu nada? Nem sempre, você terá tempo para ler duas ou três o texto na prova.Otimizar o tempo, é fundamental para conseguir resolver as questões e marcar a alternativa correta.

Por isso, é essencial treinar interpretação de texto durante os seus estudos. Existem vários estilos que podem ser trabalhados na sua prova e estar preparado é o que faz a diferença. Muitas vezes, pode ser mais fácil acertar uma questão de gramática, do que de texto. Logo, gabaritar interpretação de texto pode fazer a diferença para você conseguir uma boa colocação no seu concurso.

Diferença entre interpretar x compreender

Interpretar um texto significa explicar, ou seja, comentar, tirar conclusões sobre o texto e deduzir as ideias e os assuntos que são trabalhados. E compreender quer dizer ter entendimento e atenção ao que que realmente está escrito no texto. Descubra como fazer uma redação nota 10 para o seu concurso!  

Principais erros de interpretação de texto

Extrapolação:

É como uma viagem no texto..rs..é quando tem interpretação de assuntos que não estão sendo trabalhados, ou seja, fogem do contexto.

Contradição

É quando a interpretação ocorre de forma contrária ao texto trabalhado. É necessário ter muita atenção, para não errar nenhum tipo de questão.

Não entender a coesão

A coesão do texto é formada pela apresentação das ideias e dos argumentos. Geralmente, é marcada por elementos que relacionam as palavras ou frases por meio de conectores, por exemplo. Muitos candidatos podem ter dificuldade para entender a coesão, por falta de domínio gramatical desses recursos de coesão. Aproveite para fazer uma revisão sobre os conectores, agora !!

Não se prender as ideias do texto

No texto, deve prevalecer a visão do autor independente das suas ideias. Por isso, leia sempre com calma e busque entender o que o autor quer transmitir.

Interpretação de texto: dicas de estudo

Tenha o hábito de ler

Criar o hábito de ler vai fazer você aumentar a sua capacidade de raciocínio e de síntese. Vai aumentar o seu conhecimento de mundo e ainda vai ajudar com a parte escrita.

Use o dicionário

Durante os seus estudos, tenha um dicionário sempre perto de você. Encontrou uma palavra desconhecida? Busque o significado. Vá fazendo uma lista das palavras.

Mantenha a concentração

Ter atenção e compreensão é fundamental para você entender o texto e a informação que está sendo repassada. Por isso, concentre-se e mantenha a sua mente focada. Confira algumas dicas para você aliviar a ansiedade e manter o foco no que realmente importa.

Conheça a banca organizadora do seu concurso

Cada banca tem uma forma de trabalhar as questões de interpretação de texto e português. A melhor forma de conhecer é por meio da prática. Logo, busque resolver o máximo de provas do seu concurso para conhecer a banca, os tipos de textos trabalhados e os estilos.

Para facilitar, a professora Flávia Rita preparou um curso on-line exclusivo de interpretação de texto. Assista a aula GRATUITA, agora!

Qual a sua maior dificuldade em interpretação de texto? Envie o seu comentário para gente e compartilhe essas dicas nas suas mídias sociais.

 

Deixe seu Comentário

Comentários