Conteúdo do Artigo
Conheça nossos cursos com foco na banca Vunesp. O que a banca Vunesp mais cobra!
APROVEITE E ADQUIRA OS CURSOS COM 30% DE DESCONTO!
*EXCETO OFICINA DE REDAÇÃO
Você vai fazer algum concurso com a VUNESP como organizadora? Não sabe o que dar prioridade nos estudos? Não conhece as preferências da banca para a disciplina de língua portuguesa? Então, não se preocupe! Você veio ao lugar certo! Aqui nós vamos entender as preferências da banca VUNESP no que se refere à disciplina de língua portuguesa! Vamos lá?
QUEM É A VUNESP?
A VUNESP, também chamada de Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, é uma fundação pública, cujo objetivo é a organização de processos seletivos. Inicialmente, a fundação começou trabalhando na realização de exames vestibulares e de concursos públicos municipais e estaduais em São Paulo, entretanto, tendo se firmado como uma das bancas mais tradicionais, ela vem se expandido cada vez mais, passando a organizar, muitas vezes, concursos com milhares de candidatos de todo o país.
Alguns exemplos de certames que costumam ficar a cargo da orgnaizadora:
- Concurso de Praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Concurso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Concurso da Prefeitura de São Paulo
- Concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo
- Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
A banca é conhecida por apresentar um grau de dificuldade mais baixo, quando comparada com outras grandes organizadoras do mercado – Fundação Carlos Chagas (FCC), CESPE ou FGV. Em razão de seu histórico com exames vestibulares, a Vunesp tende a optar pelo formato de questão de múltipla escolha, com, normalmente, cinco assertivas aem que o candidato deve marcar a correta ou a incorreta. Diferentemente do CESPE/UnB, a organizadora não prioriza o formato de “verdadeiro/falso” e não desconta pontos por cada alternativa marcada errada.
Mas, quando pensamos nos conteúdos de português, fica a dúvida: como ele é cobrado pela VUNESP? Fizemos uma triagem de várias provas de concursos organizados pela examinadora, e identificamos a preferência por algumas matérias específicas da disciplina da língua pátria, ou seja, conteúdos bastantes reincidentes nas provas! Vamos ver quais?
TOP 10 – Os 10 conteúdos de português mais cobrados pela VUNESP
Aqui você verá as cinco matérias de língua portuguesa que mais apareceram nas provas da banca VUNESP e, principalmente, qual o modelo de questão favorito!
Conteúdo 01 – Pronomes
A primeira matéria que mais irá aparecer nas suas provas de português da VUNESP será pronomes! Mais especificamente, o emprego de pronomes pessoais (uso de “o” x “lhe”), o emprego de pronome relativo e as regras para a colocação pronominal.
ATENÇÃO! Não costuma cair questão de classificação!
Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!
1. Destaca-se um termo da oração e pede-se a substituição gramaticalmente correta:
- Exemplo: Não encontraram a moça. (Não encontraram-na). ERRADO. Não a encontraram. (Partícula negativa obrigará a próclise)
- Exemplo: O rapaz deu aos amigos um presente. (O rapaz obedeceu-os um grande presente) ERRADO. Regência em “a” exige pronome oblíquo tônico “lhes”
2. Frase completa – pede-se adequação à norma culta
- Exemplo: Informou-lhe durante o evento de que não haveria aula. ERRADO: Informar (VTDI) – “o/a”
- Exemplo: Agradeceu-o pelos presentes de natal. ERRADO: Agradecer (VTI) – “lhe”
Conteúdo 02 – Emprego de Pronomes Relativos
O segundo conteúdo mais cobrado pela banca é, mais uma vez, pronomes! Contudo, mais precisamente, o emprego dos pronome relativos (pode ser associado à regência).
Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!
1. Dá-se uma frase completa e se pede a sua adequação à norma culta.
- Exemplo: A questão de que verificamos era muito relevante. ERRADO: O emprego da preposição “de” está incorreto.
- Exemplo: Era um rapaz em cujos princípios podíamos confiar. ERRADO: A preposição “em” está incorretamente empregada.
- Exemplo: Houve um tempo onde as pessoas eram melhores. ERRADO: O uso do “onde” está equivocado, pois o sentido da frase não é locativo.
- Exemplo: As questões a que me dedico são relevantes para mim. CORRETO.
Conteúdo 03 – Colocação pronominal
Já viu que a banca gosta bastante de pronomes, certo? Então, não poderia faltar questões de colocação pronominal!
Mas como esse conteúdo é cobrado? Normalmente, a prova trará uma questão de norma culta em que pedirá ao candidato para identificar qual assertiva se encontra gramaticalmente correta.
Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!
1. A frase se encontra de acordo com a norma culta?
- Exemplo: Havia dedicado-se a seus projetos com afinco. ERRADO. Não se usa ênclise com particípio.
- Exemplo: Daria-me outra oportunidade. ERRADO. Futuro não aceitam ênclise.
Conteúdo 04 – Verbo
Uma das matérias mais amplas e complexas, obviamente “verbos” não poderia estar fora dessa lista! Mas como será cobrado? As questões que normalmente aparecem costumam cobrar dos candidatos a transposição de vozes verbais e regras de conjugação e tempos verbais!
- Vozes versbais – transposição de vozes verbais
- Há outras questões de verbo – conjugação/tempo e modo verbais/carga semântica do verbo.
OBS: Em certames mais concorridos, podem ocorrer também questões no padrão CESPE, no formato de “marque X se os itens 1, 2 e 3 estão corretos”.
Conteúdo 05 – Concordância (casos mais cobrados)
Concordância é uma das matérias mais cobradas por várias bancas e, obviamente, não poderia estar fora das preferências da VUNESP. Normalmente, a banca irá trazer um trecho e reescrevê-lo diversas vezes, de maneira que o candidato indique qual forma está correta ou qual apresenta algum erro – concordância, crase, regência, colocação pronominal, pontuação, etc.
O que mais aparecerá nas questões de concordância:
- Haver – modalidade existencial
- Existir/ocorrer/acontecer
- Haver/Fazer (tempo)
- Se (IIS e PA)
- Nenhum/Cada
- Sujeito oracional
- Expressões partitivas
- Sujeito composto posposto ao verbo
Está mirando em algum concurso que será organizado pela Vunesp? Não deixe de conferir nossos cursos!
- PORTUGUÊS – CORREÇÃO DE PROVAS DE CONCURSOS VUNESP, se quiser assistir a uma aula gratuita, clique AQUI
Conteúdo 06 – Regras de Pontuação
Nos conteúdos de pontuação, será cobrado dos candidatos o domínio da norma culta, com questões normalmente exigindo a análise do emprego dos diferentes sinais em períodos compostos. Por essa razão, é necessário aos candidatos possuírem um conhecimento prévio do conteúdo de análise sintática, pois ele será fundamental para destrinchar os períodos trazidos pela questão e identificar qual caso apresenta correção ou incorreção gramatical. Um outro modelo de questão preferido pela banca é substituição de um sinal de pontuação por um outro, de maneira que o candidato demonstre saber qual caso é gramaticalmente possível.
- Identificação dos períodos adequados à norma culta
- Explicação do uso de sinais de pontuação/substituição/supressão
Veja o seguinte exemplo de como esse conteúdo costuma ser cobrado:
(VUNESP, UNICAMP, JORNALISTA, 2019) Assinale a alternativa em que as duas primeiras barras da frase devem ser substituídas por vírgulas, e a terceira, por dois-pontos. A) Na tentativa de recuperar/ o mercado livreiro os editores se inspiram no mercado europeu para adotar lei criada/ na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro. B) Na tentativa de recuperar o mercado livreiro os editores/ se inspiram no mercado europeu/ para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro. C) Na tentativa de recuperar o mercado livreiro os editores/ se inspiram no mercado europeu para adotar/ lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro. D) Na tentativa de recuperar o mercado livreiro/ os editores se inspiram no mercado europeu/ para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro. E) Na tentativa/ de recuperar o mercado livreiro os editores se inspiram/ no mercado europeu para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro. GABARITO: Letra D. |
Conteúdo 07 – Uso de Conectores
A matéria de conectores é cobrada basicamente de duas formas:
- A questão irá trazer diferentes conectores, e o candidato deverá indicar qual apresenta carga semântica semelhante ou pode ser identificado como um sinônimo;
- A questão irá trazer um trecho, que será reescrito, de maneira que o candidato deverá apontar qual opção manterá o sentido original.
Veja um exemplo de questão:
(VUNESP, Prefeitura de Itapevi – SP, Auditor Fiscal Tributário, 2019) Considere o trecho: O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa. (2o parágrafo) Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído porA) De acordo comB) De encontro aC) Acima deD) Em virtude deE) A respeito deGABARITO: Letra E. |
Conteúdo 08 – Regência
O conteúdo de regência é também bastante cobrado pela banca. Dessa matéria, cobram-se do candidato, normalmente:
- A identificação do trecho que se encontra de acordo com a norma culta
- A substituição de palavras que não enseje incorreção gramatical
- A associação da regência verbal com o conteúdo de pronomes relativos.
E como essa matéria pode aparecer na sua prova? Veja o exemplo:
(VUNESP, Prefeitura de Itapevi – SP – Auditor Fiscal Tributário, 2019) Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase. A) Telejornais apresentam à população um resumo dos eventos que lhe despertaram interesse nas redes sociais. B) Indivíduos são chamados à tirar suas conclusões sobre fatos que os são apresentados diariamente. C) Cada vez mais têm chegado à mim frases das quais me fazem refletir sobre os valores da sociedade atual. D) É inegável que às redes sociais influenciam o modo como interagimos com o mundo e o damos sentido. E) Tem sido comum pessoas compartilharem informações de maneira instantânea, sem analisar-lhes à fundo. GABARITO: Letra A |
Conteúdo 09 – Crase
Nas questões de crase, a banca Vunesp costuma cobrar apenas seu emprego de acordo com a norma culta. Para isso, é normal aparecer questões com lacunas a serem preenchidas com a forma adequada. Veja o seguinte modelo de questão:
(VUNESP, Câmara de Itaquaquecetuba – SP, Jornalista, 2019) Grandes companhias e produtores do abacate dão espaço _____ fruta em anúncios publicitários. Em fevereiro, uma propaganda de apenas 30 segundos, vista por 130 milhões de espectadores, chegou _____ custar US$ 5 milhões. Não é _____ toa que se investe tanto na divulgação do produto. De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com: A) à … à … à B) a … à … a C) à … a … à D) a … a … a E) à … à … a GABARITO: Letra C. |
Conteúdo 10 – Interpretação de texto
O conteúdo de interpretação de texto irá aparecer ao menos em duas questões de todas as provas da Vunesp. Normalmente, a banca irá priorizar do candidato uma boa capacidade interpretativa, de forma que as questões poderão extrapolar o texto base, limitá-lo ou contradizê-lo ou também simplesmente não abordar o tema tratado. Nesse conteúdo, poderá ser cobrado conhecimento do vocabulário do candidato, além dos padrões de linguagem e das tipologias textuais. Assim, resumindo, as questões de interpretação de texto irão trazer:
- uma inferência simples do texto principal
- uma extrapolação do conteúdo do texto
- uma limitação do conteúdo do texto
- uma contradição do conteúdo do texto
- um posicionamento diverso do autor ou simplesmente não irão abordar ot ema
- perguntas relacionadas ao sentido (contextual) de palavras
- perguntas a respeito da linguagem figurada – conotação x denotação.
- perguntas relacionadas aos padrões de linguagem (coloquial/formal…)
- perguntas relacionadas à tipologia textual (dissertativo/descritivo)
OBS: Normalmente não é cobrado o conteúdo de figura de linguagem.
Então, você que está interessado em fazer provas da VUNESP, o que achou desse conteúdo? Saiu sabendo mais sobre a banca e sobre as matérias da disciplina de português que provavelmente estarão na sua prova? Não deixe de fazer nosso simulado com foco na banca!