/O que a banca VUNESP mais cobra nas provas de Português?


O que a banca VUNESP mais cobra nas provas de Português?

306

por: Equipe Flávia Rita

Você vai fazer algum concurso com a VUNESP como organizadora? Não sabe o que dar prioridade nos estudos? Não conhece as preferências da banca para a disciplina de língua portuguesa? Então, não se preocupe! Você veio ao lugar certo! Aqui nós vamos entender as preferências da banca VUNESP no que se refere à disciplina de língua portuguesa! Vamos lá?

QUEM É A VUNESP?

A VUNESP, também chamada de Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, é uma fundação pública, cujo objetivo é a organização de processos seletivos. Inicialmente, a fundação começou trabalhando na realização de exames vestibulares e de concursos públicos municipais e estaduais em São Paulo, entretanto, tendo se firmado como uma das bancas mais tradicionais, ela vem se expandido cada vez mais, passando a organizar, muitas vezes, concursos com milhares de candidatos de todo o país.

Alguns exemplos de certames que costumam ficar a cargo da orgnaizadora:

  • Concurso de Praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • Concurso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • Concurso da Prefeitura de São Paulo
  • Concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo
  • Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

A banca é conhecida por apresentar um grau de dificuldade mais baixo, quando comparada com outras grandes organizadoras do mercado – Fundação Carlos Chagas (FCC), CESPE ou FGV. Em razão de seu histórico com exames vestibulares, a Vunesp tende a optar pelo formato de questão de múltipla escolha, com, normalmente, cinco assertivas aem que o candidato deve marcar a correta ou a incorreta. Diferentemente do CESPE/UnB, a organizadora não prioriza o formato de “verdadeiro/falso” e não desconta pontos por cada alternativa marcada errada.

Mas, quando pensamos nos conteúdos de português, fica a dúvida: como ele é cobrado pela VUNESP? Fizemos uma triagem de várias provas de concursos organizados pela examinadora, e identificamos a preferência por algumas matérias específicas da disciplina da língua pátria, ou seja, conteúdos bastantes reincidentes nas provas! Vamos ver quais?

TOP 10 – Os 10 conteúdos de português mais cobrados pela VUNESP

Aqui você verá as cinco matérias de língua portuguesa que mais apareceram nas provas da banca VUNESP e, principalmente, qual o modelo de questão favorito!

Conteúdo 01 – Pronomes

A primeira matéria mais irá aparecer nas suas provas de português da VUNESP será pronomes! Mais especificamente, o emprego de pronomes pessoais (uso de “o” x “lhe”), o emprego de pronome relativo e as regras para a colocação pronominal.

ATENÇÃO! Não costuma cair questão de classificação!

Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!

1. Destaca-se um termo da oração e pede-se a substituição gramaticalmente correta:

  • Exemplo: Não encontraram a moça. (Não encontraram-na). ERRADO. Não a encontraram. (Partícula negativa obrigará a próclise)
  • Exemplo: O rapaz deu aos amigos um presente. (O rapaz obedeceu-os um grande presente) ERRADO. Regência em “a” exige pronome oblíquo tônico “lhes”

2. Frase completa – pede-se adequação à norma culta

  • Exemplo: Informou-lhe durante o evento de que não haveria aula. ERRADO: Informar (VTDI) – “o/a”
  • Exemplo: Agradeceu-o pelos presentes de natal. ERRADO: Agradecer (VTI) – “lhe”

Conteúdo 02 – Pronomes

O segundo conteúdo mais cobrado pela banca é, mais uma vez, pronomes! Contudo, mais precisamente, o emprego dos pronome relativos (pode ser associado à regência).

Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!

1. Dá-se uma frase completa e se pede a sua adequação à norma culta.

  • Exemplo: A questão de que verificamos era muito relevante. ERRADO: O emprego da preposição “de” está incorreto.
  • Exemplo: Era um rapaz em cujos princípios podíamos confiar. ERRADO: A preposição “em” está incorretamente empregada.
  • Exemplo: Houve um tempo onde as pessoas eram melhores. ERRADO: O uso do “onde” está equivocado, pois o sentido da frase não é locativo.
  • Exemplo: As questões a que me dedico são relevantes para mim. CORRETO.

Conteúdo 03 – Colocação pronominal

Já viu que a banca gosta bastante de pronomes, certo? Então, não poderia faltar questões de colocação pronominal!

Mas como esse conteúdo é cobrado? Normalmente, a prova trará uma questão de norma culta em que pedirá ao candidato para identificar qual assertiva se encontra gramaticalmente correta.

Alguns exemplos de como a matéria pode aparecer!

1. A frase se encontra de acordo com a norma culta?

  • Exemplo: Havia dedicado-se a seus projetos com afinco. ERRADO. Não se usa ênclise com particípio.
  • Exemplo: Daria-me outra oportunidade. ERRADO. Futuro não aceitam ênclise.

Conteúdo 04 – Verbo

Uma das matérias mais amplas e complexas, obviamente “verbos” não poderia estar fora dessa lista! Mas como será cobrado? As questões que normalmente aparecem costumam cobrar dos candidatos a transposição de vozes verbais e regras de conjugação e tempos verbais!

  • Vozes versbais – transposição de vozes verbais
  • Há outras questões de verbo – conjugação/tempo e modo verbais/carga semântica do verbo.

OBS: Em certames mais concorridos, podem ocorrer também questões no padrão CESPE, no formato de “marque X se os itens 1, 2 e 3 estão corretos”.

Conteúdo 05 – Concordância (casos mais cobrados)

Concordância é uma das matérias mais cobradas por várias bancas e, obviamente, não poderia estar fora das preferências da VUNESP. Normalmente, a banca irá trazer um trecho e reescrevê-lo diversas vezes, de maneira que o candidato indique qual forma está correta ou qual apresenta algum erro – concordância, crase, regência, colocação pronominal, pontuação, etc.

O que mais aparecerá nas questões de concordância:

  • Haver – modalidade existencial
  • Existir/ocorrer/acontecer
  • Haver/Fazer (tempo)
  • Se (IIS e PA)
  • Nenhum/Cada
  • Sujeito oracional
  • Expressões partitivas
  • Sujeito composto posposto ao verbo

Está mirando em algum concurso que será organizado pela Vunesp? Não deixe de conferir nossos cursos!

Confira nossa aula de lançamento do curso TEORIA + EXERCÍCIOS PARA PM/SP


Conteúdo 06 – Regras de Pontuação

Nos conteúdos de pontuação, será cobrado dos candidatos o domínio da norma culta, com questões normalmente exigindo a análise do emprego dos diferentes sinais em períodos compostos. Por essa razão, é necessário aos candidatos possuírem um  conhecimento prévio do conteúdo de análise sintática, pois ele será fundamental para destrinchar os períodos trazidos pela questão e identificar qual caso apresenta correção ou incorreção gramatical. Um outro modelo de questão preferido pela banca é substituição de um sinal de pontuação por um outro, de maneira que o candidato demonstre saber qual caso é gramaticalmente possível.

  • Identificação dos períodos adequados à norma culta
  • Explicação do uso de sinais de pontuação/substituição/supressão

Veja o seguinte exemplo de como esse conteúdo costuma ser cobrado:

(VUNESP, UNICAMP, JORNALISTA, 2019) Assinale a alternativa em que as duas primeiras barras da frase devem ser substituídas por vírgulas, e a terceira, por dois-pontos.

A)     Na tentativa de recuperar/ o mercado livreiro os editores se inspiram no mercado europeu para adotar lei criada/ na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro.

B)     Na tentativa de recuperar o mercado livreiro os editores/ se inspiram no mercado europeu/ para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro.

C)     Na tentativa de recuperar o mercado livreiro os editores/ se inspiram no mercado europeu para adotar/ lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro.

D)     Na tentativa de recuperar o mercado livreiro/ os editores se inspiram no mercado europeu/ para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro.

E)     Na tentativa/ de recuperar o mercado livreiro os editores se inspiram/ no mercado europeu para adotar lei criada na Dinamarca/ a fixação do preço fixo do livro.

GABARITO: Letra D.

Conteúdo 07 – Uso de Conectores

A matéria de conectores é cobrada basicamente de duas formas:

  • A questão irá trazer diferentes conectores, e o candidato deverá indicar qual apresenta carga semântica semelhante ou pode ser identificado como um sinônimo;
  • A questão irá trazer um trecho, que será reescrito, de maneira que o candidato deverá apontar qual opção manterá o sentido original.

Veja um exemplo de questão:

(VUNESP, Prefeitura de Itapevi – SP, Auditor Fiscal Tributário, 2019) Considere o trecho: O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. Sobre qualquer coisa. (2o parágrafo)
Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído porA)    De acordo comB)    De encontro aC)    Acima de

D)    Em virtude de

E)    A respeito de

GABARITO: Letra E.

Conteúdo 08 – Regência

O conteúdo de regência é também bastante cobrado pela banca. Dessa matéria, cobram-se do candidato, normalmente:

  • A identificação do trecho que se encontra de acordo com a norma culta
  • A substituição de palavras que não enseje incorreção gramatical
  • A associação da regência verbal com o conteúdo de pronomes relativos.

E como essa matéria pode aparecer na sua prova? Veja o exemplo:

(VUNESP, Prefeitura de Itapevi – SP – Auditor Fiscal Tributário, 2019) Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase.

A)              Telejornais apresentam à população um resumo dos eventos que lhe despertaram interesse nas redes sociais.

B)              Indivíduos são chamados à tirar suas conclusões sobre fatos que os são apresentados diariamente.

C)              Cada vez mais têm chegado à mim frases das quais me fazem refletir sobre os valores da sociedade atual.

D)              É inegável que às redes sociais influenciam o modo como interagimos com o mundo e o damos sentido.

E)              Tem sido comum pessoas compartilharem informações de maneira instantânea, sem analisar-lhes à fundo.

GABARITO: Letra A

Conteúdo 09 – Crase

Nas questões de crase, a banca Vunesp costuma cobrar apenas seu emprego de acordo com a norma culta. Para isso, é normal aparecer questões com lacunas a serem preenchidas com a forma adequada. Veja o seguinte modelo de questão:

(VUNESP, Câmara de Itaquaquecetuba – SP, Jornalista, 2019) Grandes companhias e produtores do abacate dão espaço _____ fruta em anúncios publicitários. Em fevereiro, uma propaganda de apenas 30 segundos, vista por 130 milhões de espectadores, chegou _____ custar US$ 5 milhões. Não é _____ toa que se investe tanto na divulgação do produto.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

A)              à … à … à

B)              a … à … a

C)              à … a … à

D)              a … a … a

E)              à … à … a

GABARITO: Letra C.

Conteúdo 10 – Interpretação de texto

O conteúdo de interpretação de texto irá aparecer ao menos em duas questões de todas as provas da Vunesp. Normalmente, a banca irá priorizar do candidato uma boa capacidade interpretativa, de forma que as questões poderão extrapolar o texto base, limitá-lo ou contradizê-lo ou também simplesmente não abordar o tema tratado. Nesse conteúdo, poderá ser cobrado conhecimento do vocabulário do candidato, além dos padrões de linguagem e das tipologias textuais. Assim, resumindo, as questões de interpretação de texto irão trazer:

  • uma inferência simples do texto principal
  • uma extrapolação do conteúdo do texto
  • uma limitação do conteúdo do texto
  • uma contradição do conteúdo do texto
  • um posicionamento diverso do autor ou simplesmente não irão abordar ot ema
  • perguntas relacionadas ao sentido (contextual) de palavras
  • perguntas a respeito da linguagem figurada – conotação x denotação.
  • perguntas relacionadas aos padrões de linguagem (coloquial/formal…)
  • perguntas relacionadas à tipologia textual (dissertativo/descritivo)

OBS: Normalmente não é cobrado o conteúdo de figura de linguagem.


Então, você que está interessado em fazer provas da VUNESP, o que achou desse conteúdo? Saiu sabendo mais sobre a banca e sobre as matérias da disciplina de português que provavelmente estarão na sua prova? Não deixe de nos avisar nos comentários!

Deixe seu Comentário

Comentários