/Passei a redação a limpo e errei uma palavra. O que fazer?


Passei a redação a limpo e errei uma palavra. O que fazer?

281

por: Equipe Flávia Rita

Você está escrevendo e por mera distração erra uma palavra. O que você faz? Já entra em desespero e acha que vai ter o seu texto zerado? É necessário ter muita cautela ao passar a redação a limpo, para não comprometer a sua nota. É justamente sobre isso que vamos conversar hoje.

Prepare uma boa xícara de café, chá ou outra bebida que desejar e vem comigo!

Faça um rascunho!

No dia da prova, você precisa ficar muito atento ao tempo, pois terá que fazer a prova objetiva e também a redação. Por isso, sempre recomendo que treine e faça simulados, para verificar o seu desempenho. Lembre-se de que a sua mente e o seu corpo precisam estar preparados para o dia.

Não faça a redação diretamente na folha definitiva, elabore um rascunho. Nele escreva as suas ideias, argumentos ou dados que não podem faltar no seu texto. Desta forma, você conseguirá manter a organização e ainda vai otimizar o seu tempo. Depois, é só passar a redação a limpo para a folha definitiva.

 

Fig.1: Faça sempre um rascunho!

Fazer um rascunho é uma das melhores estratégias para você fazer um texto coerente e não se esquecer de nenhum detalhe. Mas, lembre-se de que você precisará passar a sua redação a limpo, logo fique de olho no tempo.

Redação a limpo: mantenha a concentração!

Não dá para escrever redação e ficar com a mente viajando, certo? Você senta para estudar e já começa a pensar em 21215142121 coisas? Para ter sucesso no seu texto, nos estudos e em todas as áreas foco é imprescindível. Desta forma, mantenha a concentração ao passar a redação a limpo.

A maioria dos erros acontecem por falta de atenção, sobretudo se você estiver preocupado com outras coisas. Por isso, ao começar a escrever, direcione a sua mente para o que está fazendo, ou seja, permaneça no presente.

Faça isso para todas as áreas da sua vida, não apenas para fazer texto. Passar uma redação a limpo exige concentração, principalmente, nos detalhes. Todo cuidado é pouco, principalmente, no dia da prova, em que você precisa tomar muito cuidado.

Errei, e agora?

Você pensou em tudo que quer escrever, organizou as ideias no papel, montou a estrutura do seu texto, escreveu os argumentos, mas ao passar a redação a limpo, errou. Não precisa entrar em desespero e nem achar que vai ter a redação zerada. Apenas tome cuidado para não errar muitas palavras, pois pode comprometer a estética do seu texto.

Neste caso, ao errar, simplesmente, passe um risco por cima da palavra e continue escrevendo. Abaixo um exemplo para facilitar:

Viu? Simples assim! É só fazer um risco na palavra e continuar escrevendo, mas mantendo sempre a atenção.

Depois que o seu texto estiver pronto, não se esqueça de fazer uma revisão crítica em relação aos aspectos gramaticais. Observe regência verbal/nominal, ortografia, uso da crase, pontuação, principalmente.

Aproveite para fazer o curso GRATUITO com as melhores dicas de técnicas de estudo com a professora Flávia Rita. 

Você já errou uma palavra ao passar a redação a limpo? Conte para a gente pelos comentários!

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários