fbpx

5 dicas para fazer o seu desenvolvimento!

Equipe Flávia Rita

5 dicas para fazer o seu desenvolvimento!

O foco do nosso texto de hoje é o desenvolvimento, ou seja, a parte responsável pela exposição de ideias, conceito e argumentação. A regra básica de estrutura de redação é: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estão lembrados? Preparei 5 dicas para vocês melhorarem a parte argumentativa. Vamos, lá?

Desenvolvimento: planeje as suas ideias!

Antes de começar a fazer a sua redação, planeje o que vai escrever. Isso fará você ganhar tempo na redação, além de facilitar a organização das suas ideias. O seu texto ficará mais conciso e coeso, e também vai te ajudar a montar a introdução e a conclusão, e como consequência o seu desenvolvimento.

Domínio do assunto é imprescindível para você ter sucesso na sua redação, pois é isso que vai ajudar a desenvolver a sua base argumentativa.

O que não pode ter no seu desenvolvimento!

A sua base argumentativa deve ser focada no tema pedido pela banca, ou seja, não fuja do tema e nem invente assunto. Obviamente, deve ser ligada à introdução e à conclusão. Não perca tempo “enchendo linguiça” ou viajando, pois o examinador percebe.

Fig.1- O que não pode faltar no seu desenvolvimento

Além disso, nem pense em repetir explicações, porque isso demonstra falta de conteúdo e como consequência perderá ponto. Um bom desenvolvimento é feito por meio de argumentos válidos e concisos. Logo, tome cuidado.

Domine o assunto!

Quem sabe o tema, dominará melhor o assunto e conseguirá construir um bom desenvolvimento. Lembre-se de que a sua redação não deve ser confusa ou escrita com palavras complicadas e complexas, pelo contrário: deve ser objetiva e simples.

O examinador deve compreender a sua mensagem que você transmitiu sem deixar dúvidas. Logo, fique sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor: política, economia, ou seja, fatos atuais. Leia, assista a noticiários e busque sempre aprender e a se atualizar. Você verá como isso vai ajudar você a melhorar a sua base argumentativa nas redações.

Desenvolvimento: importância da conexão!

Conexão: palavra chave para um bom desenvolvimento.  O seu argumento deve estar coerente com a introdução e a sua conclusão. Para manter a organização e o foco, você pode usar conectores, termos para retomar palavras ou expressões, sinônimos, entre outros recursos.

Por exemplo, se você for usar alguma ideia relacionada à oposição, pode utilizar conectores adversativos como, todavia, mas, contudo, entre outros. Use a sua criatividade para fazer uma boa redação.

Tipos de argumento

Existem vários tipos de argumento que você pode usar na sua redação para fazer um bom desenvolvimento. Entre eles:

  • Estatísticos: para dar credibilidade ao seu texto
  • Citação
  • Causa e consequência: cuidado, porque este tipo de argumento você precisa expressar de forma clara a causa e a consequência do problema na sua redação.

Desta forma, você pode expressar o seu ponto de vista usando vários tipos de argumento. Mas, lembre-se sempre de que a sua redação deve ser escrita com base em três critérios: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Antes de entregar o seu texto revise para conferir ortografia, gramática, coesão e coerência. Veja se o tema foi abordado, se você conseguiu usar todas as suas ideias, se pode melhorar mais. Faça uma análise crítica em relação a sua redação.

Para ajudar nos seus estudos, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de redação para concurso de texto dissertativo, em que ela aborda toda a teoria, suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. O texto dissertativo, normalmente, é o mais escolhido pelas bancas organizadoras como tipo de redação para as provas nos concursos públicos. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e que você consiga a sua classificação.

Ficou alguma dúvida? Envie o seu comentário e compartilhe as dicas nas redes sociais.

 

COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO