/5 dicas para fazer o seu desenvolvimento!


5 dicas para fazer o seu desenvolvimento!

25

por: Equipe Flávia Rita

O foco do nosso texto de hoje é o desenvolvimento, ou seja, a parte responsável pela exposição de ideias, conceito e argumentação. A regra básica de estrutura de redação é: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estão lembrados? Preparei 5 dicas para vocês melhorarem a parte argumentativa. Vamos, lá?

Desenvolvimento: planeje as suas ideias!

Antes de começar a fazer a sua redação, planeje o que vai escrever. Isso fará você ganhar tempo na redação, além de facilitar a organização das suas ideias. O seu texto ficará mais conciso e coeso, e também vai te ajudar a montar a introdução e a conclusão, e como consequência o seu desenvolvimento.

Domínio do assunto é imprescindível para você ter sucesso na sua redação, pois é isso que vai ajudar a desenvolver a sua base argumentativa.

O que não pode ter no seu desenvolvimento!

A sua base argumentativa deve ser focada no tema pedido pela banca, ou seja, não fuja do tema e nem invente assunto. Obviamente, deve ser ligada à introdução e à conclusão. Não perca tempo “enchendo linguiça” ou viajando, pois o examinador percebe.

Fig.1- O que não pode faltar no seu desenvolvimento

Além disso, nem pense em repetir explicações, porque isso demonstra falta de conteúdo e como consequência perderá ponto. Um bom desenvolvimento é feito por meio de argumentos válidos e concisos. Logo, tome cuidado.

Domine o assunto!

Quem sabe o tema, dominará melhor o assunto e conseguirá construir um bom desenvolvimento. Lembre-se de que a sua redação não deve ser confusa ou escrita com palavras complicadas e complexas, pelo contrário: deve ser objetiva e simples.

O examinador deve compreender a sua mensagem que você transmitiu sem deixar dúvidas. Logo, fique sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor: política, economia, ou seja, fatos atuais. Leia, assista a noticiários e busque sempre aprender e a se atualizar. Você verá como isso vai ajudar você a melhorar a sua base argumentativa nas redações.

Desenvolvimento: importância da conexão!

Conexão: palavra chave para um bom desenvolvimento.  O seu argumento deve estar coerente com a introdução e a sua conclusão. Para manter a organização e o foco, você pode usar conectores, termos para retomar palavras ou expressões, sinônimos, entre outros recursos.

Por exemplo, se você for usar alguma ideia relacionada à oposição, pode utilizar conectores adversativos como, todavia, mas, contudo, entre outros. Use a sua criatividade para fazer uma boa redação.

Tipos de argumento

Existem vários tipos de argumento que você pode usar na sua redação para fazer um bom desenvolvimento. Entre eles:

  • Estatísticos: para dar credibilidade ao seu texto
  • Citação
  • Causa e consequência: cuidado, porque este tipo de argumento você precisa expressar de forma clara a causa e a consequência do problema na sua redação.

Desta forma, você pode expressar o seu ponto de vista usando vários tipos de argumento. Mas, lembre-se sempre de que a sua redação deve ser escrita com base em três critérios: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso: guia completo para você aprender redação de uma vez!

Antes de entregar o seu texto revise para conferir ortografia, gramática, coesão e coerência. Veja se o tema foi abordado, se você conseguiu usar todas as suas ideias, se pode melhorar mais. Faça uma análise crítica em relação a sua redação.

Para ajudar nos seus estudos, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de redação para concurso de texto dissertativo, em que ela aborda toda a teoria, suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. O texto dissertativo, normalmente, é o mais escolhido pelas bancas organizadoras como tipo de redação para as provas nos concursos públicos. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Espero que essas dicas ajudem na sua preparação e que você consiga a sua classificação.

Ficou alguma dúvida? Envie o seu comentário e compartilhe as dicas nas redes sociais.

 

Deixe seu Comentário

Comentários