/Passo a passo para você fazer redação!


Passo a passo para você fazer redação!

por: Equipe Flávia Rita

Organização é a palavra-chave para você desenvolver um bom texto. Muitas vezes, temos na mente várias ideias, conceitos e definições, mas não conseguimos colocar nada no papel. Já passou, por isso? Neste texto, preparei um passo a passo para você aprender a fazer redação e conseguir superar os seus medos. Vamos, lá?

Passo a passo: como fazer a estrutura?

Qualquer pessoa tem capacidade para conseguir escrever bem. Você não leu errado: qualquer pessoa, inclusive você. O primeiro ponto importante do nosso passo a passo é conversar sobre estrutura, que é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Passo a passo para você aprender a escrever!
Fig.1 – Passo a passo para você aprender a escrever!

 

Na introdução você deve colocar o assunto da dissertação, as palavras-chaves, e isso servirá de base para você focar no desenvolvimento e na conclusão. Geralmente, é curta e pode ter, em média, 5 linhas, e entre 2 a 3 frases.

No desenvolvimento, você vai apresentar os seus argumentos e eles devem ser feitos de forma progressiva, ou seja, as informações precisam ser feitas de forma objetiva e pertinente. Para isso, use conectores, apresente dados, exemplificações ou citações. Não enrole ou use repetição. O desenvolvimento, geralmente, tem entre 6 a 7 linhas.

Para finalizar o nosso passo a passo sobre estrutura: conclusão. Concluir não apenas terminar o texto, vai muito além disso. É formada por apresentação de soluções sobre o que você desenvolveu ao longo da sua redação. Geralmente, a conclusão é curta e tem 5 linhas. Nem pense em apresentar questionamento ou fato novo. Isso é feito no desenvolvimento.

O que eu não posso fazer?

Neste tópico do nosso passo a passo, vou falar sobre o que vocês não podem fazer na redação:

– Fuga de tema

– Letra ilegível

– Escrever além do máximo permitido

– Escrever frases desconexas e muito longas. Escreva sempre na ordem direta, para facilitar.

– Usar gírias e expressões clichês

– Não repassar as suas ideias com clareza.

O que não pode faltar?

Fig.2 – O que não pode faltar na sua redação!

Anote: a sua redação precisa estar clara, objetiva e focada no tema que foi pedido. Também não pode faltar coerência, pois a sua redação corresponde a um texto que deve ter estrutura, conforme já explicamos no início do nosso passo a passo.

Antes de começar a escrever, prepare um rascunho com as ideias que deseja que colocar no papel. Uma boa revisão também não pode faltar. Revise TUDO em relação aos aspectos gramaticais, coesão, pontuação, acentuação de palavra, uso de crase.

Como treinar?

Como treinar redação? Anote todas as dicas do nosso passo a passo:

  1. Coloque redação no seu planejamento. SIM! Deixe a preguiça de lado e treine produção de texto com frequência. Para aprender, é necessário praticar.
  2. Ao treinar, deixe o celular desligado e foque a sua atenção apenas na redação.
  3. Cronometre o tempo gasto. Quanto tempo que demoro para começar a escrever? Minha redação fica pronta depois de quanto tempo? É fundamental que você avalie estes aspectos e procure sempre melhorá-los.
  4. Faça uma revisão após escrever, para conhecer os seus pontos fortes e fracos.
  5. Leia sempre! Esteja atento a tudo o que acontece ao seu redor: economia, política, conflitos, entre outros.
Isso também pode lhe interessar:
  Redação PF: 5 dicas para mandar bem!

Espero que o passo a passo te ajude a conquistar o seu sonho de se tornar servidor público e pode contar sempre comigo.

Que tal colocar todas as dicas em prática? Quer enviar alguma dica para completar o passo a passo? Envie o seu comentário para a gente!

Equipe Flávia Rita


Deixe seu Comentário

Comentários