fbpx

Redação para concurso: passo a passo COMPLETO para você aprender de uma vez!

Equipe Flávia Rita

Redação para concurso: passo a passo COMPLETO para você aprender de uma vez!

Neste post, você vai aprender um passo a passo completo para você aprender redação para concurso de uma vez e superar as suas dificuldades.

Organização é a palavra-chave para você desenvolver um bom texto. Muitas vezes, temos na mente várias ideias, conceitos e definições, mas não conseguimos colocar nada no papel. Já passou, por isso? Então, não pode perder as próximas linhas deste post.

Passo a passo: como fazer a estrutura?

Qualquer pessoa tem capacidade para conseguir escrever bem. Você não leu errado: qualquer pessoa, inclusive você. O primeiro ponto importante do nosso passo a passo é conversar sobre estrutura, que é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Passo a passo para você aprender a escrever!
Fig.1 – Passo a passo para você aprender a escrever!

 

Na introdução você deve colocar o assunto da dissertação, as palavras-chaves, e isso servirá de base para você focar no desenvolvimento e na conclusão. Geralmente, é curta e pode ter, em média, 5 linhas, e entre 2 a 3 frases.

No desenvolvimento, você vai apresentar os seus argumentos e eles devem ser feitos de forma progressiva, ou seja, as informações precisam ser feitas de forma objetiva e pertinente. Para isso, use conectores, apresente dados, exemplificações ou citações. Não enrole ou use repetição. O desenvolvimento, geralmente, tem entre 6 a 7 linhas.

Para finalizar o nosso passo a passo sobre estrutura: conclusão. Concluir não apenas terminar o texto, vai muito além disso. É formada por apresentação de soluções sobre o que você desenvolveu ao longo da sua redação. Geralmente, a conclusão é curta e tem 5 linhas. Nem pense em apresentar questionamento ou apresentar fato novo. Isso é feito no desenvolvimento.

O desenvolvimento é a parte do seu texto em que você vai expor as suas argumentações. Todo o seu texto (introdução, desenvolvimento, conclusão) deve estar coeso e coerente. Ou seja, cuidado para você não fugir do tema ou escrever assuntos que não têm relação com o que foi solicitado pela banca.

 

O que eu não posso fazer?

Neste tópico do nosso passo a passo, vou falar sobre o que vocês não podem fazer na redação:

– Fuga de tema

– Letra ilegível

– Escrever além do máximo permitido

– Escrever frases desconexas e muito longas. Escreva sempre na ordem direta, para facilitar.

– Usar gírias e expressões clichês

– Não repassar as suas ideias com clareza.

-Coloque título apenas se for solicitado

O que não pode faltar?

Fig.2 – O que não pode faltar na sua redação!

Anote: a sua redação precisa estar clara, objetiva e focada no tema que foi pedido. Também não pode faltar coerência, pois a sua redação corresponde a um texto que deve ter estrutura, conforme já explicamos no início do nosso passo a passo.

Antes de começar a escrever, prepare um rascunho com as ideias que deseja que colocar no papel. Anote os itens que não poderão faltar como dados, fatos, entre outros que você vai abordar. Assim, você não vai se esquecer de nenhum detalhe importante.

Uma boa revisão também não pode faltar. Revise TUDO em relação aos aspectos gramaticais, coesão, pontuação, acentuação de palavra, uso de crase. Faça uma revisão final antes de entregar o seu texto.

Como treinar?

Como treinar redação? Anote todas as dicas do nosso passo a passo:

  1. Coloque redação no seu planejamento. SIM! Deixe a preguiça de lado e treine produção de texto com frequência. Para aprender, é necessário praticar.
  2. Ao treinar, deixe o celular desligado e foque a sua atenção apenas na redação.
  3. Cronometre o tempo gasto. Quanto tempo que demoro para começar a escrever? Minha redação fica pronta depois de quanto tempo? É fundamental que você avalie estes aspectos e procure sempre melhorá-los.
  4. Faça uma revisão após escrever, para conhecer os seus pontos fortes e fracos.
  5. Leia sempre! Esteja atento a tudo o que acontece ao seu redor: economia, política, conflitos, entre outros.
  6. Preste atenção ao feedback da sua correção. Tente identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los até o dia da prova do seu concurso. Não espere o edital ser divulgado para começar a treinar redação, pois quanto antes melhor.
  7. Você pode treinar redação 1 ou 2x na semana, dependendo do seu tempo disponível. Se durante a semana for muito corrido, que tal separar o fim de semana? Mas treine, pois é isso que fará a diferença. Pode ter certeza de que você vai melhorar a cada redação.
  8. Faça uma planilha com as notas da sua redação e o feedback de cada uma. Durante a sua preparação, procure ser estratégico. Assim, você vai ganhar tempo e produtividade.
  9. Nos simulados, aproveite para saber quanto tempo você gasta para fazer a redação e a prova. Simule como se realmente fosse a prova do seu concurso.
  10. Faça um resumo das notícias ou dados que encontrar. Isso pode ser muito útil para você usar como argumentação na sua redação.
  11. Conheça a organizadora e o perfil de correção. Identifique o que ela prioriza.
  12. Lembre-se de que tudo depende de você e do seu esforço. Independente da dificuldade que você tem, saiba que com determinação, esforço e dedicação é possível superar. Porém, é necessário estar disposto a pagar o preço para ter resultados. Você está?

Para acelerar a sua aprovação, a professora Flávia Rita conta com o curso teórico redação para concursos – texto dissertativo.

QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Nas aulas teóricas de Redação para Concursos, serão abordadas a teoria da redação e suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. O texto dissertativo, normalmente, é o mais escolhido pelas bancas organizadoras como tipo de redação para as provas nos concursos públicos. Durante o curso serão abordados assuntos relevantes para a construção de um texto dissertativo de sucesso. Serão explorados vários aspectos, como: estrutura textual, itens necessários para a produção de textos, coerência e coesão, aspectos linguísticos, o que se deve evitar em uma redação. Este curso é ideal tanto para quem está iniciando os seus estudos quanto para quem precisa revisar conteúdos ou aperfeiçoar o domínio de técnicas de redação.

QUERO COMPRAR O CURSO TEÓRICO DE REDAÇÃO PARA CONCURSO!

Que tal colocar todas as dicas em prática? Compartilhe o post nas suas mídias sociais e muito sucesso!

Não perca:

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?