fbpx

“Por meio de” ou “Através de”? Qual o certo?

Equipe Flávia Rita

Aprenda as diferenças entre as expressões "por meio de" ou "através de" e entenda quando usar corretamente cada uma delas.
“Por meio de” ou “Através de”?

Você sabe quando usar as expressões “por meio de” e “através de”? São elas sinônimos e, por isso, cabíveis uma no lugar da outra? Na verdade, não o são. Trata-se de expressões com sentidos distintos e cujo emprego inadequado pode resultar em erro gramatical. Não se engane, pode parecer uma coisa boba, porém em redações de concursos ou de exames vestibulares a penalização por esse desvio pode comprometer sua aprovação! Quer saber como usar essas expressões corretamente? Então siga lendo!

“Por meio de” ou “através de”? Quando usar cada um?

É muito comum achar que essas expressões são sinônimas. Contudo, não se engane! Os sentidos são diferentes e o uso de um pelo outro incorrerá em desvio morfossintático!

Vamos entender isso!

A locução prepositiva “através de” exprime sentido de movimento. Isso quer dizer que a utilizar para indicar um meio de execução é, gramaticalmente incorreto! Por exemplo:

Conseguiu sua liberdade através dos esforços do advogado.

Observe que essa frase está errada, pois não existe qualquer noção de movimento. Nesse caso, a locução tentou imprimir, na verdade, um sentido de meio, o que não atende à norma culta. Você deve perceber, então, que a locução “através de” somente deve ser usada para indicar um movimento físico, como nos seguintes casos:

A bola voou através da janela.

A árvore caiu através da rua.

Por outro lado, quando se pretender exprimir um sentido de instrumento ou de um meio de uma ação, o correto será empregar a locução “por meio de”. Veja:

Conseguiu sua liberdade por meio dos esforços do advogado.

Por meio do estudo, melhorou de vida.

Foi por meio do amor que ela se curou.

Uma dica para você que deve estar pensando: se eu não posso usar um no lugar do outro, o que eu posso usar?

Bem, isso é bem simples. Se “por meio de” exprime uma ideia de meio, você deve usar uma locução ou um termo que possua essa mesma ideia, certo? E qual seria essa palavra? Se você pensou em “mediante” ou em “por intermédio de”, você pensou corretamente! Ambas podem ser utilizadas como sinônimos de “por meio de”. Vamos ver?

Por meio de muito estudo, ela passou bem na prova. 

Mediante muito estudo, ela passou bem na prova. 

Por meio de seu amigo, João conseguiu falar com sua namorada. 

Por intermédio de seu amigo, João conseguiu falar com sua namorada. 

Note, contudo, que esses sinônimos apresentam um campo semântico levemente diferente. Isso significa que não serão cabíveis como sinônimos em todas as situações. Para isso, basta ver a ideia que se está querendo expressar e utilizar aquela palavra que melhor se enquadre.

 

Ficou alguma dúvida?

Como podemos ajudar você? Basta entrar em contato por meio do telefone:

Whatsapp:

Antes de ir embora, não se esqueça de clicar aqui e conferir os materiais GRATUITOS que separamos com todo o carinho para você :)! 

Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Muito sucesso e bons estudos!

 

Assista a uma aula demonstrativa.
redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?