/Português 1000 Frases: esse curso é para você?


Português 1000 Frases: esse curso é para você?

346

por: Equipe Flávia Rita

Esse texto é direcionado para nossos alunos que já tenham passado pelos cursos introdutórios e, agora, queiram fixar os conteúdos gramaticais com base em análise de itens. Nessa fase, muitos se perguntam qual o próximo passo para aprofundarem seus estudos e fixarem ainda melhor o conteúdo de língua portuguesa. Para isso, recomendamos o curso de 1000 Frases. Aqui, você irá entender para que ele serve e como está estruturado. Vamos lá?

PONTO #1. O QUE É O CURSO DE PORTUGUÊS 1000 FRASES?

Todos os estudantes que se preparam para concursos públicos sabem da importância de um estudo estratégico, direcionado aos perfis da banca, certo? Contudo, não será isso que o aluno encontrará no curso de Português 1000 frases.

Esse curso, na realidade, é estruturado com objetivo de se rever os conteúdos gramaticais de forma prática, sempre a partir da análise de frases recorrentes em provas de certames.

Ou seja, não é direcionado a uma banca específica, mas, sim, aos conteúdos teóricos de português que o aluno deve dominar para, ao chegar na prova, conseguir analisar quaisquer assertivas que apareçam.

Caso o aluno deseje fazer um curso específico para uma banca, o mais recomendável é que escolha produtos já direcionados, como as Preparações Permanentes Cespe e FCC, por exemplo. Porém, caso não haja publicação do edital e se o objetivo for rever a matéria de língua portuguesa de forma geral, o curso de 1000 Frases será perfeito.

Assim, tenha em mente:

  • Não é direcionado a nenhuma banca em especial;
  • Tem foco prático, com a revisão da teoria ocorrendo a partir da análise de frases;
  • É ideal para momentos pré-edital.

PONTO #2. PARA QUEM É RECOMENDADO O CURSO DE PORTUGUÊS CORREÇÃO DE 1000 FRASES?

O curso de Português 1000 Frases é direcionado aos alunos que se encontram em nível intermediário. Bem, você deve estar se perguntando: mas como eu sei se meu nível de língua portuguesa é básico ou avançado para provas de concurso? O significa nível intermediário? Vamos ver como entender isso.

Um aluno intermediário é aquele que já fez um curso introdutório e, por isso, já tem noção das matérias de português e das regras de gramática, contudo, ainda sente que necessita rever e praticar alguns conteúdos porque entende que qualquer questão de português pode ser determinante para a sua aprovação. Por exemplo, se um aluno já tiver terminado o curso Português Total, ele será considerado como de nível intermediário.

Para medir o nível de conhecimentos do aluno, são utilizadas cinco perguntas básicas:

  • Primeiro: ele sabe a nomenclatura dos conteúdos? Ou seja, consegue entender o que é, por exemplo, um sujeito inexistente? E, mais do que isso, consegue identificar outros possíveis nomes para o caso? Sabe apontar um exemplo em que ocorre?
  • Segundo: ele sabe identificar, ao menos, dois tipos de “se”, quaisquer que sejam?
  • Terceiro: ele entende o emprego de pronomes de tratamento e as regras de concordância?
  • Quarto: ele sabe a diferença entre predicação verbal, predicado e predicativo?
  • Quinta: sabe identificar algumas regras de acentuação, como, por exemplo, o porquê da palavra céu ser acentuada?

A partir dessas cinco perguntas, é possível traçar um diagnóstico a respeito do grau de conhecimento do aluno e, com isso, concluir se o curso Português 1000 Frases é para ele! Caso não saiba responder algumas dessas perguntas ou as responda sem uma relação lógica entre os conteúdos, então ele deverá optar por um curso básico.

PONTO #3. COMO É ORGANIZADO O CURSO DE 1000 FRASES?

O curso de 1000 frases é organizado de maneira a abordar todo o conteúdo de língua portuguesa de forma prática. Ou seja, você irá rever a teoria dos cursos introdutórios a partir da análise sintática de diversas frases.

As 1000 frases do curso foram selecionadas segundo a relevância de cada matéria, ou seja, na frequência que cada conteúdo é cobrado nas provas. Desse modo, serão vistos, por exemplo, mais frases de uso de “se”, de pronomes e de período composto do que frases de acentuação.

Com o curso, o aluno receberá uma apostila de 1000 frases, a qual tem o objetivo de esquematizar o conteúdo. Entretanto, esse material não traz abordagem teórica, de maneira que, para rever ou para estudar cada ponto da disciplina, recomenda-se ao aluno o fazer pelo livro Português Descomplicado.


Quer conhecer mais a metodologia e entender, na prática, como é o curso CORREÇÃO DE 1000 FRASES PARA CONCURSO? Então, clique AQUI e faça uma aula gratuita! Caso deseje adquirir o curso de uma vez, você só precisa apertar no nome do curso! 

Não deixe de conhecer nosso livro PORTUGUÊS DESCOMPLICADO, atualizado com as recentes alterações no conteúdo de Redação Oficial!


PONTO #4. O QUE VOCÊ VAI VER E FAZER NO CURSO DE 1000 FRASES?

No curso, serão analisadas diferentes frases acerca de cada conteúdo da língua portuguesa. Veja o segundo exemplo de frases relacionadas ao uso do “que”, em que o aluno deveria indicar a função desempenhada:

  • Todos percebiam a mulher que ela era.

R: Ela (sujeito) era (VL) a mulher (predicativo do sujeito). Logo, o “que” exerce a função de predicativo do sujeito.

  • Os ideais a que os políticos aludem nem sempre se cumprem.

R: Os políticos (sujeito) aludem (VTI) aos ideais (OI). Logo, o “que” exerce a função e objeto indireto.

  • A solução que faltava seria providenciada por Deus.

R: Faltava (VI) a solução (sujeito). O “que”, aqui, funciona como sujeito.  

  • Os riscos a que os adolescentes se expõem devem ser avaliados pela família.

R: Os adolescentes (sujeito) se expõem (VTI) aos riscos (OI). O “que” exerce função de OI.

  • Nem tudo que acontece pode ser explicado objetivamente.

R: Tudo (sujeito) acontece (VI). O “que” exerce função de sujeito.


Esse conteúdo esclareceu suas dúvidas? Ficou claro o que é e para que serve o curso de Português 1000 Frases? Acha que esse produto é adequado para você? Se tiver alguma outra pergunta ou quiser nos recomendar algum conteúdo, não deixe de nos avisar nos comentários!

Deixe seu Comentário

Comentários