/Português para concurso: 5 dicas para gabaritar os exercícios!


Português para concurso: 5 dicas para gabaritar os exercícios!

288

por: Equipe Flávia Rita

Fazer exercício é uma das principais estratégias para você gabaritar as provas de português para concurso e neste post você vai conferir 5 dicas para você gabaritar os  exercícios e conquistar a sua aprovação no concurso público. Vamos lá?

1- Mensure a sua evolução

Não adianta estudar português para concurso ou qualquer outra disciplina e não acompanhar a sua evolução. É fundamental que você mensure os seus acertos/erros em cada tópico.

  • Faça uma planilha para organizar as disciplinas e os assuntos que serão estudados
  • Coloque o percentual (%) de acerto/erro
  • Mensure a sua evolução

Ao quantificar os seus acertos/erros você vai conseguir conhecer as suas principais dificuldades e saná-las. Isso será o diferencial para a sua aprovação.

2- Revise os exercícios

Sabe as questões mais trabalhosas de português para concurso? Sabe os exercícios que você quebrou a cabeça para resolver? Separe-os para fazer uma revisão depois. Você pode anotar as questões em um caderno ou deixá-las separadas em um arquivo do seu computador.

Algumas semanas antes da sua prova, refaça estas questões. Tente identificar:

  • Motivos do erro
  • Avalie se você não sabe o conteúdo ou o esqueceu
  • Fez a questão com pressa?

Ao fazer este tipo de análise, você vai conseguir entender o porquê você errou e o que pode fazer para não errar mais. Ao revisar e refazer estes exercícios, o assunto também ficará armazenado na sua memória.

3- Faça uma lista dos assuntos que errar

Faça uma lista dos assuntos que errar nas questões. Por exemplo, se ao resolver exercícios de português para concurso errar, por exemplo, itens de verbo, crase, regência, concordância, entre outros, elabore uma lista.

Desta forma, você vai separar os itens que está mais errando, para fazer uma revisão deles depois. Isso vai otimizar os seus estudos e reforçar ainda mais o seu conhecimento na disciplina.

4- Faça questões antes da teoria

Antes de estudar a teoria de português para concurso, que tal fazer exercício? Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto faça exercícios. Isso vai ajudar você a ter uma compreensão melhor sobre a matéria e fixar o seu aprendizado.

Por exemplo, antes de estudar crase ou regência faça 10 questões. Assim, você assimila melhor o conteúdo.

5- Marque no seu material teórico os itens mais recorrentes

Ao resolver uma bateria de exercício de português para concurso, marque no seu material teórico os itens que forem mais recorrentes. Faça uma lista dos verbos que mais cobrados, grife o seu material de estudo, faça anotações relevantes, entre outros.

O foco é deixar seu material teórico marcado com o que você for estudando durante a resolução de questões. Isso vai otimizar as suas revisões, sobretudo na reta final da prova do seu concurso

Agora, é com você!

Fazer exercício de português para concurso é importante, pois:

  • Ajuda na memorização do conteúdo
  • Você vai conhecer melhor o perfil e o estilo da banca do seu certamente
  • Auxilia a descobrir os itens mais recorrentes e mais cobrados

Quanto mais exercícios resolver, melhor. Depois das dicas, que tal começar a treinar questões? Qual assunto tem mais dificuldade? Bons estudos e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais.

Não perca:

Deixe seu Comentário

Comentários