/Possíveis temas de redação ENEM que você deveria estar de olho!


Possíveis temas de redação ENEM que você deveria estar de olho!

250

por: Equipe Flávia Rita

Todos os vestibulandos já devem estar a todo vapor e nenhum deles fica despreocupado quando o assunto é a prova de redação do ENEM. O temor por encarar um tema difícil ou que não tenha sido bem estudado ao longo do ano aflige a todos e, para tentar remediar isso, muitos procuram saber quais assuntos têm mais chances de aparecerem na prova. Em razão dessas dúvidas, decidimos fazer esse texto, abordando temas com alta chance de serem cobrados na prova discursiva do Exame Nacional. Para cada tema, procuramos explicar alguns aspectos e os porquês de eles serem considerados importantes!

TEMA 1. MEIO AMBIENTE E BARRAGENS

Com o desastre do rompimento da barragem de Mariana em 2015 e, recentemente, a ocorrência de um caso semelhante em Brumadinho, muito tem sido discutido a respeito dos modelos adotados pelas mineradoras, assim como acerca da eficiência das legislações ambientais. Além disso, a mobilização social e o grande impacto ambiental já fizeram com que o setor político se mobilize no sentido de alterar os marcos legais relativos à construção dessas barragens.

As chamadas barragens com alteamento à montante, utilizadas pela Vale em alguns casos, e consideradas como o modelo mais barato e um dos menos seguros, passaram a ser proibidas após o acidente, com partir da publicação de uma resolução da Agência Nacional de Mineração – ANM. Esses eventos têm colocado em xeque não só as políticas ambientais de prevenção do governo brasileiro como também o modelo extrativista adotado nas áreas de mineralmente ricas.

Com o recente desastre, as chances de temas relacionados, em termos macros, ao meio ambiente e, em aspectos micros, às barragens de alteamento à montante tornam-se bons candidatos para aparecer em sua prova.

TEMA 2. HOMESCHOOLING OU EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Recentemente, no final de 2018, o STF julgou a questão referente ao chamado “Homeschooling” ou ensino domiciliar (STF, Plenário, RE 888815/RS, 12/09/2018) . Após longos debates, a Corte constitucional decidiu não ser permitida a prática, em território brasileiro, até que surja lei regulando a matéria. Conforme pontuaram alguns ministros, a prática não é vedada em absoluto pela Constituição de 1988, mas ela também não o permite e, por isso, sua realização dependeria de lei específica minudenciando os pormenores do processo de ensino.

Mais recentemente, o Executivo federal colocou como meta dos 100 primeiros dias de governo a regulamentação dessa questão. Portanto, caso seja aprovada, a legislação irá autorizar o homeschooling em sede brasileira.

Em razão das polêmicas envolvidas e dos diversos desdobramentos que os debates trazem, esse pode ser um tema bastante interessante para aparecer em sua prova!

TEMA 3. REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Quem acompanha os noticiários (algo que todo vestibulando deveria fazer, rs), já sabe da relevância que esse tema tem assumidos nos últimos meses. Apontado como questão central do governo e sendo, por isso, responsável por diversas das atuais crises políticas que têm ocorrido, a reforma da previdência será a determinante dos próximos meses. Caso passe, poderá ensejar um aumento dos investimentos externos no país além de dar fôlego fiscal para os futuros governos. Se, contudo, fracassar, poderá levar o país uma situação ainda mais crítica do ponto de vista das contas públicas.

A despeito de haver uma quase consenso no sentido de que a reforma é necessária, muitos discordam do modelo que tem sido apresentado, considerado como excessivamente duro com os mais pobres.

Independentemente do posicionamento individual do estudante, ele deverá estar atento aos desdobramentos do assunto e, principalmente, a par dos argumentos apresentados por ambos os lados. Assim, caso esse tema resolva aparecer na prova, poderá se colocar de maneira clara e pertinente a respeito dos principais problemas.


Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de comentar abaixo nos dando sua opinião! Se tiver alguma dica ou caso queira ver algum assunto publicado aqui, nos avise nos comentários!

Deixe seu Comentário

Comentários