fbpx

PUBLICADO! Edital para CFO – Bombeiros/MG/2020

Equipe Flávia Rita

Públicado o edital do Curso de Formação de Oficiais - CFO - Bombeiros/MG -, com previsão de 30 vagas. Com as provas sendo realizadas em janeiro, agora é a hora de intensificar seus estudos e garantir a sua posse.
Edital Publicado CFO - Bombeiros/MG

Foi publicado o Edital para o Curso de Formação de Oficiais para Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CFO – Bombeiros/MG/2020). O concurso será organizado pela Fundep, estando previstas de 30 vagas. O Curso de Formação de Oficiais é destinado a alunos com ensino médio completo que desejam adentrar no Corpo de Bombeiros do estado. Se esse é o seu sonho, a partir de agora, você deverá apertar os ritmos de estudos, organizando as matérias de forma mais estartégica a fim de garantir a sua aprovação. Para isso, um domínio da disciplina de Língua Portuguesa com ênfase na banca responsável pelo certame será essencial.

Visão geral do Edital do Curso de Formação de Oficiais – CFO – Bombeiros/MG/2020

BANCA: FUNDEP

VAGAS: 30

INSCRIÇÃO:  22 de novembro a 21 de dezembro de 2020.

TAXA: R$ 180,16

DATAS DAS PROVAS: 10 de janeiro  de 2021

REQUISITO DE ESCOLARIDADE: Ensino médio completo.

REMUNERAÇÃO: R$ 6.519,44

Do Processo Seletivo para o CFO – Bombeiros/MG

O processo seletivo para o CFO – Bombeiros/MG será desenvolvido em 03 (três) fases:

Das fases do concurso

FASE Provas Caráter Valor
1ª Fase Prova Objetiva Classificatório e Eliminatório 100 pontos
Prova de Redação Classificatório e Eliminatório 50 pontos
2ª Fase Exames Médicos Preliminares e Complementares Eliminatório
Avaliação Psicológica Eliminatório
3ª Fase Teste de Capacitação Física (TCF) Classificatório e Eliminatório 20 pontos
Exame Toxicológico Eliminatório
TOTAL DE PONTOS 170 pontos

Da Prova Objetiva 

A Prova Objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, referente ao Ensino Médio, com pontuação por disciplina distribuida conforme as prescrições do edital.

As questões de múltipla escolhar serão compostas de 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma delas considerada correta.

A nota final da Prova Objetiva será obtida pela soma das notas conquistadas em cada conteúdo, sendo a nota máxima igual a 100 (cem) pontos.

A Prova Objetiva terá os seguintes conteúdos, distribuição de valores e questões:

Distribuição de questões e valores

CONTEÚDOS Nº DE QUESTÕES VALOR QUESTÃO PONTOS
Matemática 5 questões 3 15 pontos
Língua Portuguesa 5 questões 3 15 pontos
Física 5 questões 3 15 pontos
Química 5 questões 3 15 pontos
Geografia 5 questões 2 10 pontos
Biologia 5 questões 2 10 pontos
Inglês 5 questões 1 5 pontos
Direitos Humanos 5 questões 1 5 pontos
História 5 questões 1 5 pontos
Literatura Brasileira 5 questões 1 5 pontos
TOTAL 50 questões 100 pontos

Os portões serão abertos às 12h00min e fechados impreterivelmente às 13h00min (horário oficial de Brasília/DF).

O tempo permitido para a realização das provas da 1ª Fase será de, no máximo, 05 (cinco) horas.

Prova de Redação

A Prova de Redação versará sobre tema contemporâneo de conhecimento geral, no valor máximo de 50 (cinquenta) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos a ela.

Somente serão corrigidas 120 (cento e vinte) redações, daqueles candidatos melhores classificados que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos atribuídos à Prova Objetiva.

Número de redações a serem corrigidas

Masculino Feminino
108 12
Total: 120

A redação deverá evidenciar o domínio da linguagem e o aprofundamento do pensamento e capacidade de argumentação do candidato.  

Critérios de correção da Prova de Redação

Na avaliação das redações, serão adotados os seguintes critérios:

ASPECTOS AVALIADOS DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO TOTAL DE PTOS PTOS DESCONT. P/ERRO
Pontuação, ortografia e apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) – (PO) 10,0 pontos 1,25 ponto
Morfossintaxe (morfologia e sintaxe) – (M) 10,0 pontos 1,25 ponto
Seleção vocabular (adequação vocabular e adequação à situação linguística e ausência de marca da oralidade) – (SV) 10,0 pontos 2,50 ponto
Coesão e coerência (conexão e relação lógica entre as ideias, assim como sua distribuição entre as partes do texto) – (CC) 10,0 pontos 5,0 ponto
Compreensão e conhecimento do conteúdo proposto (relevância e propriedade de resposta à temática e ao tipo / gênero textual solicitado) – (CP) 10,0 pontos 5,0 ponto
TOTAL 50,0 pontos

A redação elaborada deve conter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) linhas.

O que for escrito além do espaço destinado ao candidato não será considerado, sendo o candidato penalizado pelos problemas de compreensão de sua resposta (PO, M, SV, CC e / ou CP).

Recursos da 1ª Fase – Prova Objetiva e Prova de Redação

Os prazos dos recursos referentes à primeira fase serão de 02 (dois) dias úteis contados a partir da publicação do resultado.

Conteúdo Programático de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CFO – Bombeiros/MG

O conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa avaliará os conhecimentos linguísticos dos candidatas nos campos textuais da gramática normativa, assim como o domínio em noções de literatura brasileira. Conforme disposição do edital, porderão ser cobrados os seguintes conteúdos:

Conhecimentos linguísticos e gramaticais:

  • Compreensão e interpretação de textos.
  • Conhecimentos linguísticos – norma culta: acentuação gráfica; classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, empregos; estrutura e formação de palavras; estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos; concordância verbal; concordância nominal; regência verbal; regência nominal; sinais de pontuação: emprego; emprego de sinal indicativo de crase; ortografia de acordo com a norma padrão, contemplando o Novo Acordo Ortográfico.
  • A variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua adequadas às várias situações de comunicação; linguagem verbal e não verbal; Funções de linguagem; Semântica: sinonímia e antonímia; polissemia e ambiguidade.
  • Elementos de textualidade, coesão e coerência textuais; Gêneros Textuais e Tipos de texto: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo; Paragrafação.

Noções de Teoria da Literatura:

  • A natureza da linguagem literária; figuras de linguagem; Gêneros Literários; Estilos de época da literatura brasileira: contexto histórico, características, principais autores e suas obras.
  • Análise de textos literários.
  • Estudo de obras literárias: intertextualidade, metalinguagem e elementos estruturadores. Textualização do discurso poético e suas implicações na produção de sentido.

Redação em Língua Portuguesa

A prova avaliará, especialmente, as habilidades de produção textual, além da habilidade de leitura de texto(s) motivador(es). Na prova de redação serão aferidas as habilidades de organização e exposição de ideias, bem como a correção gramatical e emprego da norma padrão da língua portuguesa.

O texto elaborado pelo candidato deverá apresentar as seguintes características: pertinência e relevância dos argumentos em relação à proposta apresentada; estruturação lógica e coerente das ideias; expressão clara e concisa; propriedade vocabular; emprego adequado dos mecanismos de coesão, de paragrafação e de sinais de pontuação.

Caso você queira um curso direcionado para a banca FUNDEP, confira nossos Cursos:

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre quais os cursos deve adquirir ou sobre qual deve ser o mais recomendado para você nessa fase final da sua preparação, não deixe de entrar em contato com nossos consultores pelo telefone

Estamos sempre prontos para poder ajudar você a fazer a escolha que mudará a sua vida!

Caso tenha algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários.

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO