fbpx

Redação cebraspe : como tirar a nota máxima? Temas e dicas para você treinar e gabaritar!

Equipe Flávia Rita

Já imaginou se você gabarita a prova objetiva, mas perde a SUA vaga por causa da redação? Por isso, tirar uma nota alta na redação é o diferencial para a sua posse.
Redação cebraspe : como tirar a nota máxima? Temas e dicas para você treinar e gabaritar!

Como gabaritar a redação cebraspe? Como fazer um texto dentro dos padrões exigidos pela banca? Assim, a organizadora será a responsável por vários concursos como a Polícia Civil do Distrito Federal e Departamento Penitenciário Nacional.  Além disso, também, já organizou outros certames como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, entre outros. Nesse post, você confere as melhores dicas para tirar a nota máxima na redação. Vamos lá?

Redação cebraspe: forma de cobrança

A redação elaborada pelo Cebraspe é dividida em:

  • Texto motivador
  • Tema ( o que você vai abordar na sua redação, ou seja, o assunto)
  • Tópicos para você escrever na elaboração da sua redação

Geralmente, a estrutura da redação ( discursiva) é objetiva. Nesse contexto, a organizadora a organizadora apresenta o assunto de forma geral e os comandos de forma específica por meio de tópicos. Por isso, para gabaritar a redação Cebraspe é importante que o candidato tenha domínio da estrutura, conhecimento e treine.

Temas cobrados pelo cebraspe

Na tabela abaixo, você confere alguns temas que foram cobrados pelo Cebraspe em alguns certames:

Redação Cebraspe: 52 temas para você treinar, agora. Clique aqui e confira!

Estrutura da redação

A introdução da redação cebraspe deve ser feita de forma objetiva. Assim, o assunto deve ser apresentado de forma clara e também é importante que o candidato destaque a sua importância ou o seu impacto para a sociedade. Além disso, a progressão da redação deve ser feita por meio do uso dos conectores. Logo, é imprescindível que você tenha domínio do assunto, combinado?

Além disso, o Cebraspe, geralmente, solicita proposta de solução para o tema do texto. Assim, procure mostrar, na sua redação, pelo menos, duas ações ou alternativas para o assunto. Não se esqueça de que os tópicos da redação  devem ser feitos seguindo as exigências da banca.

Redação cebraspe: dicas básicas

  • Respeite a margem da folha de redação
  • Cuidado com rasuras
  • Escreva a redação Cebraspe com letra legível
  • Cuidado para não fugir do tema proposto pela organizadora
  • Mantenha-se sempre atualizado
  • Título na redação? Apenas se a banca exigir
  • Tenha domínio do assunto.  Mostre para o examinador que você, realmente, conhece o tema.

Como treinar redação e gabaritar?

A melhor estratégia para você gabaritar a redação cebraspe, é treinar. Nesse contexto, por exemplo, um dos maiores erros é treinar redação quando o edital for publicado. Por isso, quanto mais cedo você começar a treinar, melhor. Logo, o primeiro passo é separar, no seu cronograma, um horário específico para treinar redação.

A sua rotina é apertada? Então, que tal separar duas horas no fim de semana? Lembre-se de que é necessário ter dedicação, para conquistar os resultados que almeja. Assim, você pode separar alguns temas e treinar conforme o seu planejamento de estudo.

Cronometre o tempo de redação. É fundamental saber quanto tempo gasta. Ou seja, você precisa conhecer os seus pontos fracos, para saná-los, até o dia da prova.

Curso específico de redação cebraspe

A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em português e redação para concurso público, preparou e desenvolveu um curso de redação específico para o Cebraspe. Nas aulas, ela vai abordar, de forma estratégica, os assuntos cobrados pela organizadora e fará você desenvolver as habilidades necessárias para escrever redação com segurança e gabaritar a sua prova.

Dessa forma, o curso é ideal tanto para quem NÃO tem base NENHUMA em redação, quanto para quem já tem base e sabe da importância de treinar de forma constante. Completo, o curso Oficina de Redação para o Cebraspe contempla a parte teórica e prática:

Na parte teórica você vai aprender como estruturar o texto dissertativo de acordo com os padrões do Cebraspe e contar com a correção detalhada e personalizada de 10 redações. Assim, você vai conseguir aprender, treinar e gabaritar redação Cebraspe.

CLIQUE AQUI PARA APROVEITAR A OPORTUNIDADE E COMEÇAR A TREINAR REDAÇÃO, AGORA!

Ficou alguma dúvida? Quer conversar com a gente sobre o curso ou tirar alguma dúvida? Então, aguardamos o seu contato por meio do telefone:

WhatsApp: +553132960590

Qual o seu próximo concurso? Deixe o seu comentário e compartilhe o conteúdo nas suas mídias sociais!

 

 
Assista a uma aula demonstrativa.
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?