fbpx

Redação discursiva Cespe: guia completo para você aprender!

Equipe Flávia Rita

Redação discursiva Cespe: guia completo para você aprender!

Neste post, preparamos um guia completo para você aprender tudo sobre a redação cespe/Unb. Nas próximas linhas, você vai aprender com clareza e objetividade como elaborar uma redação discursiva Cespe e aprender a escrever para tirar uma nota alta e conseguir a sua classificação. Vamos, nessa?

Estude o tema!

O que fará a diferença na sua nota para a redação discursiva Cespe é o seu conhecimento sobre o tema. Claro que saber escrever, dividir os parágrafos da maneira correta e dominar o português é importante, mas saber apresentar o seu raciocínio e conhecimento sobre o assunto é imprescindível.

Por que dominar o conteúdo é importante? Simples: ele será o responsável por 90% da sua nota. Ou seja, 10%, geralmente, vão para os aspectos gramaticais ou estruturais do seu texto. Mas, a pontuação pode variar de uma prova para a outra.

Na sua redação você deve mostrar para a banca que domina o assunto, e que sabe mais detalhes que são cobrados na prova objetiva, ou seja, ter raciocínio e saber desenvolver necessariamente o que está sendo pedido.

Redação discursiva Cespe: erros que você não deve cometer!

É normal errar nas provas discursivas! Afinal, no dia da prova o candidato pode estar nervoso, ansioso e estressado. Mas, é fundamental evitar alguns erros e que podem te prejudicar. Por isso, é importante saber desenvolver equilíbrio emocional para escrever e planejar bem a sua redação. 

Quais erros você deve evitar ao fazer uma redação discursiva Cespe?

Entre os mais comuns: fugir do tema (já conversamos sobre o quanto é essencial você conhecer sobre o assunto), saber a grafia correta das palavras, pontuação, entre outros que vamos abordar. Vamos, lá?

Cuidado ao escrever os seus parágrafos. Nem pense em usar palavras muito difíceis ou rebuscadas, por exemplo. Além disso, os seus parágrafos devem ser proporcionais. Óbvio que não precisam ficar completamente iguais, mas devem ter estruturas semelhantes.

Se você fizer parágrafos desproporcionais, pode indicar que priorizou alguns assuntos em relação a outros. A sua redação discursiva Cespe/Unb deve ser harmônica e equilibrada.

Outro erro comum é fazer períodos muito longos e extensos. E isso pode trazer vários problemas para a sua redação. Frases longas cansam para serem lindas, não acha? Ao ler um texto, por exemplo, você não tem preguiça de ler aqueles períodos extensos?

Além de serem exaustivos, cansam o cérebro de quem está lendo e podem deixar a sua redação confusa. Portanto, cuidado com as suas frases e nunca se esqueça de usar o ponto final dentro de cada parágrafo que escrever.

Você tem o hábito de escrever na forma direta? Se não, pode começar. Frases na ordem indireta podem deixar o seu texto confuso! Para evitar qualquer tipo de erro, use a velha e conhecida regra: sujeito + verbo + complemento.

Outra dica: não é para dar a sua opinião na redação. O examinador não quer saber o seu candidato favorito à presidência, mas o seu conhecimento sobre o tópico cobrado. Logo, não comece a escrever o que você pensa, mas foque em desenvolver o seu conhecimento e raciocínio sobre o assunto cobrado.

Para finalizar este tópico do nosso guia, não se esqueça de que o tema é o seu aliado. É ele que vai  ajudar você a conquistar a sua vaga.

  • Não fuja do tema
  • Mostre que você domina o assunto
  • Leia os tópicos com atenção
  • Desenvolva o raciocínio de acordo com o que foi solicitado pela organizadora
  • Grife as palavras chaves

Temas de redação discursiva Cespe

Separei alguns temas, que foram cobrados em provas, para você conhecer a forma de cobrança da banca Cespe.

ABIN – 2018 – Agente de Inteligência

Denominamos “cooperação descentralizada” as iniciativas de cooperação protagonizadas pelas administrações locais e regionais, especialmente governos municipais e estaduais. Essa cooperação descentralizada expressa o surgimento, na América, de uma nova forma de cooperação, a partir do envolvimento da sociedade fronteiriça e de atores políticos locais. Nesse tipo de cooperação, vê-se alto nível de articulação da comunidade fronteiriça em detrimento do governo central.
Renata Furtado. 35 anos da lei da faixa de fronteira: avanços
e desafios à integração sul-americana. In: Revista Brasileira de
Inteligência, n.º 9. ABIN, 2015 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, redija um texto dissertativo a respeito do papel dos governos municipal, estadual e federal nas relações políticas e sociais nas áreas de fronteira do Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes tópicos.

1 A fronteira como espaço geopolítico e espaço de relações sociais. [valor: 10,00 pontos]

2 Distintas relações do Brasil com os países vizinhos e principais problemas presentes nas regiões fronteiriças. [valor: 18,00pontos]

3 Papel da área de inteligência na análise das questões relacionadas às fronteiras. [valor: 10,00 pontos]

Concurso Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE/PR) – 2016

Cargo: Analista de Controle – Administração

A comunicação organizacional refere-se ao intercâmbio da informação entre os servidores de uma organização. Embora o processo de comunicação organizacional esteja sujeito a eventuais contratempos, é fundamental que ele seja estabelecido de modo a contribuir para que a organização alcance seus objetivos. Para tanto, é necessário que o administrador tenha conhecimentos a respeito desse processo.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija, de maneira sucinta, um texto dissertativo a respeito do processo de comunicação organizacional, abordando os canais formais e informais de comunicação.

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  1.   Defina canais de comunicação. [valor: 0,75 ponto]
  2.   Enumere os tipos de canais formais. [valor: 1,00 ponto]
  3.  Descreva cada tipo de canal formal. [valor: 2,00 pontos]
  4.   Defina canais informais de comunicação. [valor: 1,00 ponto]

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho 8ª região – 2016

Cargo: Analista Judiciário – Área administrativa

Um tribunal regional eleitoral elaborou o seu plano estratégico junto à cúpula de juízes. Do ponto de vista administrativo, o plano foi bem elaborado, no entanto a estratégia não está sendo alcançada. A maioria dos servidores não tem conhecimento da missão, da visão de futuro, dos valores, nem sabe associar ao plano estratégico as atividades que executa no dia a dia do órgão. O mapa estratégico passou a ser um mero cartaz sem significado nas paredes do tribunal.

Considerando que o princípio constitucional da eficiência vem ganhando cada vez mais destaque nos processos de gestão judiciária e administrativa das cortes judiciais brasileiras; e considerando ainda que, para o alcance da eficiência, é necessário que os órgãos do Poder Judiciário revisem suas estruturas, sua forma de funcionamento e, sobretudo, disponham de um plano bem estruturado para executar adequadamente a estratégia e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, redija um texto dissertativo a respeito do plano estratégico do tribunal do caso hipotético descrito. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  1. Discorra sobre planejamento estratégico e sua finalidade. [valor: 10,00 pontos]
  2.  Defina missão, visão e valores organizacionais. [valor: 10,00 pontos]
  3.  Explique o que são objetivos estratégicos. [valor: 8,00 pontos]
  4.  Aponte as possíveis falhas na execução da estratégia e as possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada. [valor: 10,00 pontos]

 

cursos banca cespe

 

Concurso Tribunal Regional Eleitoral Piauí -2016

Cargo: Analista Judiciário – Área Judiciária

No Brasil, a legislação sobre compras públicas foi inovada com a introdução da Lei n.º 12.462/2011, conhecida como Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 7.581/2011.

Considerando essas informações, redija um texto dissertativo sobre a introdução do RDC no ordenamento jurídico brasileiro, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos:

  1. a motivação para sua criação; [valor: 2,00 pontos]
  2.  exigências aplicáveis ao objeto da licitação; [valor: 2,00 pontos]
  3.  objetivos expressos na Lei do RDC; [valor: 2,50 pontos]
  4.  diretrizes relativas às licitações e aos contratos administrativos. [valor: 3,00 pontos]

Agente Polícia Federal – 2018

A RESPONSABILIDADE PENAL NO BRASIL

Em seu texto, posicione-se, de forma clara e fundamentada, a respeito da redução da maioridade penal [valor: 4,00 pontos] e discuta os
seguintes aspectos:

1 proteção da criança e do adolescente pelo Estado; [valor: 2,80 pontos]

2 redução/aumento da violência e tratamento dos adolescentes em conflito com a lei como adultos; [valor: 2,80 pontos]

3 papel do poder público na elaboração de políticas sociais com potencial de reduzir o envolvimento de adolescentes com a
violência no Brasil. [valor: 2,80 pontos]

2018- Analista Judiciário – área administrativa-STJ

A prestação dos serviços pelos órgãos públicos é considerada, por grande parte da população, como muito lenta e de baixa qualidade. Em muitos casos, a pouca qualidade desses serviços está atrelada à questão orçamentária ou à incapacidade de organização do gestor administrativo, podendo, ainda, estar relacionada com a demanda excessiva exercida sobre certos órgãos e setores, como são os casos de órgãos prestadores de serviços nas áreas de saúde e justiça.

Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da busca pela
excelência na prestação dos serviços públicos que responda aos seguintes questionamentos.

1 Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos? [valor: 20,00 pontos]

2 Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade? [valor: 18,00 pontos]

2018 – Analista Administrativo – STM

Na trajetória da administração pública brasileira, destacam-se o modelo burocrático, associado ao poder racional-legal, e o modelo
gerencialista, representado pela nova administração pública. Discorra sobre os seguintes tópicos, relacionados a esses dois modelos:

1 contextos em que esses modelos surgiram; [valor: 9,00 pontos]
2 propósito de cada um desses modelos; [valor: 9,00 pontos]
3 princípios e práticas norteadores (apresente, ao menos, três para cada modelo). [valor: 20,00 pontos]

2018 – Analista Administrativo – TRE TO

Redija um texto dissertativo acerca das propriedades da gestão de processos na administração pública, considerando a utilidade dessa
técnica para a melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.

1 Descreva os dois tipos de processos — primários e de apoio — e o modo como se dão na administração pública.
[valor: 3,00 pontos]

2 Discorra sobre como se manifesta a hierarquia típica da gestão de processos no caso da emissão de certidão negativa de débitos
para um cidadão pela secretaria de fazenda de seu estado, citando, pelo menos, quatro procedimentos e seus respectivos níveis
na referida hierarquia. [valor: 3,00 pontos]

3 Discorra sobre as boas práticas da gestão de processos em relação a documentos, desempenho, terminologia na redação,
parâmetros de desempenho e adaptação à estrutura organizacional. [valor: 3,50 pontos]

2018 – Escrivão – Polícia Federal

O preâmbulo da Constituição Federal de 1988 (CF) dispõe que o Estado democrático se destina a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

A missão das forças policiais é garantir ao cidadão o exercício dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF e nos instrumentos internacionais subscritos pelo Brasil (art. 5.º, § 2.º, da CF). O cumprimento dessa missão exige preparo dos integrantes das corporações policiais, que devem perseguir incansavelmente a verdade dos fatos sem se afastar da estrita observância ao ordenamento jurídico vigente, que deve ser observado por todos, em respeito ao Estado democrático de direito.
Wlamir Leandro Motta Campos. Polícia Federal e o Estado democrático. Internet: <www.direitonet.com.br> (com adaptações).

O Brasil se efetivou como um país democrático de direito após a promulgação da CF — também chamada de Constituição Cidadã, por contar com garantias e direitos fundamentais que reforçam a ideia de um país livre e pautado na valorização do ser humano. Com a ruptura do antigo sistema ditatorial, o Estado tinha a necessidade de resgatar a importância dos direitos humanos, negligenciados até então, porquanto, desde 1948, havia-se erigido a Declaração Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Já no art. 1.º da CF, afirma-se a condição de Estado democrático de direito fundamentado em cidadania e dignidade da pessoa humana. O Brasil, por ser signatário de tratados internacionais de direitos humanos, tem como princípio, em suas relações internacionais, a prevalência dos direitos humanos.

Yara Gonçalves Emerik Borges. A atividade policial e os direitos humanos. Internet: <www.ambitojuridico.com.br> (com adaptações).

A partir das ideias dos textos precedentes, que têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

O PAPEL DA POLÍCIA FEDERAL NO APRIMORAMENTO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Em seu texto,

1 discorra sobre o papel constitucional e social da Polícia Federal e sua relação com os direitos humanos; [valor: 4,00 pontos]

2 cite contribuições da Polícia Federal relevantes para a manutenção do Estado democrático de direito, especialmente relacionadas
aos direitos humanos; [valor: 4,00 pontos]

3 apresente sugestões de implantação de ações e(ou) projetos que possam contribuir futuramente para o aprimoramento da
democracia brasileira. [valor: 4,40 pontos]

Não sei o tema. E, agora?

Acredite: pode acontecer! O que você faz? Vai deixar a redação discursiva em branco? Nem pensar! Você deve tentar ganhar alguns pontos, e pode ter certeza de que eles podem fazer a diferença na sua reta final.

Se você deixar a questão em branco, vai perder as suas chances de passar. Então, o que fazer se não dominar o assunto?

  • Recebeu a prova? Leia a discursiva com muita cautela, para saber o assunto abordado. Identifique palavras chaves e concentre-se no TEMA, não é no texto de auxílio, ok? Fique atento as palavras chaves para você identificar.
  • Ao começar a fazer a sua prova objetiva, tente encontrar palavras que sejam relacionadas e tente, mentalmente, montar a estrutura da sua redação. Desta forma, você pode relembrar detalhes do seu estudo, para abordar os seus conhecimentos.
  • Começou a fazer a sua redação discursiva Cespe? Responda o que a banca pede. As provas objetivas podem te ajudar a lembrar detalhes importantes. Lembre-se de que é essencial manter a tranquilidade, para isso!
  • Antes de começar a escrever, levante e vá ao banheiro. Relaxe o seu corpo, estique e movimente-se. Beba água. Isso vai ajudar você a voltar relaxado e mais concentrado para a prova.
  • Fique atento ao tempo de prova. Saiba distribuir o seu tempo entre a prova objetiva e a sua redação discursiva. Por isso, quando estiver treinando redação, não se esqueça de cronometrar, para saber quanto tempo gasta na produção do seu texto.
  • Leia com atenção o edital do seu concurso para ficar por dentro dos aspectos cobrados na sua redação discursiva Cespe. Treine redação semanalmente, assim como, você estuda para a sua prova objetiva.
  • Nunca se esqueça de revisar a sua prova discursiva Cespe. Observe com calma e muita atenção erros relacionados à crase, à regência nominal e verbal, à ortográfica, ou seja, em relação à gramática. Esteja sempre atento em fazer a sua prova de acordo com o assunto cobrado, pois se fugir do tema pode perder a sua vaga.

Assim, aos poucos, você vai conseguir desenvolver o seu raciocínio e ganhar velocidade para aprender a responder as questões. Faça provas discursivas Cespe/Unb anteriores que foram cobradas para o seu cargo.

Dicas de estudo: concurso Cespe

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita preparou o curso Oficina de Redação Cespe. 

É  um curso prático completo que tem por objetivo orientar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias para a construção de questões dissertativas seguindo as diretrizes estabelecidas pela banca organizadora CESPE. Esse é um curso prático, com discussão dos temas e dicas de escrita.

QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Qual a sua maior dificuldade na redação? Envie o seu comentário para a gente e não se esqueça de compartilhar estas dicas nas suas redes sociais.

Não perca:

 
 
Assista a uma aula demonstrativa.
tjma

TJMA: certame terá questões objetivas de português, redação e estudo de caso

Certame visa preencher 41 vagas imediatas mais cadastro reserva para os cargos de Técnico Judiciário, Oficial de Justiça e Analista Judiciário. Os salários iniciais são de R$ 4.960,21, R$7.724,00 e R$9.234,83, respectivamente, além do auxílio alimentação de R$1.750,00. Continue a leitura e saiba mais detalhes do edital. Ao final, baixe o e-book gratuito com questões comentadas e provas anteriores do Instituto Consulplan e comece a se preparar!

Read More »
TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?