/Redação discursiva Cespe: guia completo para você aprender!


Redação discursiva Cespe: guia completo para você aprender!

1060

por: Equipe Flávia Rita

É só saber que você vai ter que encarar uma redação discursiva Cespe, que entra em pânico? Tem vontade de desistir do concurso e tentar outro? Jogar tudo para o alto? Não precisa entrar em desespero, porque este guia foi feito para você.

Nas próximas linhas, você vai aprender com clareza e objetividade como elaborar uma redação discursiva Cespe e aprender a escrever para tirar uma nota alta e conseguir a sua classificação. Vamos, nessa?

Estude o tema!

O que fará a diferença na sua nota para a redação discursiva Cespe é o seu conhecimento sobre o tema. Claro que saber escrever, dividir os parágrafos da maneira correta e dominar o português é importante, mas saber apresentar o seu raciocínio e conhecimento sobre o assunto é imprescindível.

Confira a correção GRATUITA da prova ABIN 2018, elaborada pelo Cespe/Unb

Faça o Download do material! 

Por que dominar o conteúdo é importante? Simples: ele será o responsável por 90% da sua nota. Ou seja, 10%, geralmente, vão para os aspectos gramaticais ou estruturais do seu texto. Mas, a pontuação pode variar de uma prova para a outra.

Na sua redação você deve mostrar para a banca que domina o assunto, e que sabe mais detalhes que são cobrados na prova objetiva, ou seja, ter raciocínio e saber desenvolver necessariamente o que está sendo pedido.

Redação discursiva Cespe: erros que você não deve cometer!

É normal errar nas provas discursivas! Afinal, no dia da prova o candidato pode estar nervoso, ansioso e estressado. Mas, é fundamental evitar alguns erros e que podem te prejudicar. Por isso, é importante saber desenvolver equilíbrio emocional para escrever e planejar bem a sua redação. ´

Quais erros você deve evitar ao fazer uma redação discursiva Cespe?

Entre os mais comuns: fugir do tema (já conversamos sobre o quanto é essencial você conhecer sobre o assunto), saber a grafia correta das palavras, pontuação, entre outros que vamos abordar. Vamos, lá?

Cuidado ao escrever os seus parágrafos. Nem pense em usar palavras muito difíceis ou rebuscadas, por exemplo. Além disso, os seus parágrafos devem ser proporcionais. Óbvio que não precisam ficar completamente iguais, mas devem ter estruturas semelhantes.

Se você fizer parágrafos desproporcionais, pode indicar que priorizou alguns assuntos em relação a outros. A sua redação discursiva Cespe/Unb deve ser harmônica e equilibrada.

Outro erro comum é fazer períodos muito longos e extensos. E isso pode trazer vários problemas para a sua redação. Frases longas cansam para serem lindas, não acha? Ao ler um texto, por exemplo, você não tem preguiça de ler aqueles períodos extensos?

Além de serem exaustivos, cansam o cérebro de quem está lendo e podem deixar a sua redação confusa. Portanto, cuidado com as suas frases e nunca se esqueça de usar o ponto final dentro de cada parágrafo que escrever.

Você tem o hábito de escrever na forma direta? Se não, pode começar. Frases na ordem indireta podem deixar o seu texto confuso! Para evitar qualquer tipo de erro, use a velha e conhecida regra: sujeito + verbo + complemento.

Outra dica: não é para dar a sua opinião na redação. O examinador não quer saber o seu candidato favorito à presidência, mas o seu conhecimento sobre o tópico cobrado. Logo, não comece a escrever o que você pensa, mas foque em desenvolver o seu conhecimento e raciocínio sobre o assunto cobrado.

Para finalizar este tópico do nosso guia, não se esqueça de que o tema é o seu aliado. É ele que vai  ajudar você a conquistar a sua vaga. Leia os tópicos pedidos na sua prova com atenção e ao escrever, cuidado para não fugir do assunto e nunca, mas nunca se esqueça de grifar as palavras chaves.

Temas de redação discursiva Cespe

Separei alguns temas, que foram cobrados em provas, para você conhecer a forma de cobrança da banca Cespe.

ABIN – 2018 – Agente de Inteligência

Denominamos “cooperação descentralizada” as iniciativas de cooperação protagonizadas pelas administrações locais e regionais, especialmente governos municipais e estaduais. Essa cooperação descentralizada expressa o surgimento, na América, de uma nova forma de cooperação, a partir do envolvimento da sociedade fronteiriça e de atores políticos locais. Nesse tipo de cooperação, vê-se alto nível de articulação da comunidade fronteiriça em detrimento do governo central.
Renata Furtado. 35 anos da lei da faixa de fronteira: avanços
e desafios à integração sul-americana. In: Revista Brasileira de
Inteligência, n.º 9. ABIN, 2015 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, redija um texto dissertativo a respeito do papel dos governos municipal, estadual e federal nas relações políticas e sociais nas áreas de fronteira do Brasil. Em seu texto, aborde os seguintes tópicos.

1 A fronteira como espaço geopolítico e espaço de relações sociais. [valor: 10,00 pontos]

2 Distintas relações do Brasil com os países vizinhos e principais problemas presentes nas regiões fronteiriças. [valor: 18,00pontos]

3 Papel da área de inteligência na análise das questões relacionadas às fronteiras. [valor: 10,00 pontos]

Concurso Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE/PR) – 2016

Cargo: Analista de Controle – Administração

A comunicação organizacional refere-se ao intercâmbio da informação entre os servidores de uma organização. Embora o processo de comunicação organizacional esteja sujeito a eventuais contratempos, é fundamental que ele seja estabelecido de modo a contribuir para que a organização alcance seus objetivos. Para tanto, é necessário que o administrador tenha conhecimentos a respeito desse processo.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija, de maneira sucinta, um texto dissertativo a respeito do processo de comunicação organizacional, abordando os canais formais e informais de comunicação.

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  1.   Defina canais de comunicação. [valor: 0,75 ponto]
  2.   Enumere os tipos de canais formais. [valor: 1,00 ponto]
  3.  Descreva cada tipo de canal formal. [valor: 2,00 pontos]
  4.   Defina canais informais de comunicação. [valor: 1,00 ponto]

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho 8ª região – 2016

Cargo: Analista Judiciário – Área administrativa

Um tribunal regional eleitoral elaborou o seu plano estratégico junto à cúpula de juízes. Do ponto de vista administrativo, o plano foi bem elaborado, no entanto a estratégia não está sendo alcançada. A maioria dos servidores não tem conhecimento da missão, da visão de futuro, dos valores, nem sabe associar ao plano estratégico as atividades que executa no dia a dia do órgão. O mapa estratégico passou a ser um mero cartaz sem significado nas paredes do tribunal.

Considerando que o princípio constitucional da eficiência vem ganhando cada vez mais destaque nos processos de gestão judiciária e administrativa das cortes judiciais brasileiras; e considerando ainda que, para o alcance da eficiência, é necessário que os órgãos do Poder Judiciário revisem suas estruturas, sua forma de funcionamento e, sobretudo, disponham de um plano bem estruturado para executar adequadamente a estratégia e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, redija um texto dissertativo a respeito do plano estratégico do tribunal do caso hipotético descrito. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  1. Discorra sobre planejamento estratégico e sua finalidade. [valor: 10,00 pontos]
  2.  Defina missão, visão e valores organizacionais. [valor: 10,00 pontos]
  3.  Explique o que são objetivos estratégicos. [valor: 8,00 pontos]
  4.  Aponte as possíveis falhas na execução da estratégia e as possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada. [valor: 10,00 pontos]

Concurso Tribunal Regional Eleitoral Piauí -2016

Cargo: Analista Judiciário – Área Judiciária

No Brasil, a legislação sobre compras públicas foi inovada com a introdução da Lei n.º 12.462/2011, conhecida como Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 7.581/2011.

Considerando essas informações, redija um texto dissertativo sobre a introdução do RDC no ordenamento jurídico brasileiro, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos:

  1. a motivação para sua criação; [valor: 2,00 pontos]
  2.  exigências aplicáveis ao objeto da licitação; [valor: 2,00 pontos]
  3.  objetivos expressos na Lei do RDC; [valor: 2,50 pontos]
  4.  diretrizes relativas às licitações e aos contratos administrativos. [valor: 3,00 pontos]

Não sei o tema. E, agora?

Acredite: pode acontecer! O que você faz? Vai deixar a redação discursiva em branco? Nem pensar! Você deve tentar ganhar alguns pontos, e pode ter certeza de que eles podem fazer a diferença na sua reta final.

Se você deixar a questão em branco, vai perder as suas chances de passar. Então, o que fazer se não dominar o assunto?

Recebeu a prova? Leia a discursiva com muita cautela, para saber o assunto abordado. Identifique palavras chaves e concentre-se no TEMA, não é no texto de auxílio, ok? Fique atento as palavras chaves para você identificar.

Ao começar a fazer a sua prova objetiva, tente encontrar palavras que sejam relacionadas e tente, mentalmente, montar a estrutura da sua redação. Desta forma, você pode relembrar detalhes do seu estudo, para abordar os seus conhecimentos.

Começou a fazer a sua redação discursiva Cespe? Responda o que a banca pede. As provas objetivas podem te ajudar a lembrar detalhes importantes. Lembre-se de que é essencial manter a tranquilidade, para isso!

Antes de começar a escrever, levante e vá ao banheiro. Relaxe o seu corpo, estique e movimente-se. Beba água. Isso vai ajudar você a voltar relaxado e mais concentrado para a prova.

Fique atento ao tempo de prova. Saiba distribuir o seu tempo entre a prova objetiva e a sua redação discursiva. Por isso, quando estiver treinando redação, não se esqueça de cronometrar, para saber quanto tempo gasta na produção do seu texto.

Leia com atenção o edital do seu concurso para ficar por dentro dos aspectos cobrados na sua redação discursiva Cespe. Treine redação semanalmente, assim como, você estuda para a sua prova objetiva.

Nunca se esqueça de revisar a sua prova discursiva Cespe. Observe com calma e muita atenção erros relacionados à crase, à regência nominal e verbal, à ortográfica, ou seja, em relação à gramática. Esteja sempre atento em fazer a sua prova de acordo com o assunto cobrado, pois se fugir do tema pode perder a sua vaga.

Assim, aos poucos, você vai conseguir desenvolver o seu raciocínio e ganhar velocidade para aprender a responder as questões. Faça provas discursivas Cespe/Unb anteriores que foram cobradas para o seu cargo.

Obrigada por ter lido todo o guia, e espero que ele possa ajudar você a conquistar a sua aprovação.!

A banca Cespe foi a última organizadora do concurso PRF e PF. É o seu foco? Para ajudar nos seus estudos, prepare-se com cursos específicos para o concurso PF e PRF.

Curso on-line: Português – Preparação Permanente para os concursos – CESPE/PRF e PF – Professora Flávia Rita

Precisa revisar teoria e prática? No curso, a professora Flávia Rita trabalha os principais pontos cobrados pelo Cespe/Unb e você ainda aproveita para revisar por meio de correção de exercício. Desta maneira, ficará por dentro das principais pegadinhas da banca, os tipos de questões recorrentes e os assuntos mais cobrados. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

Curso on-line: Oficina de Redação para concurso – CESPE/PRF e PF – Agente – Professora Flávia Rita

Que tal começar a treinar redação antes do edital ser divulgado? No curso, a professora Flávia Rita trabalha os principais temas e você ainda conta com correção detalhada, para conhecer os seus pontos fortes e fracos, para saná-los. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA

Qual a sua maior dificuldade na redação? Envie o seu comentário para a gente e não se esqueça de compartilhar estas dicas nas suas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários