/Redação ENEM: 5 dicas infalíveis para tirar 1.000!


Redação ENEM: 5 dicas infalíveis para tirar 1.000!

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, preparamos 5 dicas para você tirar nota 1.000 na redação ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para várias universidades e a nota também pode ser usada para participação em programas como Sisu, por exemplo. A redação é o diferencial. Vamos lá?

Redação ENEM: foque no tema

Leia com cuidado o tema da sua redação e o texto de apoio. É isso que vai determinar o foco da sua redação e vai impactar o desenvolvimento do seu texto. Não fuja do tema, pois poderá perder ponto.Ao fazer a prova do ENEM, fique atento às questões, pois podem ajudar no desenvolvimento do seu texto.

 

Faça um rascunho

Antes de começar a  escrever a redação ENEM, faça um rascunho com as ideias da proposta de texto. Neste momento, coloque as abordagens do seu texto, os argumentos que serão desenvolvidos e a estratégia utilizada.

Preparando um rascunho, você vai ganhar tempo e vai conseguir sintetizar as ideias, e não correrá o risco de esquecer nenhum detalhe. A prioridade deve ser o conteúdo, ou seja, preocupe-se com a organização de argumentos, a coesão e a ligação entre eles. O seu texto deve fazer sentido!

Desenvolva o texto

A sua redação ENEM deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, essa é a estrutura básica um texto dissertativo-argumentativo.

  • Introdução: o tema e o recorte devem ser apresentados. Escreva a sua linha de raciocínio e cuidado com rodeios ou ambiguidade.
  • Desenvolvimento: apresente os argumentos de forma clara, objetiva e organizada. O leitor precisa entender e compreender o seu ponto de vista. Cuide da estrutura e lembre-se de não fugir do tema.
  • Conclusão: retome as ideias expostas na introdução e não se esqueça de apresentar uma proposta solução do problema.

Lembre-se de que os parágrafos da sua redação devem ser bem distribuídos, por isso, cuidado para não exceder ou fazer uma introdução longa, por exemplo.

Faça uma revisão

Antes de entregar a redação ENEM, faça uma revisão. Preste muita atenção na linguagem que foi utilizada, repetições excessivas de palavras ( procure usar sinônimo) , erros gramaticais, redundância nas frases.

Não se esqueça de verificar os argumentos, a coesão entre eles, se o conteúdo foi bem explorado e se o seu texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Revise, também, se há alguma frase sem sentido ou perdida no meio do texto. Se estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra, procure substituí-la por outra.

Redação ENEM: erros que devem ser evitados

Neste tópico, vamos resumir os erros que você não pode cometer na sua redação ENEM:

  • Fuga do tema
  • Fazer um modelo de texto diferente do que foi pedido
  • Elaborar texto com poucas linhas, pois pode ser considerado ineficiente
  • Não ter introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Palavras repetidas
  • Uso de clichês
  • Não respeitar o limite de linhas
  • Não fazer uma revisão do texto
  • Seguindo as dicas, você vai conseguir fazer uma redação ENEM nota mil. Mantenha o foco e não se esqueça de treinar redação com frequência. Aproveite para conferir 21 verbos que são cobrados em prova e fazer uma revisão do conteúdo.
Isso também pode lhe interessar:
  Redação ENEM: 18 temas para você treinar!

Como está a sua preparação para o ENEM? Envie o seu comentário para a gente!

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e sucesso!