Conteúdo do Artigo
Como fazer uma boa redação FCC?
Antes de explicar sobre como fazer uma boa redação com foco na FCC, é fundamental entender sobre os tipos textuais que a banca cobra. Geralmente, a organizadora foca em texto dissertativo-argumentativo e estudo de caso. Não se preocupe, que vou falar sobre cada um, viu?
No texto dissertativo-argumentativo o candidato precisa defender uma tese e, para isso, deve usar argumentos que sejam lógicos, coerentes e com boas fundamentações. A redação deve ser feita com a estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Assim, é necessário entender a estrutura, fazer a coesão entre as ideias, conhecer e dominar os conectores e ter clareza e objetividade.
Banca FCC: estrutura da redação
Na introdução da redação, você deve abordar o seu ponto de vista e introduzir a sua tese com foco e de forma objetiva. No desenvolvimento, você precisa expor a sua argumentação por meio de dados, comparações, exemplos. Para finalizar, na conclusão é fundamental sintetizar as ideias desenvolvidas e concluir o seu raciocínio.
Seguindo estas dicas, você vai descobrir como fazer uma boa redação na FCC e alcançar a nota 100! Vamos exemplificar?
Temas de Redação para treinar
Analista Administrativo da prova Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)
Texto introdutório:
O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265)
Comando:
A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais.
Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região – Técnico Administrativo – 2018
Para o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos querem ser diferentes uns dos outros”, o que os força a “produzir a si mesmos”. E é impossível ser verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. O resultado disso é que o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.
Outro sintoma do mesmo problema, para Han, é a onda de binge watching (maratonas de séries) − pessoas assistem continuamente só aquilo de que gostam, mais uma vez multiplicando o igual, nunca o diferente ou o outro.
(Adaptado de: GELI, Charles. “Byung-Chul Han”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07)
Com base nas ideias acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
O estudo de caso é mais específico e a banca vai apresentar um problema e o candidato deve indicar a solução. Atualmente, a cobrança abrange questões multidisciplinares.
TRT 2ª região 2014
As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.
TRT 1 2013
Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito. Nas grandes cidades, o resgate dos espaços públicos para os cidadãos se associa à limitação do uso de veículos automotores. Considerando-se o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo:
A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais
TRT 18 2013
As áreas urbanas do mundo vão mais que dobrar de tamanho até 2030. O motivo é o crescimento descontrolado da população mundial, aliado a um processo migratório desordenado de pessoas para as zonas urbanas. O impacto desse crescimento será mais intenso em cidades pequenas e médias, diz estudo divulgado por ocasião de um encontro sobre biodiversidade na Índia. No entanto, para alguns, o fato de o planeta ser obrigado a urbanizar novas áreas pode representar uma oportunidade para o surgimento de cidades planejadas, mais verdes e saudáveis. (Adaptado de: g1.globo.com/…/expansão-de-cidades-ate-2030-e-chance-do-urbanismo-verde)
Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta a formação de centros urbanos sustentáveis no século XXI
TRT 6 2012
“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?
TRT 23 – 2016
Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação. A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz)
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O medo e a inveja em uma sociedade segmentada.
Tema 4 – TRT 3ª região 2015
I-Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel social.
II- Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.
III- Todos os homens voltam para casa. Estão menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. (ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)
Redija um texto dissertativo-argumentativo a partir do que se afirma em I, II e II
TRT 2ª região 2014
As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.
TRT 1 2013
Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito. Nas grandes cidades, o resgate dos espaços públicos para os cidadãos se associa à limitação do uso de veículos automotores. Considerando-se o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo:
A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais
Abaixo, um exemplo do estudo de caso cobrado para o cargo de Analista Judiciário – área Judiciária de apoio especializado em serviço social, TRF 3ª região, 2014:
ESTUDO DE CASO
Instruções Gerais: Será atribuída nota ZERO à Prova de Estudo de Caso que, no Caderno de Respostas Definitivo:
- a) for assinada fora do local apropriado;
- b) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- c) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
- d) estiver em branco;
- e) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível. A Prova de Estudo de Caso terá caráter eliminatório e classificatório. Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 60 (sessenta).
Deverão ser rigorosamente observados os limites de linhas do Caderno de Respostas Definitivo. Em hipótese alguma será considerada pela Banca Examinadora a redação escrita neste rascunho. Na Prova de Estudo de Caso deverão ser rigorosamente observados os limites mínimos de 12 (doze) linhas e o máximo de 20 (vinte) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à prova. Redija seu texto final no Caderno de Respostas Definitivo do Estudo de Caso.
Questão
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região solicita ao Setor Especializado de Serviço Social um plano de intervenção profissional direcionado ao atendimento de usuários com dependência química, que vem crescendo entre os funcionários do Tribunal. Elabore este plano de trabalho, apresentando as etapas metodológicas necessárias para a sua implementação, execução e avaliação.
Estudo de caso – Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região – 2018 – Analista Administrativo
Afrodite é Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região há seis anos. No corrente ano, Afrodite ausentou-se intencionalmente, sem qualquer justificativa, do serviço público, ausência esta que já perdura por trinta e dois dias consecutivos. Já Vitória, também Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, valeu-se de seu cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública, razão pela qual sofreu a penalidade de demissão, nos termos da Lei no
8.112/1990.
A propósito dos fatos narrados, responda fundamentadamente os quesitos abaixo.
- Nos termos da Lei no 8.112/1990, Afrodite está sujeita a alguma penalidade disciplinar? Justifique.
- A demissão de Vitória incompatibiliza a ex-servidora para nova investidura em cargo público federal? Explique.
- Se Afrodite não fosse servidora pública, mas empregada da iniciativa privada, aplicando-se a Consolidação das Leis do
Trabalho, qual conduta sua empregadora deveria proceder em razão das faltas injustificadas? Justifique sua resposta indicando
as verbas trabalhistas as quais Afrodite teria direito em razão de sua conduta.
Como fazer a estrutura da redação FCC?
Título
Não é necessário colocar título nas redações cobradas pela banca. Se for preciso, será especificado no comando da questão.
Erros
Se você errou uma palavra, é só riscá-la e continuar escrevendo. Não é necessário colocar parênteses.
Tamanho de parágrafo ideal para FCC
É recomendado que o parágrafo não seja muito curto e nem muito extenso, uma vez que o conteúdo deve ser escrito de forma objetiva. O ideal é entre 3 a 7 linhas.
Quantidade de linhas
Você deve procurar aproveitar bem o espaço da redação, para expor a sua argumentação. Por isso, tente escrever, pelo menos, 26 linhas.
Cautela com a introdução!
Tenha cuidado ao começar a escrever o texto, porque é na introdução que você começará abordar o tema cobrado pela banca. Se você iniciar “fugindo” do assunto, poderá perder a sua chance de aprovação.
Nas provas de redação para concurso, a FCC exige leveza textual, exemplificação e um desenvolvimento do tema de forma crítica. Ou seja, evite análises muito subjetivas ao elaborar a sua redação.
O que não pode faltar na sua redação FCC
Vamos sintetizar o que conversamos até agora? Vou resumir, o que não pode faltar ( de jeito nenhum) na sua redação FCC. Vamos lá? Separe um papel para anotar e tenha estas dicas sempre perto de você:
- A letra precisa ser legível. Você pode grafá-la da maneira que quiser!
- Título não é necessário nas redações da FCC
- O texto deve ultrapassar 26 linhas. Explore os assuntos!
- Nas redações, a banca cobra uma reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.
- A sua introdução deve ser focada no assunto cobrado pela banca.
Na exposição, nem pense em fugir do assunto e exponha as suas ideias de forma lógica. Para isso, você pode usar conectores, citar exemplos e lembre-se de que seus argumentos precisam estar bem fundamentados.
A sua redação deve ter: introdução, desenvolvimento e conclusão
Na conclusão aponte para a solução do problema. Não invente ou acrescente nada novo.
Critérios da redação para concurso FCC
Normalmente, a redação FCC tem a pontuação máxima de 100 pontos e são divididos em 3 critérios:
- Conteúdo: 40 pontos
- Estrutura: 30 pontos
- Expressão: 30 pontos
Desta maneira, assim que terminar de fazer uma redação, tente avaliar com base nestes critérios. Aos poucos, você vai melhorando e aumentando a sua nota de forma progressiva. Lembre-se de que redação é treino e muita prática.
Dicas finais para mandar bem!
Lembre-se de que quanto mais treinar, maiores serão as suas chances de fazer uma redação FCC nota 100. Por isso, leia muito e tente sempre aumentar o seu vocabulário. Separe um tempo no seu planejamento para treinar redação toda semana. Isso é o que fará a diferença para você escrever melhor! Por exemplo, se você trabalha e estuda durante a semana, separe o sábado à tarde para escrever ou uma parte do domingo. O importante é a prática.
É necessário saber entender a estrutura, fazer a coesão entre as ideias, conhecer e dominar os conectores e ter clareza e objetividade.
Na introdução da redação, você deve abordar o seu ponto de vista e introduzir a sua tese com foco e de forma objetiva. No desenvolvimento, você precisa expor a sua argumentação por meio de dados, comparações, exemplos. Para finalizar, na conclusão é fundamental sintetizar as ideias desenvolvidas e concluir o seu raciocínio.
Seguindo estas dicas, você vai descobrir como fazer uma boa redação na FCC e alcançar a nota 100! Vamos exemplificar?
Analista Administrativo da prova Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)
Texto introdutório:
O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265)
Comando:
A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais.
Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região – Técnico Administrativo – 2018
Para o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos querem ser diferentes uns dos outros”, o que os força a “produzir a si mesmos”. E é impossível ser verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. O resultado disso é que o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”.
Outro sintoma do mesmo problema, para Han, é a onda de binge watching (maratonas de séries) − pessoas assistem continuamente só aquilo de que gostam, mais uma vez multiplicando o igual, nunca o diferente ou o outro.
(Adaptado de: GELI, Charles. “Byung-Chul Han”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07)
Com base nas ideias acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
O estudo de caso é mais específico e a banca vai apresentar um problema e o candidato deve indicar a solução. Atualmente, a cobrança abrange questões multidisciplinares.
TRT 2ª região 2014
As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.
TRT 1 2013
Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito. Nas grandes cidades, o resgate dos espaços públicos para os cidadãos se associa à limitação do uso de veículos automotores. Considerando-se o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo:
A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais
TRT 18 2013
As áreas urbanas do mundo vão mais que dobrar de tamanho até 2030. O motivo é o crescimento descontrolado da população mundial, aliado a um processo migratório desordenado de pessoas para as zonas urbanas. O impacto desse crescimento será mais intenso em cidades pequenas e médias, diz estudo divulgado por ocasião de um encontro sobre biodiversidade na Índia. No entanto, para alguns, o fato de o planeta ser obrigado a urbanizar novas áreas pode representar uma oportunidade para o surgimento de cidades planejadas, mais verdes e saudáveis. (Adaptado de: g1.globo.com/…/expansão-de-cidades-ate-2030-e-chance-do-urbanismo-verde)
Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta a formação de centros urbanos sustentáveis no século XXI
TRT 6 2012
“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?
TRT 23 – 2016
Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação. A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1915)
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O medo e a inveja em uma sociedade segmentada.
Tema 4 – TRT 3ª região 2015
I-Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel social.
II- Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.
III- Todos os homens voltam para casa. Estão menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. (ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)
Redija um texto dissertativo-argumentativo a partir do que se afirma em I, II e II
TRT 2ª região 2014
As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.
TRT 1 2013
Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito. Nas grandes cidades, o resgate dos espaços públicos para os cidadãos se associa à limitação do uso de veículos automotores. Considerando-se o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo:
A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais
Abaixo, um exemplo do estudo de caso cobrado para o cargo de Analista Judiciário – área Judiciária de apoio especializado em serviço social, TRF 3ª região, 2014:
ESTUDO DE CASO
Instruções Gerais: Será atribuída nota ZERO à Prova de Estudo de Caso que, no Caderno de Respostas Definitivo:
- a) for assinada fora do local apropriado;
- b) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- c) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
- d) estiver em branco;
- e) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível. A Prova de Estudo de Caso terá caráter eliminatório e classificatório. Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questões, média igual ou superior a 60 (sessenta).
Deverão ser rigorosamente observados os limites de linhas do Caderno de Respostas Definitivo. Em hipótese alguma será considerada pela Banca Examinadora a redação escrita neste rascunho. Na Prova de Estudo de Caso deverão ser rigorosamente observados os limites mínimos de 12 (doze) linhas e o máximo de 20 (vinte) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à prova. Redija seu texto final no Caderno de Respostas Definitivo do Estudo de Caso.
Questão
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região solicita ao Setor Especializado de Serviço Social um plano de intervenção profissional direcionado ao atendimento de usuários com dependência química, que vem crescendo entre os funcionários do Tribunal. Elabore este plano de trabalho, apresentando as etapas metodológicas necessárias para a sua implementação, execução e avaliação.
Estudo de caso – Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região – 2018 – Analista Administrativo
Afrodite é Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região há seis anos. No corrente ano, Afrodite ausentou-se intencionalmente, sem qualquer justificativa, do serviço público, ausência esta que já perdura por trinta e dois dias consecutivos. Já Vitória, também Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, valeu-se de seu cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública, razão pela qual sofreu a penalidade de demissão, nos termos da Lei no
8.112/1990.
A propósito dos fatos narrados, responda fundamentadamente os quesitos abaixo.
a. Nos termos da Lei no 8.112/1990, Afrodite está sujeita a alguma penalidade disciplinar? Justifique.
b. A demissão de Vitória incompatibiliza a ex-servidora para nova investidura em cargo público federal? Explique.
c. Se Afrodite não fosse servidora pública, mas empregada da iniciativa privada, aplicando-se a Consolidação das Leis do
Trabalho, qual conduta sua empregadora deveria proceder em razão das faltas injustificadas? Justifique sua resposta indicando
as verbas trabalhistas as quais Afrodite teria direito em razão de sua conduta.
Como fazer a estrutura da redação FCC?
Lembre-se de que não basta apenas gabaritar a prova de português para concurso, mas também é imprescindível garantir uma boa nota na redação, para você ter chance real de tomar posse. Tudo isso é possível com persistência, treino e muita, mas muita prática.
Além disso, deixe um espaço para você ler jornais, revistas e sites específicos de notícias pela internet. Faça resumos dos conteúdos que ler, assim, será mais fácil manter uma boa base argumentativa na memória, principalmente, dados e exemplificações. Deixe todo o material organizado, para você ganhar tempo.
Uma dica é fazer os resumos em fichas pautadas de leitura. Assim, fica mais fácil organizar, sobretudo quando você tiver vários temas. Organização e disciplina são fundamentais para você conquistar a sua classificação, certo?
Redação FCC: 7 temas para você TREINAR AGORA
Preparado para gabaritar redação FCC? Quanto mais cedo começar a treinar, melhor. Por isso, separamos 7 temas para você treinar e fazer redação da banca FCC. Bora?
Tema 1
FCC/AFAP/2019 – Cargo: Analista de Fomento – Contador
Para Kirzner, o empreendedor é aquele que se encontra sempre em estado de alerta, disposto a descobrir e explorar novas oportunidades. Para McClelland, são os valores, as motivações humanas e a necessidade de autorrealização que movem indivíduos na busca de atividades empreendedoras: “um desejo de realizar as coisas da melhor maneira, não exatamente pelo reconhecimento social ou prestígio, mas, sim, pelo sentimento íntimo de necessidade de realização pessoal”. Também há quem pense que o empreendedorismo nasce da necessidade do indivíduo frente às condições sociais em que se encontra. (Adaptado de: Gláucia Maria Vasconcellos Vale, Victor Silva Corrêa e Renato Francisco dos Reis. Disponível em: http://www.scielo.br) A partir das ideias expostas acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Empreendedorismo e autorrealização
Tema 2
FCC/TRT 2ª região (SP)/2018- cargo TJAA
Grandes empresas da internet vivem de pegar as informações que a gente dá. Tem uma frase célebre sobre isso: “Se você não está pagando, você não é o cliente, você é o produto que eles estão vendendo”.
II A contradição que a situação das redes sociais nos coloca é uma contradição entre o poder do capital em um grau nunca alcançado e a privacidade individual. Privacidade é necessária para a constituição do sujeito, não há subjetividade se não houver privacidade. Nós aprendemos a pensar a proteção da privacidade contra o Estado. Nós temos hoje um grau de invasão dessa privacidade, promovido por uma indústria e por uma tecnologia, que passa por cima das proteções individuais. (Trechos extraídos de: https://apublica.org)
Com base nos dois excertos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A privacidade como mercadoria
Tema 3
FCC/TRT 6ª região (PE)/ 2018 – AJAA
A concentração aguda de riqueza em mãos privadas veio acompanhada de uma perda do poder da população geral. As pessoas se sentem menos representadas. Trata-se, na verdade, da desilusão com as estruturas institucionais, que chegou a um ponto em que as pessoas já não acreditam nos fatos. Se você não confia em ninguém, por que tem de confiar nos fatos? (Disponível em: CHOMSKY, Noam. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06) Com base no excerto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A informação em face do descrédito institucional
Tema 4
FCC/MPE/2018- Cargo: Analista Ministerial – Área Jurídica
I A persuasão, como uma das finalidades do discurso, seja ele publicitário, jurídico ou mesmo artístico, pressupõe que é preciso convencer o outro, trazendo-o para o diálogo, consumo ou mesmo para o autoquestionamento, a partir de seus próprios interesses. Diferentemente da coerção, que envolve uma relação vertical entre o mais forte e o mais fraco, a persuasão requer o exercício mental, e depois discursivo, de colocar-se no lugar do outro, de modo a entender suas necessidades e anseios.
II Pressupor que sabemos com clareza quais sejam nossas necessidades talvez seja temerário, mas o contrário disso não é menos problemático, uma vez que põe em risco nossa autonomia e nossa representatividade em um contexto social. Com base nas ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista
Tema 5
FCC/TRT 21ª região (RN)/2017- AJAJ
Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas. (Carlos Drummond de Andrade, “Congresso Internacional do Medo”) A partir da leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O medo como instrumento de disciplina social. Justifique seu ponto de vista.
Tema 6
FCC/TST/2017- AJAA
A ameaça atual não é a passividade, mas a pseudoatividade, o impulso de “participar”, de mascarar a nulidade do que está ocorrendo. As pessoas intervêm o tempo todo, acadêmicos participam de “debates” sem sentido e assim por diante, enquanto o que é verdadeiramente difícil é dar um passo atrás, excluir-se de tudo isso. Os que estão no poder com frequência preferem até mesmo uma participação “crítica”, um intercâmbio de qualquer tipo, ao silêncio − apenas a fim de nos envolver num “diálogo” para garantir que nossa perigosa passividade seja rompida. (Zizek,Slavoj. Problema no Paraíso. Trad. Carlos A. Medeiros, Rio de Janeiro, Zahar, 2015)
Com base no excerto acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
Tema 7 –
FCC/DPE RS/2017- Cargo Analista- Administração
Diversas cidades europeias estão em alerta diante das agressões contra turistas e do mal-estar dos habitantes locais, que consideram que o crescimento do turismo representa exploração sem controle e elevação de preços, especialmente os de moradia. No entanto, a polêmica se torna um dilema para a indústria do setor que, em países como Itália, por exemplo, representa mais de 10% do Produto Interno Bruto. Por outro lado, cidades como Amsterdã pretendem elevar os preços justamente como medida regulatória para evitar o turismo predatório. (Disponível em: oglobo.globo.com, com adaptações) Considerando o que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
Redação: curso específico da Banca FCC
Que tal começar a treinar redação AGORA? Para ajudar você na sua jornada, a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento preparou um curso específico: Oficina de Redação para concurso FCC. Completo, o curso conta com parte teórica e prática, para você treinar. Ou seja, em um único produto você conta com tudo o que precisa para gabaritar redação.
- Parte teórica para você aprender a fazer introdução, desenvolvimento e conclusão de acordo com as regras da FCC
- Parte prática com 10 temas para você treinar
- Correção personalizada e detalhada, ou seja, você vai conseguir identificar e ter clareza do que precisa melhorar para fazer uma redação nota 100.
Que tal começar a treinar? Não perca tempo, pois as vagas são limitadas devido à correção personalizada. Por isso, clique aqui e aproveite.
Conheça a FCC!
Estudar português para concurso é um sufoco para muitos candidatos. Para você também, é? Entender a nossa língua e descobrir como fazer uma redação é questão de treino e prática, muita prática. O primeiro passo é conhecer a banca, tentar entender as formas de cobrança e como ela atua na área de concurso público.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu em 1964. A organizadora já fez mais de 2.300 concursos, e nas redações busca desenvolver um raciocínio crítico e analítico por parte do candidato.
Além disso, a banca preza por uma referência de pensamento abstrato, ou seja, que contemple algum tipo de reflexão filosófica, histórica ou sociológica.
Desta forma, geralmente, você terá que desenvolver a sua redação a partir de uma reflexão dada pela banca e tentar estabelecer uma ligação com os fatos atuais. A banca FCC, normalmente, organiza certames concorridos na área de tribunal e, geralmente, os candidatos têm muita dificuldade nas provas de português para concursos organizados pela banca.
Para começar a treinar redação FCC e gabaritar conheça o curso Oficina de Redação FCC com a professora Flávia Rita. No curso, ela explora os temas cobrados pela banca, explora os assuntos e você ainda conta com uma correção detalhada.
Resumindo …
- Não deixe para treinar, quando o edital sair. Quanto mais cedo começar melhor, principalmente se você tem MUITA dificuldade.
- Leia o seu edital com muita atenção. Fique atento aos critérios que são cobrados.
- Título APENAS se a organizadora pedir.
- Explore os assuntos da sua redação. Tenha base argumentativa. Para desenvolver, o segredo é treinar.
- A sua letra precisa estar legível.
- Normalmente, a redação FCC vale 100 pontos, sendo: 40 de conteúdo, 30 de estrutura e 30 de expressão.
- Leia, mas leia muito. Crie o hábito de leitura. Isso vai ajudar você a desenvolver base argumentativa e ainda aumentar o seu conhecimento.
- Priorize a sua redação, como você prioriza as outras disciplinas. Não a deixe de lado! Uma boa dica é treinar toda semana, mesmo que não tenha um edital publicado. Você pode treinar redação aos domingos, por exemplo. Ela deve fazer parte do seu planejamento!
Concurso FCC: dicas de estudo !
- As provas da banca são bem elaboradas e o candidato precisa ter e desenvolver uma boa base. As provas de português, por exemplo, têm textos complexos e que exigem muita atenção do candidato.
- As questões de interpretação de texto têm um nível elevado, por isso, o candidato deve treinar e ter o hábito de resolver provas anteriores da banca.
- Resolver questões de concurso FCC é imprescindível para conhecer a banca, o perfil e os assuntos mais cobrados.
- Faça uma lista dos temas mais cobrados e recorrentes. Isso facilitará a sua revisão final, por exemplo.
- Resolva exercícios por assunto e anote o seu percentual (%) de acerto. Desta forma, você poderá identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.
- Faça simulados durante a sua preparação.
- Ao estudar para concurso FCC ou qualquer outra prova desconecte-se de redes sociais e concentre-se no que é importante: a sua preparação.
O conteúdo ajudou você? Então, não se esqueça de compartilhar o post nas suas mídias sociais. Boa sorte e muito sucesso!