/Redação para concurso: 5 passos para iniciar a sua preparação!


Redação para concurso: 5 passos para iniciar a sua preparação!

por: Equipe Flávia Rita

Saber fazer uma excelente redação para concurso, é essencial para você conquistar a sua vaga. Cada tipo de prova exige um conhecimento diferente e não basta apenas escrever, é necessário ter domínio do tema, conhecer a norma culta e, principalmente, treinar.

Geralmente, os textos mais cobrados para fazer redação são os dissertativos argumentativos e os textos dissertativos expositivos, que se relacionam com temas específicos da área do certame.

Mas, se você tem muita dificuldade em fazer redação, não se preocupe, porque nas próximas linhas vai aprender 5 dicas para iniciar a sua preparação. Vamos, lá?

Redação para concurso: leia, mas leia muito!

Ter domínio de vocabulário é essencial para você começar a fazer uma redação para concurso público. Por isso, leia muito, para conhecer novas palavras, desenvolver argumentos e saber opinar sobre temas variados.

Uma boa redação é a combinação de muita leitura e prática. Logo, inclua no seu planejamento e não se desligue das coisas que acontecem ao seu redor.

Treine temas anteriores!

Treine temas anteriores de redação cobrados pela banca do seu concurso. Desta forma, além de praticar, você conhece o estilo de cobrança da organizadora. Nas provas de redação para concurso CESPE/UNB, por exemplo, o conhecimento é valorizado pela banca, que, geralmente, cobra aspectos microestruturais, que se relacionam com o desenvolvimento do tema e a apresentação textual, e os aspectos macroestruturais, que focam na forma como a redação é feita e aspectos da gramática. Clique aqui para conferir alguns temas cobrados pela FCC!!!

Tenha uma observação crítica

Desenvolver uma base argumentativa, é essencial para fazer uma redação para concurso. Portanto, você deve ter conhecimento para fazer um embasamento, e não use dados falsos ou invente notícias.

Os exemplos da sua redação para concurso devem se reais e coerentes com o tema cobrado. Os raciocínios precisam ter uma relação entre si, ou seja, uma lógica entre eles. Procure fazer uma análise crítica do tema e saiba expor as suas ideias.

Sintetize as suas ideias!

Antes de começar a escrever a sua redação para concurso, sintetize as suas ideias. Faça um planejamento do que pretende escrever: coloque os dados que precisa, os pontos que não podem faltar, ou seja, faça um resumo em forma de tópico.

Desta forma, você vai ganhar tempo para escrever e não correr o risco de esquecer nenhum detalhe!

Cronometre o tempo gasto!

Quanto tempo você demora para fazer uma redação de concurso? Muito ou pouco tempo? Já parou, para pensar? No momento da prova, não basta apenas fazer a redação, mas você terá que fazer a prova objetiva, também.

Muitos concurseiros perdem a vaga, porque não conseguem elaborar a redação para concurso no tempo correto. Então, como ganhar velocidade para escrever?

Isso também pode lhe interessar:
  Redação FCC: descubra como tirar nota 100, agora!

O segredo é: treino! Você precisa separar um tempo para fazer redação no seu planejamento. Se possível, duas vezes por semana. Antes de escrever, simule o ambiente como se fosse a prova, e cronometre o tempo gasto.

Saiba quanto tempo você demora para produzir um texto. Isso vai te ajudar a ganhar velocidade. No início é comum demorar horas, mas com o tempo você vai melhorar o seu ritmo, não se preocupe!

Que tal começar a treinar redação? Qual o seu concurso foco? Conte para a gente nos comentários!

Equipe Flávia Rita

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários