/Redação para concurso FCC: 25 temas de técnico para você treinar!


Redação para concurso FCC: 25 temas de técnico para você treinar!

6667

por: Equipe Flávia Rita

Escrever uma redação para concurso FCC não é uma das tarefas mais simples, pois exige muito raciocínio e conhecimento por parte do candidato. A banca, geralmente, cobra temas que envolvem reflexão aliado a acontecimentos da sociedade.

Além da introdução, desenvolvimento e conclusão, é fundamental ter base argumentativa, conhecimento de vocabulário, saber estabelecer coerência entre as ideias e não fugir do tema, além do domínio da gramática.

Redação para concurso FCC: o que a banca espera de você?

A banca espera que o candidato saiba extrair e desenvolver o tema proposto ao longo do texto, ou seja, que todos os critérios exigidos sejam atendidos. Para facilitar, vou enumerar os principais pontos que uma redação para concurso FCC precisa ter:

  1. Letra legível
  2. O texto, preferencialmente, deve ultrapassar 26 linhas
  3. Geralmente, não há necessidade de título
  4. O tema proposto deve ser interpretado na introdução
  5. Argumentos bem fundamentados
  6. Conclusão com possível solução para o tema e sem oferecer fatos novos
  7. Descubra como tirar nota 100 na FCC !!

Vamos treinar?

Para escrever bem, é necessário começar. Faça o download da folha de redação. É grátis!

Tema 1 – TRE SP 2017

O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade.

Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.

Tema 2 -TRT 20 2016

Segundo uma revista internacional, vários cientistas dedicam-se, atualmente, à missão de prolongar ao máximo a vida humana (até 120 anos no mínimo). Investigam se a imortalidade não estaria de fato ao alcance do homem. A revista concede o benefício da dúvida a todas as utopias da ciência, mas alerta para diversos problemas, como os demográficos, econômicos e de ordem social. (Adaptado de: joaopereiracoutinho. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas) .

Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito das questões levantadas no texto acima.

Tema 3 -TRT 23 – 2016

Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação. A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1915)

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O medo e a inveja em uma sociedade segmentada.

Tema 4 – TRT 3ª região 2015

I-Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel social.

II- Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.

III- Todos os homens voltam para casa. Estão menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. (ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)

Redija um texto dissertativo-argumentativo a partir do que se afirma em I, II e II

Tema 5- TRT 9 2015

Apesar da presunção de veracidade que confere autoridade, interesse e sedução a todas as fotos, a obra que os fotógrafos produzem não constitui uma exceção genérica ao comércio usualmente nebuloso entre arte e verdade. Mesmo quando os fotógrafos estão muito mais preocupados em espelhar a realidade, ainda são assediados por imperativos de gosto e de consciência. […] O problema não é que as pessoas se lembrem através das fotografias, mas que se lembrem apenas das fotografias. (SONTAG, Susan. “Na caverna de Platão”, em Sobre a Fotografia, São Paulo, Companhia das Letras, 2008)

A partir do trecho acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

A imagem como produtora de sentidos na modernidade

Tema 6 -TRT 4 2015

As Olimpíadas eram uma série de competições esportivas que, de quatro em quatro anos, reuniam atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. Surgiram em 776 a.C. na cidade de Olímpia e se realizaram até 393 d.C. Tinham grande importância por seu caráter religioso, político e esportivo, e buscavam a harmonia entre cidades, com a trégua entre conflitos e guerras, além da valorização da saúde e do corpo saudável. Ressurgiram em 1896, com o objetivo de retomar os ideais olímpicos na interação entre os povos, e estiveram sujeitas a interferências políticas no decorrer do tempo. Os Jogos Panamericanos, mais recentes, também realizados de quatro em quatro anos, são evento multiesportivo, que tem por base os Jogos Olímpicos e, como indica o próprio nome, reúne atletas dos países do continente americano. Na atualidade, no entanto, parece haver confluência de interesses bastante diversos na realização desses eventos, de modo a acirrar o espírito competitivo e a expor o poder, até mesmo financeiro, de alguns países. Diante do que se expôs acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

As competições esportivas internacionais como instrumento de manutenção da paz e da igualdade no mundo moderno

Tema 7- TRT 2ª região 2014

As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.

Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.

Tema 8- TRF 3º região – 2014

Discriminar − Discernir: discriminar as razões de uma teoria. Separar; diferenciar: discriminar o bem e o mal (Lat. discriminare). (FIGUEIREDO, Cândido de. Dicionário da Língua Portuguesa. Lisboa, 4. ed, 1926) Discriminar − Diferenciar, distinguir; 2. Discernir; 3. Separar. (FREIRE, Laudelino. Grande Dicionário da Língua Portuguesa. A Noite, Rio de Janeiro, 1941) Discriminar 1 perceber diferenças; distinguir, discernir 2 colocar à parte por algum critério; especificar, classificar, listar 3 não (se) misturar; formar grupo à parte por alguma característica étnica, cultural, religiosa etc.; separar(-se), apartar(-se), afastar(-se) 4 Derivação: por extensão de sentido. tratar mal ou de modo injusto, desigual, um indivíduo ou grupo de indivíduos, em razão de alguma característica pessoal, cor da pele, classe social, convicções etc. (HOUAISS, Antônio. Houaiss Eletrônico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009)

Com base nas acepções acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do convívio de grupos sociais distintos na atualidade.

Tema 9 – TRT 1 2013

Mobilidade urbana é, também, a capacidade de as pessoas se deslocarem de um lugar para outro para realizar suas atividades de forma confortável, segura e em tempo hábil. É mais do que meios de transporte e trânsito. Nas grandes cidades, o resgate dos espaços públicos para os cidadãos se associa à limitação do uso de veículos automotores. Considerando-se o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo:

A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais

Tema 10 – TRT 5 2013

Texto 1 Desde o seu surgimento, a publicidade, que procura estar em sintonia com a visão dos grupos sociais aos quais se destina, extrapola a finalidade meramente comercial e ajuda a criar e a consolidar estereótipos, sejam de uma nação ou grupo de indivíduos.

Texto 2 Os discursos dos meios de comunicação, que comumente são acusados de reforçar os conteúdos negativos de certos estereótipos sociais, poderiam contribuir, no entanto, para a sua desconstrução. (Adaptado de: www.vcs.br)

Considerando o que consta das passagens acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se a respeito do tema:

A contribuição da mídia para a construção e a desconstrução de estereótipos

Tema 11 – TRT 12 2013

Nos anos 70, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) registrou pela primeira vez a existência da economia informal. Hoje, o trabalho sem vínculo empregatício (alternativo, temporário, provisório) é uma realidade que desconhece fronteiras. (http://www.dw.de/economia-informal-o-futuro-do-mercado-de-trabalho/a-434175)

Com base no que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

Causas e efeitos do trabalho informal

Tema 12 – TRT 15 2013

Texto I “Rindo corrigem-se os costumes” − este era o lema em que se pautava, na antiguidade clássica, grande parte das sátiras.

Texto II O maior inimigo do riso é a emoção. A indiferença é seu ambiente natural. Isso não significa negar, por exemplo, que não se possa rir de alguém que nos inspire piedade, ou mesmo afeição: apenas, no caso, será preciso esquecer por alguns instantes essa afeição, ou emudecer essa piedade. (Henri Bergson. O Riso. Rio de Janeiro, Zahar Editores, p. 6)

Com base nos textos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O exercício do humor nas relações sociais

Tema 13 – TRT 18 2013

As áreas urbanas do mundo vão mais que dobrar de tamanho até 2030. O motivo é o crescimento descontrolado da população mundial, aliado a um processo migratório desordenado de pessoas para as zonas urbanas. O impacto desse crescimento será mais intenso em cidades pequenas e médias, diz estudo divulgado por ocasião de um encontro sobre biodiversidade na Índia. No entanto, para alguns, o fato de o planeta ser obrigado a urbanizar novas áreas pode representar uma oportunidade para o surgimento de cidades planejadas, mais verdes e saudáveis. (Adaptado de: g1.globo.com/…/expansão-de-cidades-ate-2030-e-chance-do-urbanismo-verde)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta a formação de centros urbanos sustentáveis no século XXI

Tema 14 – DPE/RS 2013

O conforto, a higiene, sim… No entanto, um ranchinho de barro e sapé vai muito melhor com a paisagem. Um ranchinho de barro e sapé parece brotado da terra, faz parte da natureza, não contradiz as árvores e o céu. E é, também, tão humano … (Mário Quintana, Caderno H) A modernidade trouxe maior qualidade de vida às pessoas, porém há consequências negativas, decorrentes do crescimento desordenado das cidades.

Considerando o que está escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Os contrastes da urbanização

Tema – 15 – MPE/AM 2013

Houve época em que se supunha ser o folclore uma “relíquia” do passado longínquo − algo tosco mas ingênuo, típico saber do “homem rústico”. Admitia-se que ele deveria ser preservado, não porque fosse essencial, porém de sua preservação dependeria a veneração do passado, dos costumes e das tradições do “povo”. (Florestan Fernandes. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978. p.61) O folclore, nas suas mais diversas manifestações, molda o comportamento e a personalidade das pessoas que dele tomam parte, garantindo que a convivência social se mantenha harmoniosa, apesar das contínuas mudanças que se processam na atualidade.

A partir das considerações acima, redija um texto discursivo-argumentativo sobre o tema: A tradição cultural na formação ética de um povo

Tema 16 – TRT 6 2012

“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?

Tema 17 – TRT 4 2011

Comunidade virtual é aquela que se estabelece no ambiente da internet, através de meios de comunicação a distância. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_virtual) A palavra “comunidade” nunca foi tão utilizada quanto no momento atual, em que as comunidades se tornaram difíceis de encontrar na vida real. Pessoas procuram grupos de que possam fazer parte, num mundo em que tudo se desloca e muda. (Adaptado de citação de Eric Hobsbawm)

Com base nas afirmações acima, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.

As novas formas de sociabilidade na era da comunicação virtual

Tem 18 – TRT 20 – 2011

Trabalho:

  1. atividade profissional regular remunerada ou assalariada;
  1. atividade humana que, com o auxílio ou não de máquinas, se caracteriza como fator essencial de bens e serviços. É perturbador constatar que, em pleno século XXI, ainda haja trabalhadores submetidos a condições análogas às do trabalho escravo.

A partir das considerações acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito da afirmativa: Uma sociedade justa é aquela que garante o respeito ao trabalhador

Tema 19 – TRT 18 2008

PROVA DISCURSIVA − REDAÇÃO A faixa litorânea do País foi privilegiada em seu desenvolvimento, desde o período colonial. A construção de Brasília foi uma das metas governamentais de Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era levar o desenvolvimento para o interior do País. A partir das afirmativas acima desenvolva suas idéias, num texto dissertativo, posicionando-se com argumentos sobre a questão:

A mudança geográfica da capital − com suas implicações sociais e econômicas − trouxe o desenvolvimento esperado para todas as regiões do País?

Tema 20 – TRT 19 2008

DISCURSIVA − REDAÇÃO Texto I O esporte pode ser instrumento para unificação da sociedade, com a oferta de oportunidades de realização para jovens. Texto II Os jogos Olímpicos de Pequim primaram pela grandiosidade dramática, pela sofisticação visual e pela ostentação tecnológica. Apesar da repetição sistemática de um suposto espírito olímpico de confraternização e de superação, impera a lógica do mundo da produção: a divisão entre vencedores e perdedores. A expressão numérica do sucesso esportivo está vinculada, como é mais do que evidente, ao poderio econômico de cada país. (Flávio de Campos) .

Escreva uma dissertação, posicionando-se com argumentos a respeito do assunto abordado nos dois textos.

Tema 21 – TRT 15ª região

Para o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todos querem ser diferentes uns dos outros”, o que os força a “produzir a si mesmos”. E é impossível ser verdadeiramente diferente hoje porque “nessa vontade de ser diferente prossegue o igual”. O resultado disso é que o sistema só permite que existam “diferenças comercializáveis”. Outro sintoma do mesmo problema, para Han, é a onda de binge watching (maratonas de séries) − pessoas assistem continuamente só aquilo de que gostam, mais uma vez multiplicando o igual, nunca o diferente ou o outro.
(Adaptado de: GELI, Charles. “Byung-Chul Han”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07)

Com base nas ideias acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.

Tema 22 – TRE Ceará

A redação deverá ter a extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular. Escolha UMA (apenas uma) das seguintes propostas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número da proposta escolhida.

PROPOSTA 1

Na abertura da conferência internacional Turismo: desenvolvimento, inclusão social e integração regional, realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2011, em Fortaleza, CE, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, citou o desenvolvimento que o Brasil tem apresentado no turismo e alertou para a importância da conscientização com relação ao papel do setor na inclusão social e na construção de um futuro sustentável. Para Rifai, o turismo de um país só ganha importância quando seus cidadãos têm a oportunidade de conhecer e usufruir o que seu país tem de melhor.

(Adaptado de www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20111128.html)
Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Turismo: desenvolvimento econômico e inclusão social

PROPOSTA 2

No Brasil, como em praticamente todo o mundo, o envelhecimento gradativo da população parece um processo sem volta. Se não há como não saudar essa conquista da humanidade e enaltecer os seus frutos, é preciso reconhecer que o aumento da expectativa de vida traz enormes desafios a todas as gerações. A qualidade de vida na velhice e o equilíbrio entre trabalho e aposentadoria são apenas dois dos temas mais polêmicos no centro de um debate que deve se estender ainda por muitos e muitos anos. Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Os benefícios e os desafios que o aumento da longevidade traz aos indivíduos e à sociedade

Tema 23 – TRF 4 região

Texto 1

É verdade que a troca de mensagens é bastante hermética. E que meios como SMS e Twitter, com a restrição de caracteres e o imediatismo que demandam, limitam elaborações. Mas até que ponto esse tipo de mensagem surgiu como substituto para a escrita? (…) Algoritmos, diagramas, fala, escrita, matemática e gestos são formas de tradução de ideias pensadas, que muitas vezes compartilham elementos, mas nem sempre. Não
há equivalente verbal para : )

(RADFAHRER, L. “Txt não é texto”, In: F. de São Paulo, 19/05/2014)

Texto 2

Platão, no século IV a.C., nos conta que os caracteres da escrita teriam sido descobertos por Tot, no antigo Egito. Crente de ter encontrado um remédio para a memória, apresenta sua descoberta ao rei Tamus, por quem é assim desenganado: “Não descobriste o remédio para a memória, mas apenas para a lembrança.
O que ofereces aos que estudam é simples aparência do saber, não a própria realidade. Depois de ouvirem um
mundo de coisas, sem nada terem aprendido, considerar-se-ão ultrassábios, quando, na grande maioria, não
passarão de ignorantões…”.

(Fedro, 275a-b, trad. de Carlos Alberto Nunes, Ed.ufpa, 2011)

A partir da leitura dos textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o papel da linguagem escrita na sociedade contemporânea. Justifique seu ponto de vista.

Tema 24 – TRF 4ª região –

Técnico Judiciário – Apoio Especializado Especialidade Operação de Computadores

ESTUDO DE CASO

Atenção: Para responder às questões de números 1 e 2, considere os dados abaixo.

Os técnicos de operação de computadores do Tribunal receberam a tarefa de preparar os computadores conectados à rede local do Tribunal para serem utilizados pelos funcionários dos diversos departamentos usuários. A primeira atividade é configurar o protocolo TCP/IP em todos os computadores cliente da rede local, com possibilidades de acesso à Internet e outras redes locais. Na sequência, deverão identificar cada funcionário, o computador usado pelo funcionário e cadastrar a conta necessária  para que o funcionário possa acessar o computador de forma adequada e segura.

Questão 1

Relacione, em linhas gerais, o caminho para configurar manualmente o protocolo TCP/IP por meio das propriedades de uma conexão de rede em um computador com Windows XP; explique cada item de configuração que deve ser atribuído para uma rede com vários segmentos de rede quando não há nenhum servidor DHCP presente.

Questão 2

Identifique os tipos de conta de usuário e de possibilidades de uma pessoa acessar um computador com Windows XP e, para cada tipo, descreva o perfil de acesso ou os privilégios atribuídos ao usuário para execução de operações no computador. Para um usuário que detém uma conta de maior privilégio, identifique as tarefas que este usuário pode executar, envolvendo as Contas de Usuário e, para cada tarefa, descreva o objetivo de realizá-la.

Questão 1
Relacione, em linhas gerais, o caminho para configurar manualmente o protocolo TCP/IP por meio das propriedades de uma conexão de rede em um computador com Windows XP; explique cada item de configuração que deve ser atribuído para uma rede com vários segmentos de rede quando não há nenhum servidor DHCP presente.

Questão 2
Identifique os tipos de conta de usuário e de possibilidades de uma pessoa acessar um computador com Windows XP e, para cada tipo, descreva o perfil de acesso ou os privilégios atribuídos ao usuário para execução de operações no computador. Para um usuário que detém uma conta de maior privilégio, identifique as tarefas que este usuário pode executar, envolvendo as Contas de Usuário e, para cada tarefa, descreva o objetivo de realizá-la.

Tema 25 – TRT 19ª região

Texto I

Uma coisa é o trabalho da pesquisa na medicina, outra coisa é a apropriação da medicina e da pesquisa para fins de mercado. Não obstante, mesmo na apropriação do mercado é preciso distinguir aqueles que o fazem dentro de limites éticos e os que não têm esses limites.
(Adaptado de: ROMANO, Roberto. Jovem para Sempre, em Polêmicas Contemporâneas, São Paulo, Sesc/Lazuli,
2004, p. 38)

Texto II

Gastrite, laringite, otite, diabete, artrose são termos bastante conhecidos. Os sufixos “ose” e “(vogal)te” são utilizados no jargão técnico das ciências médicas para designar patologias ou morbidades, infecções e inflamações, doenças e desordens. No entanto, como ocorre com o termo “celulite”, esses mesmos sufixos têm sido usados para nomear condições normais do corpo humano.
(Adaptado de: COUTINHO, Marília. Série Açougue, disponível em: http://blogueirasfeministas.com)

Com base nos textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

Ética e mercado na prática científica

Que tal começar a treinar? Escolha um local silencioso e seja comprometido. Separe um tempo específico no seu cronograma para treinar redação para concurso FCC e não se esqueça de marcar o tempo, viu? É fundamental que você saiba quanto tempo demora para escrever. Para começar a treinar e melhorar seu desempenho, invista no curso Oficina de Redação FCC, com a professora Flávia Rita.

Nas aulas, a professora aborda temas filosóficos, aspectos estruturais do texto, os critérios de correção da FCC e tudo o que você precisa saber para tirar 100 na redação FCC. Você também conta com uma correção detalhada para avaliar e melhorar o seu desempenho. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

Vamos, lá? Qual concurso está estudando? Como você treina redação? Envie o seu comentário e compartilhe essas dicas nas suas mídias sociais. 

 

Deixe seu Comentário

Comentários