/Saiba os 5 erros mais comuns em redações!


Saiba os 5 erros mais comuns em redações!

48

por: Equipe Flávia Rita

O que você mais erra na redação? Qual a sua maior dificuldade? E facilidade? Consegue fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão? Qual será os erros mais comuns que os candidatos cometem? Neste texto, reuni 5 que devem ser evitados, se você quiser garantir a sua posse. Vamos, lá?

1º erro: Uso de gíria!

Entre os erros mais comuns destacam-se expressões coloquiais, ou seja, que são usadas no nosso cotidiano como daí, pra ou até abreviações. Isso indica fuga da modalidade formal e para garantir uma boa nota é essencial saber e conhecer a norma culta.

Não é à toa, que a disciplina de língua portuguesa é a responsável por eliminar a maioria dos candidatos. Se a sua redação não estiver bem escrita, não vai conseguir passar as informações corretas e conhecer o português é imprescindível. Logo, nem pense em usar gíria nos seus textos!

2º erro: uso incorreto de conjunções!

As conjunções nos transmitem ideias e servem para desenvolver os argumentos no seu texto, expor o seu ponto de vista, auxiliar na conclusão, indicar contraste, entre outros. É fundamental saber usá-las de modo correto, para que a sua redação esteja coerente com o solicitado pela banca.

Por exemplo, muitos candidatos podem usar uma conjunção  que transmite ideia de oposição (todavia, entretanto, entre outras), para fazer uma conclusão. Desta forma, ao treinar redação conheça as conjunções, pois cada uma possui um significado. Estude e fique de olho!

Que tal revisar um pouco as conjunções e ainda aprender as melhores dicas para escrever uma redação? 

3º erro: uso de senso comum!

O uso de senso comum integra a lista dos erros mais comuns em redação. Consiste, basicamente, no saber imediato e são ideias conhecidas por todos e demonstram que o candidato não domina o tema solicitado pela banca.

Desta maneira, são frases que são consideradas “verdades universais”, que acabam se tornando vícios de linguagem. Cuidado, porque você pode usar sem perceber. Logo, revise sempre o seu texto com muita atenção!

4º erro: pontuação errada!

É um dos erros mais comuns e, muitas vezes, difícil de ser visto pelo candidato. Uma vírgula errada, por exemplo, pode alterar todo o sentido do seu texto. Por isso, para escrever bem, não basta apenas conhecer regência verbal ou nominal, mas pontuação é imprescindível.

Lembre-se de que as pontuações dão sentido a sua redação. Portanto, revise cada ponto, vírgula, ou seja, cada detalhe com muita atenção.

5º erro: Não fazer um bom desenvolvimento

Uma redação é feita com introdução, desenvolvimento e conclusão. Existem candidatos que não conseguem produzir uma boa base argumentativa e perdem pontos preciosos. Por isso, antes de começar a escrever elabore um roteiro com as ideias que pretende fazer, dados, comparações ou exemplos.

Um roteiro vai te ajudar a desenvolver o seu raciocínio e manter o seu texto coerente com a introdução e a conclusão. Planejamento é essencial para fazer você fazer um bom texto e evitar os erros mais comuns, que podem te prejudicar.

No curso on-line de texto dissertativo, a professora Flávia Rita explica os erros que a sua redação não pode ter, aborda a teoria de redação e as modalidades de escrita, entre outros pontos fundamentais, para você fazer uma boa redação. Que tal assistir a uma aula GRATUITA, agora? 

Entre os erros mais comuns citados, você já cometeu algum? Qual? Aguardo o seu comentário!

 

Deixe seu Comentário

Comentários