/Como fazer uma redação objetiva e eficaz?


Como fazer uma redação objetiva e eficaz?

por: Equipe Flávia Rita

Você quer começar a escrever, mas as ideias não aparecem. A redação, geralmente, provoca suspense, medo e tensão. Não é à toa, que a maioria dos concurseiros têm dificuldade em elaborar um texto e não sabem o porquê e nem como estão errando, pois fazer uma redação objetiva exige treino.

Neste texto, vou te explicar como fazer um texto focado, para ajudar você a conquistar a sua vaga. Vamos, lá?

Redação objetiva: tenha foco

Quais os erros mais comuns em uma redação? Posso citar vários, mas entre os principais:

  • Fuga do tema
  • Dificuldade em produzir um texto claro
  • Sem preocupação com a estética
  • Letra inelegível
  • Falta de domínio da língua portuguesa

Qual a sua maior dificuldade hoje para produzir uma redação objetiva? É muito comum, estudantes tirarem notas altíssimas na prova objetivas, mas serem reprovados na discursiva. Para produzir um texto, é necessário ter foco e conhecimento do tema.

Desta forma, leia com muita atenção ao tema proposto pela banca e antes de começar a escrever, faça um roteiro para te ajudar a lembrar dos principais assuntos que serão abordados. A sua redação deve ser precisa.

Respeite os critérios exigidos pela banca!

Cada banca tem a sua forma de cobrança e os critérios estabelecidos precisam ser respeitados. Por isso, leia com muita cautela o edital do seu certame. Por exemplo, nas redações organizadas pela FCC, geralmente não é necessário colocar título, os parágrafos não devem ser muito curtos e nem extensos, o texto deve ter, pelo menos, 26 linhas e se o candidato errou uma palavra é só passar um traço por cima.

Não se preocupe, que todos os critérios exigidos pela sua banca constarão no edital do seu certame. Isso vai te ajudar na produção de uma redação objetiva e não se esqueça de prestar atenção no número mínimo e máximo de linhas, viu?  Nada de escrever depois da margem ou colocar título (apenas se for solicitado).

Foque na correção!

Você acabou de produzir uma redação, e agora? É necessário avaliar o seu texto, para que você possa saber os seus pontos fortes e fracos, para melhorá-los. Por meio da correção, será possível identificar as suas falhas.

Feedback é essencial para você ter controle das suas redações e conhecer as suas dificuldades e facilidades. Lembre-se de que para produzir uma redação objetiva é fundamental treino! Quanto mais se dedicar, mais sucesso terá!

Dicas finais para arrasar!

Falamos um pouco sobre como fazer uma redação objetiva e eficaz. Agora, por favor, pegue uma caneta e um caderno ( um café também se quiser.rs), para anotar os conselhos finais para você fazer uma redação objetiva:

  • Preocupe-se com o conteúdo. Tenha conhecimento de mundo: economia, política, tecnologia, entre outros assuntos que fazem parte do nosso dia a dia.
  • Saiba desenvolver base argumentativa. Faça um roteiro do que pretende escrever. Procure comprovar as suas ideias, ou seja, tente associar o que colocou no texto com a fonte. Use exemplos, comparações.
  • Para a redação ser objetiva, ela deve ser precisa. Em outras palavras estar atento ao que é solicitado pela organizadora. Nem pense em fugir do assunto!
  • Planeje a sua redação, para que a introdução possa estar, realmente, associada com a argumentação e a conclusão.
Isso também pode lhe interessar:
  Você sabe a diferença entre estudo de caso e discursiva? Descubra!

Ainda tem dúvidas de como escrever uma redação objetiva? Clique aqui para descobrir como fazer um texto nota 10!

Você demora muito para escrever uma redação? Compartilhe comigo, pois quero te ajudar!

Equipe Flávia Rita

Deixe seu Comentário

Comentários