fbpx
Sentar na mesa ou sentar à mesa?

Sentar na mesa ou sentar à mesa?

Equipe Flávia Rita

Quem nunca, em um jantar de família ou em qualquer outro evento, não escutou algo como “venha sentar na mesa”? Você pode não saber, mas essa expressão está errada do ponto de vista da norma culta.

Sentar como verbo pronominal

O primeiro problema com a expressão “sentar na mesa” é que ela ignora um aspecto essencial do verbo. No caso, a ação de “sentar”, equivalente a apoiar as nádegas em um assento, é acompanhada de um pronome.

Isso mesmo, nessas situações, o verbo é pronominal e deve ser acompanhado das formas oblíquas: me, te, se, nos ou vos. Essas, obviamente, variarão conforme a pessoa a que se  referem.

Assim, não é correto dizer nem “eu sentei na mesa” nem “eu sentei à mesa”. Independentemente do caso, o pronome deverá estar presente:

Eu me sentei à mesa.

Tu te sentaste à mesa. 

Ela se sentou à mesa.

Nós nos sentamos à mesa

Vós vos sentastes à mesa.

Eles se sentaram à mesa. 

Sentar na mesa ou sentar à mesa?

Vamos agora ao motivo desse texto…

Afinal, qual é a forma correta? Sentar-se à mesa” ou “sentar-se na mesa”?

O correto, de acordo com a norma culta, é a locução regida da preposição “a”, sempre que se quiser expressar a ideia de “junto a”. Assim, não se diz “sentar na mesa”, pois, nesse caso, estar-se-ia dizendo que você irá sentar sobre a mesa. Veja os exemplos:

Ele passava horas sentado à mesa

Maria, sentada à mesa, observava o movimento através da janela. 

Passe em frente a sua casa e o vi sentado à mesa

Me chamaram para almoçar e, logo, sentei-me à mesa

Treinando…

Para reforçar o uso da expressão, separamos uma questão para que você possa treinar e não errar mais! Vamos lá?

(Cespe. TJ-DF. 2014 – ADAPTADA) Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos e textuais do texto acima, julgue os próximos itens.

Mantêm-se o sentido e a correção gramatical do texto caso se suprima o acento grave no trecho “são pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa”.

Gabarito: Errado. A supressão do acento grave iria alterar o sentido oracional, uma vez que se mudaria a função sintática da locução verbal. Assim, o item deve ser considerado incorreto.

Alguma dúvida?

O qua achou? Simples, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida depois dessa explicação, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, dicas de redação (introdução desenvolvimento), pontuação ou de escrita jurídica, confira nossos outros textos!

Precisa aprender português para o ambiente corporativo?

Então você estava escrevendo um texto e ficou em dúvida quanto a regência de uma palavra? Ou quando ao uso da vírgula?

Bom, se você está começando uma carreira corporativa, com certeza já percebeu que o domínio da Lingua Portuguesa pode ser um diferencial no seu dia a dia, certo? Portanto, não atrase mais sua qualificação e seu futuro na empresa!

A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência na disciplina de Língua Portuguesa, oferece um curso específico de português para o ambiente corporativo. Ministrado na forma on-line, você poderá estudar de acordo com o seu tempo e com a sua disponibilidade.

Quer conhecer mais? Então confira uma de nossas aulas agora mesmo e conheça nossa metodologia!

Você pode assistir também diretamente do nosso canal do YouTube clicando AQUI.

O curso on-line português corporativo/empresarial tem foco nas questões práticas da Língua, conforme as dúvidas que surgem no dia a dia. Assim, você irá obter resultados rápidos e perceptíveis já em pouco tempo. Não há dúvida de que um bom domínio do português é um diferencial na carreira de qualquer profissional, ajudando a obter uma melhor colocação no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade para incrementar o seu currículo e aprender português sem dificuldade.

No curso, você terá acesso a um conteúdo teórico e a uma parte prática. Além disso, será disponibilizado material de apoio no formato PDF.

O objetivo é que você treine exatamente aquilo que precisará no dia a dia de seu trabalho.

Clique aqui para conhecer o curso on-line português corporativo/empresarial.

Sobre o assunto português corporativo, não deixe de conferir:

Assim, caso ainda tenha interesse em outros cursos de Língua Portuguesa, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones

Se você ainda tem algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários.

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO