Conteúdo do Artigo
O concurso do TRF5 (Tribunal Regional Federal da 5° Região) já tem banca definida. O IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) organizará o certame, cujo edital pode ser divulgado a qualquer momento.
Nesse sentido, você não precisa esperar a publicação do documento para começar a estudar. Prossiga com a leitura e descubra as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.
Conheça o IBFC, banca organizadora do concurso TRF5
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) acumula mais de dez anos de história e é uma organizadora muito conhecida no meio dos concursos públicos. Atrelado a isso, a banca é voltada para a realização de certames municipais e estaduais, como Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Secretaria da Administração do Estado da Bahia, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Administração de Goiás, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Prefeitura Municipal de Dourados, entre outros.Quanto ao grau de dificuldade, as provas organizadas pelo IBFC são consideradas medianas, tendo em vista o perfil mais objetivo que a banca adere. No próximo tópico, você irá descobrir as características da prova de português da banca.Características da prova de português IBFC
A prova de língua portuguesa é sempre muito importante nos concursos públicos. Nesse sentido, as questões da disciplina nos certames organizados pela IBFC trazem enunciados diretos com alternativas curtas. Entre os conteúdos, a banca costuma abordar, por exemplo, questões de classe gramatical, figura de linguagem, função sintática na oração ou mesmo regra de acentuação.
Já os textos costumam ser mais longos, de natureza narrativa ou informativa. Mas isso não impede que apareçam dois ou mais textos curtos.
Último concurso TRF5
O último edital de concurso público para o TRF5 foi publicado em 2023. Segundo o documento, a prova de conhecimentos gerais tinha 20 questões, dentre elas foi cobrada a disciplina de Língua Portuguesa conforme o seguinte conteúdo programático:
Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
Domínio da ortografia oficial;
Domínio dos mecanismos de coesão textual;
Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual;
Emprego de tempos e modos verbais;
Domínio da estrutura morfossintática do período;
Emprego das classes de palavras;
Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração;
Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração;
Emprego dos sinais de pontuação;
Concordância verbal e nominal;
Regência verbal e nominal;
Emprego do sinal indicativo de crase;
Colocação dos pronomes átonos;
Reescrita de frases e parágrafos do texto;
Significação das palavras;
Substituição de palavras ou de trechos de texto;
Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto;
Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Assista à aula gratuita abaixo e entenda mais sobre o IBFC: