/Consulplan: aprenda a fazer uma boa redação!


Consulplan: aprenda a fazer uma boa redação!

102

por: Equipe Flávia Rita

Muitos estudantes subestimam redação ou deixam para se preocupar apenas quando o edital é publicado, o que pode prejudicar – e muito – a sua aprovação, pois a redação pode ser decisiva para você conquistar a sua vaga. Que tal aprender a elaborar redação Consulplan? Não perca nas próximas linhas!

Redação Consulplan: o que a banca avalia?

Todos os critérios que a banca cobra estão no edital do concurso, por isso, é essencial que você leia cada detalhe com atenção. Um dos mais avaliados é a expressão, logo você deve dominar bem as regras do português.

Desta forma, seja estratégico na sua preparação: estude pontuação, regência verbal e nominal, uso de pronomes, crase, entre outros. A Consulplan avalia muito o conhecimento da norma culta.

Redação Consulplan: modelo ideal!

No dia 18 de março, foi aplicado o concurso da Câmera Municipal de Belo Horizonte (CMBH), e o tema da prova para o cargo de Técnico Legislativo II foi: “Perspectivas e estratégias para a redução da desigualdade social no Brasil do século XXI”.

Os alunos da professora Flávia Rita chegaram preparados para a prova, pois o assunto foi abordado no curso intesivão para a CMBH. Abaixo, você confere o modelo da redação:

No Brasil, a desigualdade social é reflexo de um conjunto histórico de fatores e, ainda hoje, é observada em ampla escala. Nesse contexto, o problema apresenta causas múltiplas e demanda atuação efetiva do Estado no sentido de garantir uma sociedade mais equânime. Na Constituição Federal de 1988, já se prevê, a despeito da realidade, igualdade social como fundamento para políticas estatais.

Entre as causas relacionadas à desigualdade pública, destacam-se a precariedade da educação pública e os altos níveis de concentração de renda. Ainda, agravam o problema a desqualificação da grande parte da mão de obra brasileira e os elevados índices de desemprego. A esse quadro já complexo, associam-se políticas públicas ineficientes – e pouco fiscalizadas – na tentativa de amenizar a situação.

Na perspectiva individual, a desigualdade traz prejuízos à qualidade de vida e faz com que as pessoas mais excluídas se vejam sem condições de ascender socialmente. Entre os grupos com menos oportunidades, ressaltam-se os negros, os moradores de regiões periféricas e os moradores de aglomerados. A combinação desses fatores potencializa a marginalização e a exclusão, o que pode gerar revolta e sentimento de descrença diante da atuação do Estado no sentido de corrigir tais distorções sociais.

Em sentido mais amplo, o agravamento do quadro de desigualdade social afasta investimentos na economia do País. Outro prejuízo observado é a descrença nas instituições públicas e nas ações afirmativas aplicadas. Além disso, setores como o turismo e a indústria ficam desestimulados pela falta de potenciais clientes.

Desse modo, para que a desigualdade social seja arrefecida no Brasil, os governantes devem se ater às suas causas de modo efetivo. Espera-se que o fosso social existente entre ricos e pobres seja cada vez menor a partir de políticas de inclusão adotadas com esse fim.

Isso também pode lhe interessar:
  Você sabe a diferença entre estudo de caso e discursiva? Descubra!

Redação Consulplan: temas cobrados!

Que tal conhecer alguns temas cobrados para gabaritar redação Consulplan?

Prova TSE

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988).

Nos nossos dias, temos visto e acompanhado movimentos revolucionários e derrubada de ditadores cada vez mais frequentes em todo o mundo: Espanha, Grécia, Nova York, Mundo Árabe… O Brasil teve, em sua história, movimentos sociais que o conduziram à Democracia que vivemos hoje. Diante de tais fatos, algumas questões exigem reflexões e discussões sérias por parte da sociedade. Considerando os textos de referência, discorra sobre a participação social através do voto, instrumento prático de cidadania, tendo em vista os direitos e deveres do eleitor e do eleito.

Fig.1 – Treine temas anteriores!

Prova TRF 2

Computadores com maior poder de processamento e muita memória já estão sendo encontrados no mercado com maior facilidade. Especificamente, empresas sempre necessitam de computadores mais potentes, com melhor performance, entre outras características. Nos tribunais de Justiça do Brasil isso é uma constante, considerando a informatização dos processos. De uma maneira geral, os programas de computador são armazenados nas memórias secundárias, ou seja, em discos, fitas, por serem mais baratos, abundantes e não voláteis. O processador somente executa as instruções que estão localizadas na memória principal; então, o sistema operacional transfere programas da memória secundária para a memória principal, antes da execução dos mesmos. A gerência de memória tem funções muito importantes para manter o funcionamento adequado de um sistema operacional.

Acerca do gerenciamento de memória, descreva quais as suas funções básicas, defina a técnica de Swapping e apresente algumas características das técnicas de Alocação Contígua Simples e Alocação Contígua.

Prova TRE RJ:

“Democracia na era digital: a transformação da sociedade a partir de ações reais de efetiva cidadania”.

Confira 10 temas de redação Consulplan. agora!

Como treinar redação Consulplan?

O segredo para você gabaritar redação Consulplan é treino e persistência, principalmente. Por isso, inclua redação no seu planejamento e treine toda semana. Tenha o hábito de produzir, pelo menos, 2 textos semanalmente.

Além disso, lembre-se de que a redação Consulplan deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Respeite a extensão do texto exigido no edital. Geralmente, a banca cobra o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30. Cuide da legibilidade do seu texto: os acentos devem estar visíveis, as palavras grafadas corretamente e de forma legível e o seu texto deve estar estruturado e de acordo com o tema pedido pela banca.

Para otimizar os seus estudos e aumentar as chances de aprovação confira um curso GRATUITO com a professora Flávia Rita sobre técnicas de estudo para concurso público, agora!

Isso também pode lhe interessar:
  Prova dissertativa: confira as melhores dicas para você alcançar nota máxima!

Qual o seu próximo concurso? Conte para a gente por meio dos comentários!

Equipe Flávia Rita

 

 

 


Deixe seu Comentário

Comentários