/Dicas de redação FCC: guia prático para você tirar 100!


Dicas de redação FCC: guia prático para você tirar 100!

Dicas de redação FCC: guia prático para você tirar 100!

163

por: Equipe Flávia Rita

Você está estudando para algum concurso específico da Fundação Carlos Chagas (FCC)? Você está muito preocupado ou ansioso por que tem dificuldade em elaborar uma boa redação para concurso?  Tem medo de perder a sua vaga, por que se considera ruim na produção textual? Então, não pode perder as melhores dicas de redação FCC nas próximas linhas. Vamos lá?

Dicas de redação FCC: conhecendo o perfil da banca!

Geralmente, a FCC organiza concursos muito cobiçados e com boas remunerações, como, por exemplo, a área de tribunal. Normalmente, a banca cobra redação dissertativa –argumentativa e estudo de caso, que é específico da área.

Uma das principais dicas de redação FCC, que você precisa anotar é: não basta apenas dominar a língua portuguesa, é preciso ir além. Nos textos, é necessário demonstrar uma análise crítica e amadurecida do tema solicitado.

Você está se preparando para provas de técnico ou analista?

Como produzir uma redação FCC nota 100?

Você deve estar curioso para saber: quais as melhores dicas de redação FCC, para tirar nota 100? Não é fácil gabaritar redação, mas é possível. Para isso, a sua redação deve estar completa com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na parte inicial, apresente o tema, ou seja, o seu ponto de vista. Introduza o seu tópico frasal com muita clareza e objetividade. A parte argumentativa deve ser feita de acordo com os dados ou exemplos que reforçam a sua introdução e a conclusão é o fechamento e a possível solução para o problema abordado.

 

Aspectos cobrados pela banca!

Agora, separe um papel para anotar todas as dicas de redação FCC:

  • A letra precisa ser legível. Você pode grafá-la da maneira que quiser!
  • Título não é necessário nas redações da FCC
  • O texto deve ultrapassar 26 linhas. Explore os assuntos!
  • Nas redações, a banca cobra uma reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea.
  • A sua introdução deve ser focada no assunto cobrado pela banca.
  • Na exposição, nem pense em fugir do assunto e exponha as suas ideias de forma lógica. Para isso, você pode usar conectores, citar exemplos e lembre-se de que seus argumentos precisam estar bem fundamentados.
  • A sua redação deve ter: introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Na conclusão aponte para a solução do problema. Não invente ou acrescente nada novo.
  • Sugestões de leitura: Estadão, Carta Capital, Exame, entre outros.

Como a estrutura, geralmente, vale 100 pontos, são cobrados os seguintes critérios:

  • Conteúdo: 40 pontos
  • Estrutura: 30 pontos
  • Expressão: 30 pontos

O que minha redação precisa ter?

Entre as principais dicas de redação FCC, o seu texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, além de domínio do tema e da norma-culta. Por isso, antes de começar a escrever, prepare um pequeno roteiro com as ideias principais do seu texto como, por exemplo, o uso de dados, argumentos que serão desenvolvidos, exemplos.

Assim, você vai conseguir planejar a sua redação antes de começar a escrever na folha definitiva. Faça fichas – resumo das notícias que ler e tenha o hábito de revisá-las, assim como, você faz com outras disciplinas.

 

Intensifique a sua preparação com o curso on-line Oficina de Redação FCC, elaborado pela professora Flávia Rita. Nas aulas você vai aprender a forma de cobrança da banca, os critérios e ainda contar com uma correção detalhada. Assista a uma aula GRATUITA, agora!

Qual a banca que você tem mais dificuldade na produção de textos? Conte para a gente nos comentários!

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários