/Como treinar redação em casa?


Como treinar redação em casa?

131

por: Equipe Flávia Rita

Como treinar redação em casa? Pode parecer uma tarefa uma simples, mas muitos têm dificuldade. Não é fácil se “desligar” do mundo e focar as energias no estudo, principalmente em casa onde o número de distrações é grande: televisão, familiares, geladeira, e tantas outras.

Tem dificuldade em se concentrar para escrever? Então, vamos descobrir como treinar redação em casa?

Treinar redação em casa: prepare o ambiente!

É impossível se concentrar em um ambiente bagunçado, sujo e desorganizado. Então, antes de começar a treinar redação em casa, arrume o ambiente. Pode ter certeza de que as ideias vão fluir melhor em um ambiente limpo.

Cuide da iluminação, da sua mesa, cadeira…você precisa se sentir bem para começar o treino. Separe todo o material que você vai usar: folha e lápis/caneta.

Quanto tempo você gasta?

Já arrumou a bagunça, separou os materiais e agora é só buscar um cronômetro. Por quê? Você deve treinar redação em casa de forma estratégica: medindo o tempo. Na sua prova, por exemplo, você não pode demorar 3 horas fazendo uma redação. No dia, além de escrever você vai ter que se preocupar em responder as perguntas da prova objetiva, também

Logo, é essencial saber quanto tempo gasta para produzir um texto. Se estiver gastando 3 horas, por exemplo, é fundamental diminuir. Com prática, você vai conseguir. Aproveite para conferir 5 dicas para você mandar bem na redação!

Sequestradores de tempo: cuidado!

O que seriam os sequestradores de tempo? É tudo o que rouba a sua atenção: celular, rede social, aplicativo, televisão, som, entre outros. Para treinar redação em casa, é essencial ter foco.

Fig. 1- cuidado com as distrações!
Fig. 1- cuidado com as distrações!

Qual a sua prioridade? Rede social ou conquistar a sua vaga? O poder de escolha é sempre seu. Deixe o seu celular no modo avião ou bem longe de você. Deixe para conferir as novidades depois que terminar a sua redação. Faça isso quando estiver estudando outras disciplinas, também.

O foco deve ser a sua prioridade e tempo é um recurso que não pode ser desperdiçado de jeito nenhum.

Foco!

Todo concurseiro sabe a importância de manter o foco para conquistar a aprovação. Vai treinar redação em casa? Converse com os familiares para não te interromper e mantenha o foco no que se propôs a fazer.

Tenha uma rotina de estudo: inclua redação no seu planejamento. A redação deve ser tão ( ou mais) importante quanto as outras disciplinas. Muitos candidatos perdem a vaga porque não conseguem tirar uma boa nota.

Revisão Final

Acabou de fazer a sua redação? Faça uma revisão do seu texto em relação aos aspectos gramaticais, ortografia, regência, entre outros. Procure descobrir o que você está errando nas redações, para aperfeiçoar.

Treinar redação em casa também vai exigir disciplina e disposição. Então não se esqueça de manter o foco, colocar o cronômetro do seu lado e começar. Para facilitar, inclua no seu cronograma os dias que você vai treinar e sobretudo cumpra as suas metas.

Um dos maiores erros é fazer um planejamento e não o cumprir. Lembre-se de que ele deve ser compatível com a sua realidade, ok?

Você tem muita dificuldade em se concentrar para treinar redação em casa? Deixe o seu comentário! Para otimizar os seus estudos, confira o curso GRATUITO com as melhores técnicas de estudo para concurso com a professora Flávia Rita. 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários