fbpx

Concurso da PMMG: 5 estratégias infalíveis para melhorar a sua redação

Equipe Flávia Rita

Quer alavancar a sua nota na redação do concurso da PMMG? O certame da Polícia Militar de Minas Gerais é um dos mais concorridos  e aguardados. Assim, o seu texto pode ser o diferencial para você conquistar a nomeação. Por isso, neste post preparamos 5 dicas incríveis que vão ajudar você a escrever com segurança e otimizar a sua preparação. Preparado?

1-Concurso da PMMG: tudo na vida é treino!

Quanto mais você treinar redação, maior será o seu nível de segurança. Logo, reserve um tempo no seu cronograma para praticar e exercitar o seu domínio de escrita e a sua criatividade. No início, é comum demorar, mas com a persistência as ideias vão fluir e você vai conseguir escrever cada vez melhor e dentro do tempo estimado.

Além disso, confira no edital as exigências como, por exemplo, número de linhas, pontuação dos critérios abordados, entre outros. Dessa forma, você se prepara de acordo com as regras exigidas do concurso da PMMG.

2-Conheça as suas dificuldades

Quais são as suas maiores dificuldades ao fazer uma redação? Você consegue expor as ideias com coesão e coerência? Sabe argumentar e escrever o texto de forma clara? Consegue desenvolver a estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusão?

A dica para ajudar você na preparação para o concurso da PMMG é mapear as suas dificuldades, para saná-las. Nesse contexto, comece a se autoavaliar, para identificar os pontos que devem ser melhorados. Por exemplo, quanto tempo gasta para fazer uma redação? Lembre-se de que no dia do seu concurso você terá a prova objetiva e a redação.

3- Cuidado com os erros

Bons candidatos, muitas vezes, perdem pontos na redação por erros, que poderiam ser evitados. Dessa forma:

  • Escreva com letra legível
  • Não fuja do tema proposto pela banca
  • Cuidado com repetição de palavra
  • Use conectores
  • Atente-se para o número mínimo e máximo de linhas
  • Cuidado com erros de concordância verbal/nominal

Assim, revise sempre a sua redação e muito cuidado com os erros, combinado?

4- Faça rascunho

Não escreva direto na folha de redação, ou seja, use a folha de rascunho para colocar as informações que pretende abordar no seu texto. Dessa forma, você pode organizar as ideias e ganhar tempo para fazer a redação. Assim, quando for escrever na folha definitiva, o seu texto estará mais organizado.

Nesse contexto, no rascunho você pode colocar os dados ou sintetizar os itens que não podem faltar de jeito nenhum na sua redação.

5- Concurso da PMMG: treine por temas anteriores

Durante a sua preparação para o concurso da PMMG, treine por temas de redação, que já foram cobrados. Dessa forma, você conhece melhor o perfil da sua prova e os assuntos abordados.

  • Tema CFO/2017

A redução da maioridade penal e os seus reflexos para a Segurança Pública

  • Tema CFO/2016

“A INTOLERÂNCIA COMO ELEMENTO GERADOR DE TENSÕES E CONFLITOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”.

Que tal começar a treinar redação com esses temas? Inclua redação no seu planejamento e dê o primeiro passo,

Curso de redação para o concurso da PMMG

Um curso de redação é o diferencial para você conseguir desenvolver o seu texto com segurança e de acordo com os critérios exigidos. Referência em língua portuguesa e redação para concursos, a professora Flávia Rita elaborou de forma estratégica e direcionada o curso:

Curso on-line de Oficina de Redação para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG – Professora Flávia Rita

Completo, o curso aborda tanto a parte teórica quanto a prática. Ou seja, conta com tudo o que você precisa para superar qualquer dificuldade em redação. Além disso, as correções são personalizadas, exclusivas e completas, para que você possa identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.

A parte teórica do curso aborda vários temas, para que você possa compreender como escrever uma boa redação. Dentre os assuntos contemplados destacam-se:

  • Tópico frasal
  • Formas de introdução
  • Modelos de desenvolvimento
  • Formas de conclusão
  • e muito mais…

Assim, as aulas teóricas são focadas no que a organizadora do certame cobra e com as correções você consegue identificar e mapear os seus erros. Ou seja, você vai conseguir resolver as suas dificuldades e gabaritar a redação do concurso da PMMG.

CLIQUE AQUI PARA COMEÇAR A TREINAR REDAÇÃO, AGORA!

Como podemos ajudar você na sua preparação? Aguardamos o seu contato pelo telefone:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

O conteúdo ajudou você? Compartilhe o post nas suas mídias sociais e muito sucesso nos estudos.

Confira:

 

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?