fbpx

Dicas de verbo para concurso!

Equipe Flávia Rita

Dicas de verbo  para concurso!

Nesse post, preparei as melhores dicas de verbo para concurso, por isso, peça que leia o texto com muita concentração. Vamos conversar sobre verbos regulares, irregulares, defectivos, auxiliares, anômalos,abundante e também dicas de estudo, pois este é um dos conteúdos que mais geram dúvidas, além de ser cobrado por, praticamente, todas as bancas de concurso. Vamos lá?

Dicas de verbo: regulares e irregulares.

Você se recorda sobre esses tipos de verbos? Os regulares são os que não variam no radical ou desinência. Em outras palavras, a base permanece intacta. Uma das principais dicas de verbo para concurso referente à  conjugação da forma regular, é que você terá apenas que ajustar o seu radical às terminações da respectiva conjugação: 1ª, 2ª ou 3ª.

Observe:

  • 1ª conjugação – tema em a – andar
  • 2ª conjugação – tema em e – mover
  • 3ª conjugação – tema em i – partir

Por exemplo, na palavra dançar o radical não sofre alterações independente da conjugação. Eu danço, tu dança, ele dança, nos dançamos, vós dançais e eles dançam.  Entendeu?

Em relação aos verbos irregulares, eles sofrem alterações em sua desinência e no seu radical. Um exemplo clássico desse tipo de verbo é o “ser”. Observe a conjugação no presente do indicativo: Eu sou/ Tu és/ Ele é/ Nós somos/ vós sois/ Eles são.

Domine verbos auxiliares, defectivos, anômalos e abundante

Entre outras dicas de verbo para concurso, destacam-se os auxiliares em que na frase não possuem sentido próprio, porque estão auxiliando a compor uma locução verbal – verbo auxiliar + infinitivo ou gerúndio – ou também um tempo composto ( Ter ou haver + particípio) ou voz passiva ( ser/estar + particípio).

Os verbos auxiliares também podem indicar aspecto semântico: Ele pode viver ( possibilidade).

Os verbos defectivos não possuem uma conjugação completa e podem ser classificado em: pessoal, unipessoal ou impessoal. Vamos falar um pouco sobre cada tipo? Se você estiver cansado, aproveite para fazer uma pausa e pegar um café.

 

Fig.1 Concentração

Os verbos impessoais não tem sujeito e, geralmente, são usados na terceira pessoa do singular. Um exemplo muito cobrado em prova é o do verbo haver, no sentido de existir. Por exemplo: muitas pessoas na sala. Além disso, os verbos unipessoais possuem sujeito sujeito, porém são conjugados na terceira pessoal do singular ou plural, e os pessoais são os que podem gerar dúvidas nos contextos, logo não contam com certas flexões. Por exemplo, o verbo falir, que poderia ser, facilmente, confundido com o verbo falar na conjugação do tempo presente.

Muita atenção nas próximas dicas de verbo para concurso público, viu? Os anômalos têm no radical alterações mais profundas que os verbos irregulares como, por exemplo, o verbo “pôr”, que pode ser conjugado como ponho, pôs, punha e pus.

Os verbos abundantes são os que contam com duas formas equivalentes no particípio, sendo uma regular e outra irregular. Por exemplo: aceitar – aceito/aceitado. Conseguiu entender?

Como estudar e aprender verbos

Gostou das dicas de verbo para concurso público? Neste tópico, vou explicar algumas estratégias de estudo, que podem ajudar na sua preparação. Verbo é um conteúdo que exige paciência e treino para aprender. Por isso, estude toda a teoria com calma: conheça os verbos, os tempos, os modos, as formas de conjugação, entre outros.

Faça resumos ou fichas com exemplos e resolva muitas questões de prova, para aprender a forma de cobrança da sua organizadora. Por meio dos exercícios, você saberá as suas dúvidas, o conteúdo que está mais forte ou fraco, para melhorar. Que tal aprender as melhores dicas sobre concordância verbal? 

Confiram algumas questões de prova:

Banca FCC – 2018 – DPE/AM

Todas as formas verbais atendem às normas de concordância e articulam-se em tempos e modos adequados na frase:
a) Ao se evitarem as ponderações que devem anteceder qualquer julgamento, abre-se o caminho para o arbítrio e a violência de graves preconceitos.
b) Devem-se aos juízos preconceituosos esse tipo de violência, disseminada nas redes sociais, que nada mais seriam que verdadeiros linchamentos públicos.
 c) Às turbas linchadoras nunca ocorreriam que, por conta de sua violência irracional, muitos inocentes terão sido vitimados de forma cruel.
d) Não parece abalar a pessoa irracional as razões levantadas pelo autor do texto para que, com a ponderação, refreássemos nossos instintos violentos.
 e)Quando se leva em conta as diferenças pessoais, seria de se imaginar que a tal cuidado deva corresponder julgamentos mais prudentes e generosos.
Gabarito: A
Banca FCC – 2018 – DPE/AM
Indeterminar o agente é um dos efeitos de sentido produzido pela voz passiva analítica, a qual pode ser observada em:
a)Sabemos até que nós somos feitos de poeira estelar. (1° parágrafo)
b) É verdade que Comte não era cientista, mas filósofo. (2° parágrafo)
 c) Os deuses parecem ter um prazer especial em desmoralizar quem faz profecias sobre os limites da ciência. (1° parágrafo)
d) É diversão certa para quem gosta de grandes questões. (5° parágrafo)
e) Só que cientistas não se saem muito melhor. (2° parágrafo)
Gabarito: A
Fig,2 Resolva exercícios!
Banca FUMARC – 2016 – Câmera de Lagoa da Prata
Em: “Caso reconheça, é fundamental fotografar, escrever, desenhar, filmar”, o verbo destacado está flexionado no
a) futuro do subjuntivo.
b) presente do indicativo.
c) presente do subjuntivo.
d) pretérito perfeito do indicativo.
Gabarito: B
Banca FUMARC – 2016 – CBTU
Em: “Por que tal comentário teria hoje alguma importância?”, o verbo destacado está flexionado no:
a) Futuro do presente do indicativo.
b)Futuro do pretérito do indicativo.
 c)Pretérito imperfeito do indicativo.
 d)Pretérito perfeito do indicativo.
Gabarito: B
Banca Inaz do Pará  – 2017

Observe o poema de Mario Quintana e marque a alternativa correta no que diz respeito ao jogo de palavras usado pelo poeta:

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho

Eles passarão

Eu passarinho

(Poeminha do contra- Mario Quintana)

Passarão é um pássaro gigante.

“Eu passarinho” conjuga o verbo passarinhar no presente do indicativo.

“Eles passarão” conjuga o verbo passar no pretérito perfeito do indicativo.

Não existe o verbo passarinhar na língua portuguesa.

No poema existem três pronomes do caso reto: Todos, Eles e Eu.

Gabarito: letra B

2019 – VUNESP 

Assinale a alternativa cuja forma verbal em destaque expressa possibilidade de que um fato ou evento venha a se realizar.

Nas últimas semanas, tenho sido torturado por computadores que ligam e desligam sozinhos…

Naturalmente, não  certo.

… onde a palavra seja chamada a dirimir dúvidas ou dinamitar certezas.

Para reinstalar a internet no computador, tenho de ligar um cabo enfiado na televisão.

Em jovem, sobrevivi aos zeros em matemática, física, estatística e outras ciências do diabo…

Gabarito: letra C

2017 – AMEOSC

Assinale a alternativa que apresenta uma oração em que há um verbo ou uma locução verbal que esteja no mesmo tempo e no mesmo modo que o verbo “mediu” (linha 1):

O valor da inflação aumentara constantemente.

A chuva tinha caído intensamente naquela noite.

Espero que tenhamos feito sua vontade.

Fiz o intercâmbio ano passado.

Gabarito: D

2018 – IBGP

As relações interpessoais no trabalho contribuem ativamente para que as equipes gerem mais harmonia e sinergia. Entre os colaboradores, facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos. O líder é o responsável por desenvolver um espaço no qual as discussões e trocas possam ser ouvidas e absorvidas de maneira positiva. E, por isso, tem um papel fundamental no que tange ao estímulo para o bom relacionamento interpessoal no trabalho. Criar um ambiente agradável, em que a cordialidade e o respeito sejam incentivados deve ser o objetivo, para que os colaboradores estejam alinhados com a missão e valores da empresa na qual trabalham. Quando os colegas se respeitam e são cordiais uns com os outros, é muito provável que se tenha alcançado uma equipe profissional com boas relações interpessoais.

Adaptado de: https://www.febracis.com.br/blog/relacoes-interpessoais-no-trabalho/ Acesso 02 nov. 2018.

“Entre os colaboradores, facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos.”

Nesse segmento do texto, é CORRETO afirmar que as formas de gerúndio sublinhadas possuem o valor de, respectivamente:

Causa e concessão.

Condição e causa.

Causa e causa.

Concessão e concessão.

Gabarito: B

2018 – IMA

Há correspondência modo-temporal entre a forma verbal simples “vendeu“ (L.11) e a composta

Tivesse vendido.

Tem vendido.

Tinha vendido.

Teria vendido.

Gabarito: B

2019 – MPE-GO

Em “E há sempre a possibilidade real de crescer no banco e vir a se tornar um sócio.”, existe a presença do verbo vir. Assinale a alternativa em que este verbo se encontra no futuro do pretérito:

O jovem talentoso vem chegando.

O lucro virá no fim do ano.

O investimento viera mas perdera-se na burocracia.

O cliente será bem atendido se vier negociar com o banco.

O sucesso viria se ele se esforçasse um pouco mais.

Gabarito: E

Gostou de ficar por dentro dessas dicas de verbo para concurso público? Qual concurso é o seu foco? Envie o seu comentário, para a gente e compartilhe as dicas nas suas redes sociais.

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?