fbpx

Menos de 100 dias para a prova do ENEM: como manter a motivação?

Equipe Flávia Rita

Como manter a motivação e a firmeza nos estudos para a prova do ENEM? Como está a sua preparação nessa reta final? Nas próximas linhas, você confere as melhores dicas. Vamos lá? :)
Menos de 100 dias para a prova do ENEM: como manter a motivação?

Faltam menos de 100 dias para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, as provas presenciais estão previstas para os dias 17 e 24 de janeiro. Em relação às provas digitais, a expectativa é que aconteçam nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Você está conseguindo manter o foco?

Nesse contexto, é fundamental manter a confiança e o foco nos estudos, sobretudo nessa reta final em que a pressão ainda é maior. Para ajudar você nessa trajetória, preparamos esse post com muito carinho.

Prova do ENEM: confira o edital com atenção

Leia o edital sobre a prova do ENEM com muita atenção, pois ele traz várias informações importantes como:

  • Prova
  • Cálculo da nota
  • Peso de cada matéria
  • Prazo de inscrição

Além disso, o edital é como se fosse um guia para o candidato. Por isso, leia o documento com atenção, para criar uma estratégia de estudos como de uma revisão, por exemplo. Assim, é fundamental que você conheça o formato da prova, o número de questões e também o tempo que você terá para fazer a prova do ENEM. Atenção: não se esqueça da redação. Ou seja, além do tempo para fazer a prova, você também terá que fazer redação.

Respeite os seus limites

Respeite os limites do seu corpo e da sua mente. Assim, encare a preparação para o ENEM como se fosse uma maratona, mas nesse caminho cuide da pessoa mais importante da sua vida: você. Lembre-se de que é normal durante a trajetória você encarar vários obstáculos, mas sabe o que faz a diferença? A forma como você reage a cada um deles.

Logo, cuide-se! Não desista e respeite sempre os seus limites. Assim, separe um tempo para fazer atividade física como, por exemplo, uma caminhada, corrida, ou qualquer outra modalidade que goste. Além disso, se achar necessário separe um ou dois dias para descansar e renovar as energias. O excesso de estudo cansa e pode te sobrecarregar.

Por isso, é tão importante desenvolver o autoconhecimento, para que você saiba os seus pontos fortes e fracos. Que tal se conhecer? Que tal olhar para dentro de você com amor e gentileza?

Prova do ENEM: a importância dos simulados

É imprescindível fazer simulados, pois você precisa conhecer seu desempenho das disciplinas. Assim, uma dica é anotar a sua nota em cada simulado, para você acompanhar a sua evolução nos conteúdos. Dessa forma, você saberá em que precisa melhorar e intensificar a sua revisão, principalmente nessa reta final.

Além disso, durante os simulados:

  • Encare como se fosse a prova
  • Cronometre o tempo
  • Dedique-se em cada dia de estudo. Combinado? Foque no que VOCÊ QUER!

ENEM: cuide do seu emocional

Em reta final, geralmente, aumenta pressão, ansiedade, cobrança, entre outros. Logo, cuide do seu emocional, a fim de tentar manter o equilíbrio. Assim, tente identificar os fatores que aumentam a sua ansiedade, para saná-los. Não se esqueça de separar um tempo na sua rotina para curtir seus amigos e familiares. Isso vai ajudar você a renovar as suas forças :)!

Assim, por exemplo, você pode separar o final da tarde de domingo para descansar e fazer alguma atividade que goste. A dica é separar algum tempo no seu planejamento para fazer algo que goste e renovar as suas forças.

Prova do ENEM: reveja os temas cobrados!

Ainda dá tempo de você revisar os conteúdos mais cobrados na prova do ENEM. Por isso, que tal aproveitar o tempo para aumentar a sua revisão? Foque nos itens mais recorrentes e, principalmente, os que você têm mais dificuldade. Dessa forma, priorize a sua revisão e aproveite os dias para estudar.

Além da prova, aproveite para treinar redação. O que você precisa melhorar? Quais são os seus pontos fracos? O que você precisa fazer para aumentar a sua nota? Que tal começar a avaliar esses pontos?

Confie em si e dê o seu melhor

Confie em si e faça a sua parte. Assim, busque estudar com dedicação, força de vontade e determinação, para conquistar o seu objetivo. Dê o seu melhor, sempre. Além disso, não perca tempo se comparando com outras pessoas, pois cada um tem a sua jornada. Dessa forma, estude com confiança e respeite sempre os seus limites, combinado?

Tenha certeza de que você vai colher tudo o que plantar. Que você faça uma excelente prova do ENEM! O post ajudou você? Não se esqueça de compartilhá-lo nas mídias sociais, viu? Boa sorte e sucesso nos seus estudos.

ENEM: curso específico de redação

Que tal aproveitar essa reta final, para fazer um curso de redação para a prova do ENEM? A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência na área, preparou um curso exclusivo com teoria e prática para você gabaritar. Aproveite porque ainda dá tempo de você treinar e tirar uma nota alta no ENEM.

CLIQUE AQUI PARA APROVEITAR A CHANCE E TREINAR REDAÇÃO PARA O ENEM NESSA RETA FINAL!

Já viu?

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO