/Redação Cespe: 5 dicas para gabaritar a prova!


Redação Cespe: 5 dicas para gabaritar a prova!

601

por: Equipe Flávia Rita

Nesse post, separamos 5 dicas de redação Cespe, para você gabaritar. Encarar as provas objetivas do Cespe não é fácil, pois o estilo peculiar exige atenção redobrada, e o mesmo raciocínio vale para a redação. Não é só dominar o tema, mas saber organizar e planejar o texto. Preparado? Vamos lá?

Redação Cespe: conheça a estrutura

Na redação Cespe, você precisa dominar o conteúdo. O conhecimento é muito valorizado pela banca e o que fará a diferença será o seu domínio e o raciocínio sobre o tema.

Os textos motivacionais que são apresentados exigem que você entenda o que está sendo pedido, para que o conteúdo seja desenvolvido.Não é à toa, que o Cespe coloca tópicos sobre os quais você deve argumentar, pois servem de guia, ou seja, uma orientação.

Domine os critérios de correção!

Os critérios de correção estão especificados no edital do seu concurso, por isso, é essencial que você leia com atenção, para conhecer o estilo de cobrança da redação Cespe. Ao fazer a leitura, será possível perceber, que eles podem ser divididos em duas partes: macroestruturais e microestruturais.

  • Macroestrutural: Nessa parte a banca vai avaliar o desenvolvimento sobre o assunto e a sua apresentação textual. Envolve organização de ideias, legibilidade do seu texto, indicação de parágrafos, entre outros.
  • Microestruturais: envolve a forma de como a redação é elaborada, ou seja, a parte escrita, que inclui grafia, acentuação, entre outros.

Para facilitar, confira o tema cobrado na prova do TCE/PR:

Cargo: Analista de Controle – Administração

A comunicação organizacional refere-se ao intercâmbio da informação entre os servidores de uma organização. Embora o processo de comunicação organizacional esteja sujeito a eventuais contratempos, é fundamental que ele seja estabelecido de modo a contribuir para que a organização alcance seus objetivos. Para tanto, é necessário que o administrador tenha conhecimentos a respeito desse processo.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija, de maneira sucinta, um texto dissertativo a respeito do processo de comunicação organizacional, abordando os canais formais e informais de comunicação.

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  •   Defina canais de comunicação. [valor: 0,75 ponto]
  •   Enumere os tipos de canais formais. [valor: 1,00 ponto]
  •  Descreva cada tipo de canal formal. [valor: 2,00 pontos]
  •   Defina canais informais de comunicação. [valor: 1,00 ponto]

 Prepare um roteiro!

Organização é essencial para o sucesso da sua redação Cesp. Logo prepare um roteiro para esquematizar o que pretende colocar no papel. Escreva (de forma organizada) dados, exemplos e informações que pretende apresentar para embasar o seu raciocínio. Isso vai facilitar e vai ajudar você a ganhar tempo na hora da prova, 

– Priorize os assuntos

–  O que não pode faltar no seu texto?

-Que argumentos serão embasados?

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso público: como estar pronto para qualquer tema cobrado na redação!

– Como será a introdução, desenvolvimento e conclusão?

Descubra como fazer uma redação nota 10 !

Treine!

Quanto mais você treinar redação Cespe, melhor. O segredo do sucesso é a prática, por isso, separe alguns temas que já foram cobrados e pratique. Tenha o hábito de fazer redação toda semana e comece antes de o edital ser publicado, para você gahar tempo na sua preparação.

Inclua no seu planejamento redação, marque o tempo que você gasta e treine. Fique atento às correções, para saber os aspectos que você deve melhorar. Confira o guia de redação Cespe/Unb completo para você otimizar a sua preparação!

Dicas Finais

  •  Nas provas de redação Cespe/Unb, a organizadora apresenta a questão por meio de um texto motivador
  • -O texto motivador não deve ser copiado pelo candidtao
  • -Comente todos os tópicos pedidos pela banca
  • -Seja objetivo
  • -Respeite os limites da redação
  • -Mostre que você domina o conteúdo
  • -Título:APENAS se for solicitado
  • -Faça um roteiro com os itens que pretende abordar na sua redação

Confira a correção GRATUITA da prova ABIN, organizada pelo Cespe/Unb

O curso Oficina de Redação Cespe/Unb, elaborado pela professora Flávia Rita, é ideal para você desenvolver as habilidades necessárias para gabaritar a redação. Nas aulas, ela explora de forma ampla e focada nos temas cobrados pela banca e você ainda conta com correção detalhada. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

Qual a sua maior dificuldade na redação? Envie o seu comentário para a gente e não se esqueça de compartilhar as dicas nas suas redes sociais.

 

Deixe seu Comentário

Comentários