/Redação Cespe: 4 dicas para gabaritar!


Redação Cespe: 4 dicas para gabaritar!

por: Equipe Flávia Rita

Encarar as provas objetivas do Cespe não é fácil, pois o estilo peculiar exige atenção redobrada, e o mesmo raciocínio vale para a redação. Não é só dominar o tema, mas saber organizar e planejar o texto. Você não sabe nem como começar a fazer a sua redação Cespe? Separei 4 dicas que vão te ajudar a gabaritar.

Redação Cespe: conheça a estrutura

Na redação Cespe, você precisa dominar o conteúdo. O conhecimento é muito valorizado pela banca e o que fará a diferença será o seu domínio e o raciocínio sobre o tema. Os textos motivacionais que são apresentados pela banca, exigem que você entenda o que está sendo pedido, para que o conteúdo seja desenvolvido.

Não é à toa, que o Cespe coloca tópicos sobre os quais você deve argumentar, pois serve de guia, ou sejam uma orientação. Não se esqueça de anotar e memorizar: 90% da sua nota está relacionada ao conteúdo, e o restante com o seu domínio da norma culta.

Domine os critérios de correção!

Os critérios de correção estão especificados no edital do seu concurso, por isso, é essencial que você leia com atenção, para conhecer o estilo de cobrança da redação Cespe. Ao fazer a leitura, será possível perceber, que eles podem ser divididos em duas partes: macroestruturais e microestruturais.

Fig.1 Leia o edital com atenção!
  • Macroestrutural: Nessa parte a banca vai avaliar o desenvolvimento sobre o assunto e a sua apresentação textual. Envolve organização de ideias, legibilidade do seu texto, indicação de parágrafos, entre outros.
  • Microestruturais: envolve a forma de como a redação é elaborada, ou seja, a parte escrita, que inclui grafia, acentuação, entre outros.

Para facilitar, confira o tema cobrado na prova do TCE/PR:

Cargo: Analista de Controle – Administração

A comunicação organizacional refere-se ao intercâmbio da informação entre os servidores de uma organização. Embora o processo de comunicação organizacional esteja sujeito a eventuais contratempos, é fundamental que ele seja estabelecido de modo a contribuir para que a organização alcance seus objetivos. Para tanto, é necessário que o administrador tenha conhecimentos a respeito desse processo.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija, de maneira sucinta, um texto dissertativo a respeito do processo de comunicação organizacional, abordando os canais formais e informais de comunicação.

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

  •   Defina canais de comunicação. [valor: 0,75 ponto]
  •   Enumere os tipos de canais formais. [valor: 1,00 ponto]
  •  Descreva cada tipo de canal formal. [valor: 2,00 pontos]
  •   Defina canais informais de comunicação. [valor: 1,00 ponto]

 Prepare um roteiro!

Organização é essencial para o sucesso da sua redação Cespe, logo prepare um roteiro para esquematizar o que pretende colocar no papel. Escreva (de forma organizada) dados, exemplos e informações que pretende apresentar para embasar o seu raciocínio. Isso vai facilitar e vai te ajudar a ganhar tempo na hora da prova.

Isso também pode lhe interessar:
  Texto dissertativo: como fazer conclusão?

Treine!

Quanto mais você treinar redação Cespe, melhor. O segredo do sucesso é a prática, por isso, separe alguns temas que já foram cobrados e pratique. Tenha o hábito de fazer redação toda semana e comece antes de o edital ser publicado.

Inclua no seu planejamento redação, marque o tempo que você gasta e treine. Fique atento às correções, para saber os aspectos que você deve melhorar. Confira o guia de redação Cespe/Unb completo para você otimizar a sua preparação!

Você fará o concurso da Polícia Federal? Confira 5 dicas para mandar bem na redação!

Qual o seu próximo concurso do Cespe? Quero saber! Deixe o seu comentário.

Equipe Flávia Rita

 

Deixe seu Comentário

Comentários