fbpx

Redação discursiva FCC: 5 fatores que diminuem a sua nota!

Equipe Flávia Rita

Redação discursiva FCC- capa_Ilustração_Capa_Capa

Neste post, você vai conhecer 5 fatores que diminuem a sua nota na redação FCC  e que não podem ser cometidos de jeito nenhum.

Você tem muita dificuldade em fazer redação discursiva FCC? As provas organizadas pela banca, geralmente, valem 100 pontos e uma boa pontuação faz a diferença para a posse. Ou seja, não basta ir bem na prova objetiva, mas, também, garantir uma boa nota na discursiva. A redação é o diferencial para a posse.

Redação discursiva FCC: fuga do tema!

O candidato precisa ter atenção redobrada para não fugir do tema proposto pela banca. Normalmente, na redação discursiva FCC são distribuídos 100 pontos da seguinte maneira: 50 pontos de estrutura e conteúdo (macroestrutura) e 50 pontos de expressão (microestrutura).

 

Fig.1 – Não fuja do tema

 

A macroestrutura avalia se a redação discursiva FCC foi feita de acordo com o tema solicitado, a organização estrutural, a ordem direta dos períodos, o número de linhas, entre outros. A microestrutura abrange o domínio da língua portuguesa, ou seja, concordância, regência, colocação pronominal, entre outros.

Desta maneira, a relação que você fizer entre o tema solicitado e o seu conhecimento de mundo estará incluído na macroestrutura.

Não fazer um desenvolvimento completo!

A redação dissertativa FCC é uma das mais temidas devido ao nível de complexidade exigido nas provas. Para gabaritar, não abasta apenas ter conhecimento de mundo, é necessário saber relacionar as ideias com os fatos contemporâneos.

Neste sentido, por exemplo, não adianta escrever informações “batidas”, pois a FCC cobra temas reflexivos e o desenvolvimento da sua redação deve ser completo. Logo, você deve dispor de tempo para estudar e fazer leituras que sejam consistentes dos temas solicitados pela banca. Descura como tirar 100 na redação FCC!

Não planejar para fazer uma redação discursiva FCC!

O que você faz antes de escrever uma redação discursiva FCC? Planeja e prepara um roteiro, ou escreve direto na folha definitiva?  Antes de começar a elaborar a redação, faça um roteiro com as ideias que não podem faltar no seu texto.

Fig.2 Planeje!

Escreva sobre os dados, exemplos, comparações, ou seja, os argumentos que pretende usar para fazer a sua redação discursiva FCC. Desta forma, você não esquecerá nenhum detalhe.

Introdução pouco objetiva

O que é uma introdução objetiva e boa para a FCC? Resumindo: é a que aborda de forma completa o tema solicitado. Ou seja, você precisa retomar as palavras chaves e apresentar a sua introdução e o que será desenvolvido ao longo do texto.

A introdução da sua redação discursiva FCC não deve ser muito extensa, você pode usar, por exemplo, 2 a 3 frases para apresentar as suas ideias.

Não cuidar da estética

Geralmente, a parte estética da redação discursiva FCC está relacionada à letra pouco legível ou a falta de capricho. Parece óbvio, mas muitos candidatos perdem pontos porque não se preocupam com a estética do texto.

Fig.3 – Cuide de cada detalhe!

A sua letra precisa estar legível, seu texto escrito de acordo com a norma culta, pontuado e com coerência. Por isso, antes de entregar a sua redação, não se esqueça de fazer uma revisão atenta de cada detalhe, viu? Outra dica é você sempre marcar no comando as palavras chaves do enunciado, pois assim você conseguirá escolher melhor os argumentos.

Antes de preparar a sua próxima redação dissertativa FCC, fique atento as nossas dicas, a fim de evitar estes erros recorrentes.

Estratégias de estudo

Nesse tópico, resolvi separar algumas estratégias de estudo que ajudarão você a desenvolver uma redação discursiva FCC, que se vocês colocarem em prática podem ter certeza de que será o diferencial, para a aprovação de vocês.  Lembre-se de que para ter sucesso não é fazer o que a maioria faz, mas, sim, a minoria, ou seja, quem está disposto a pagar o preço. Nesse texto, eu escrevo, justamente, sobre isso!

Você sabia que são poucos estudantes que leem o edital? A maioria lê apenas o conteúdo que é cobrado nas provas objetivas, a data de inscrição, o tipo de redação, e pronto. Nem todos leem os critérios de correção de uma prova discursiva FCC, por exemplo.

Para ter sucesso, é preciso correr atrás e conhecer a banca. Abaixo segue os critérios de correção que foram cobrados na prova do TST técnico:

Na Prova Discursiva – Redação, considerando-se que o texto constitui uma unidade, os itens discriminados abaixo serão avaliados em estreita correlação:
Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:

a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
a) respeito ao gênero solicitado;
b) progressão textual e encadeamento de ideias;
c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão – até 30 (trinta) pontos:
a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área;
b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos;concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva – Redação que:
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer
fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) estiver em branco;
f) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.

Veja como difere a correção da prova para o cargo de Analista Judiciário da área de taquigrafia ( TST):

A prova consistirá em:
registro taquigráfico, durante 5 (cinco) minutos, de texto a ser previamente sorteado e ditado em velocidade variável e crescente, de 80 (oitenta) a 90 (noventa) palavras por minuto.
decifração do texto, obrigatoriamente, em microcomputador PC (Pentium ou equivalente), sistema operacional, Windows 7 e editor
de texto Microsoft Word for Windows, versão 2010 ou 2013 pelo prazo de 1 hora, não sendo permitido ao candidato o uso de
máquina própria.

A correção da prova será efetuada com base no texto digitado, conforme os seguintes critérios:
a) não havendo erro – nota 100 (cem);
b) de zero a cinco erros (inclusive) – nota 95 (noventa e cinco);
c) de cinco (exclusive) a dez erros (inclusive) – nota 90 (noventa);
d) de dez (exclusive) a dezesseis erros (inclusive) – nota 85 (oitenta e cinco);
e) de dezesseis (exclusive) a vinte e dois erros (inclusive) – nota 80 (oitenta);
f) de vinte e dois (exclusive) a vinte e oito erros (inclusive) – nota 75 (setenta e cinco);
g) de vinte e oito (exclusive) a trinta e quatro erros (inclusive) – nota 70 (setenta);
h) de trinta e quatro (exclusive) a quarenta erros (inclusive) – nota 65 (sessenta e cinco);
i) de quarenta (exclusive) a quarenta e oito erros (inclusive) – nota 60 (sessenta);
j) de quarenta e oito (exclusive) a cinquenta e três erros (inclusive) – nota 55 (cinquenta e cinco);
k) de cinquenta e três (exclusive) a 60 erros (inclusive) – nota 50 (cinquenta);
l) mais de sessenta erros – nota 0 (zero).

Critérios para contagem de erros:
− palavra omitida, acrescida ou substituída, sem alteração de sentido: 0,5 (zero vírgula cinco) erro;
− palavra omitida, acrescida ou substituída, com alteração do sentido: 1 (um) erro;
− os erros de palavras, desde que consequentes, serão contados uma única vez (por exemplo, se o texto diz “… um escolar” e o candidato
escreveu “… uma escola”, o erro será contado uma única vez por consequente);
− palavras soltas, erradas, sem formar sentido: 1 (um) erro por palavra;
− no caso de concorrência de erros (por exemplo, omissão de 5 (cinco) palavras e substituição por 3 (três) erradas, computar-se-á o número
maior de erros.

Tema cobrado na prova de Analista Judiciário, área administrativa, TRT 15ª região 2018:

Afrodite é Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região há seis anos. No corrente ano, Afrodite ausentou-se intencionalmente, sem qualquer justificativa, do serviço público, ausência esta que já perdura por trinta e dois dias consecutivos. Já Vitória, também Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, valeu-se de seu cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública, razão pela qual sofreu a penalidade de demissão, nos termos da Lei no 8.112/1990.

A propósito dos fatos narrados, responda fundamentadamente os quesitos abaixo.

a. Nos termos da Lei no 8.112/1990, Afrodite está sujeita a alguma penalidade disciplinar? Justifique.

b. A demissão de Vitória incompatibiliza a ex-servidora para nova investidura em cargo público federal? Explique.
c. Se Afrodite não fosse servidora pública, mas empregada da iniciativa privada, aplicando-se a Consolidação das Leis do
Trabalho, qual conduta sua empregadora deveria proceder em razão das faltas injustificadas? Justifique sua resposta indicando
as verbas trabalhistas as quais Afrodite teria direito em razão de sua conduta.

Desta forma, a prova discursiva FCC na prova do TST para o cargo de técnico valeu nada menos que 100 pontos. Se você estiver estudando para técnico da FCC, confira 20 temas que foram cobrados, agora. 

Eu sugiro que você sempre leia o edital do seu concurso de maneira atenta, não apenas os itens básicos, mas também os critérios de correção, o tipo de redação que será cobrado, entre outros. Pesquise temas que já foram solicitados pela organizadora do seu concurso também.

Outra estratégia é ter um bom planejamento. Você sabe o que quer? Organizar o seu dia é fundamental para manter a disciplina, evitar ansiedade, principalmente, manter a sua tranquilidade. Desta forma, o seu foco deve ser apenas dar o seu melhor, na atividade que estiver fazendo.

Quantas redações você faz por semana? Separa um tempo para ler e ficar por dentro de tudo o que acontece? Analisa cada erro da sua redação, para aprender? Cumpre o seu planejamento? Você precisa saber o que está fazendo, por isso, redação precisa estar incluída no seu planejamento.

Além de montar o planejamento, cumpri-lo é o principal. Lembre-se de que ele deve se ajustar a sua rotina, por isso, deve ser real e compatível com o seu cotidiano. Cuidado para não montar um cronograma muito sobrecarregado, pois isso será prejudicial. Equilíbrio, sempre!

Tente fazer, pelo menos, duas redações por semana. Parece muito? Você pode fazer uma na terça e outra no fim de semana, por exemplo. Mas professora, eu preciso estudar sábado e domingo? Sim. Precisa! rs …O segredo é aproveitar cada tempo  disponível que você tem, principalmente, se precisa trabalhar durante a semana.

Conforme eu já falei, tudo deve ser feito com equilíbrio. Estude durante o dia, e aproveite à noite para sair com os seus amigos ou ficar com as pessoas que ama. Descanso é essencial para o sucesso.

Resumindo …

 

  • Não fuja do tema
  • Planeje a sua redação
  • O desenvolvimento deve ser completo
  • A introdução deve ser objetiva e focada
  • Cuide da estética do seu texto

Tome muito cuidado na prova objetiva, sobretudo com o tempo gasto. Muitos candidatos gastam horas na parte objetiva, e depois têm que fazer a redação correndo e de qualquer jeito. Com a concorrência, a redação é o diferencial para você tomar posse. Desta forma, calcule bem o tempo que você vai deixar para fazer o seu texto.

Eu sugiro, que você faça muitos simulados antes de fazer a prova objetiva. É uma das melhores estratégias para saber quanto tempo está gastando. Mas, é necessário que você simule como se fosse a prova mesmo, ok? Ou seja: imprima o simulado, escolha um local tranquilo e silencioso e mantenha o foco.

Se você não morar sozinho, converse com as pessoas e explique que não poderá ser interrompido. A sua prova vai durar 4 horas? Então, separe 4 horas para fazer o simulado da prova objetiva e a redação. Se não tem tempo durante a semana para fazer isso, faça no fim de semana. Que tal deixar alguns domingos livres para treinar e fazer simulado?

Assim, você poderá ter um desempenho “real” da sua prova. Lembre-se de que não adianta NADA ( em caixa alta mesmo..rs) fazer um simulado e deixar o celular ligado e as mídias conectada. No dia da prova, você não terá acesso à internet. Desta forma, mantenha o foco e encare o exercício como se fosse o grande dia. Isso é: não atrase, não adie, não procrastine e não crie desculpa. Marcou no seu planejamento para fazer o simulado domingo à tarde, mas o seu melhor amigo convidou para sair? Qual a sua prioridade?

Depois que você passar, poderá curtir vários fins de semana e com dinheiro no bolso. Mas, até lá dedique-se e dê o melhor de você para conquistar o seu sonho. Estudar, muitas vezes, é diferente de pagar o preço. Qual é a sua escolha? Aproveite cada minuto do seu tempo e procure dar o seu melhor em todas as áreas da sua vida, não apenas nos concursos. É isso que faz a diferença!

Redação FCC: cursos específicos!

Se você ainda não tem base para desenvolver um texto dissertativo, um dos mais recorrentes nas provas organizadas pela FCC, conheça o Curso on-line: Redação para Concursos – Texto Dissertativo – Professora Flávia Rita

Redação para a concursos é o curso teórico completo, que tem por objetivo orientar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias para a construção de questões dissertativas seguindo as diretrizes estabelecidas pelas principais bancas organizadoras de concursos do Brasil.
Nas aulas teóricas de Redação para Concursos, serão abordadas a teoria da redação e suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. O texto dissertativo, normalmente, é o mais escolhido pelas bancas organizadoras como tipo de redação para as provas nos concursos públicos. Durante o curso serão abordados assuntos relevantes para a construção de um texto dissertativo de sucesso. Serão explorados vários aspectos, como: estrutura textual, itens necessários para a produção de textos, coerência e coesão, aspectos linguísticos, o que se deve evitar em uma redação. Este curso é ideal tanto para quem está iniciando os seus estudos quanto para quem precisa revisar conteúdos ou aperfeiçoar o domínio de técnicas de redação.

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita preparou cursos específicos de redação FCC.

Curso on-line: Oficina de Redação para Concursos FCC – Módulo I – 2018 – Professora Flávia Rita

Preparei, especialmente para você que tem foco na Fundação Carlos Chagas, uma nova oficina de redação, com temas inéditos e muito similares aos que a FCC costuma abordar!

Para manter a qualidade nas nossas oficinas, matriculamos apenas 100 alunos. Não deixe para a última hora, pois você pode ficar sem sua vaga!

Nesta oficina, abordo temas filosóficos, aspectos estruturais do texto, os critérios de correção da FCC e tudo o que você precisa saber para fazer bonito na redação! Muitos alunos meus tiram 100 na prova discursiva.

E você? Vai deixar a redação eliminá-lo do concurso?

Você, com certeza, aprenderá a fazer uma excelente redação, pois vou desenvolver, detalhadamente, todos estes pontos:

– Parágrafos de introdução

– Tópico frasal

– Desenvolvimento de texto

– Estratégias argumentativas

– Tipos de conclusão

– Modelos de texto

– Análise de temas

QUERO INVESTIR NO CURSO REDAÇÃO MÓDULO I FCC!

Além do módulo I, a professora Flávia Rita também preparou o módulo II com outros temas para você continuar treinando e focado na sua preparação.

QUERO INVESTIR NO CURSO REDAÇÃO MÓDULO II FCC!

Como ter um ótimo desempenho estudando na modalidade on-line?

  • Você precisa ter comprometimento e foco. Não adianta assistir às aulas de redação FCC, por exemplo, com as abas de redes sociais abertas. Lembre-se de que a sua compreensão do conteúdo está relacionada a sua concentração. Quanto mais concentrado você for, melhor para o seu rendimento.
  • Cada vídeo do curso pode ser visualizado por até 3 vezes. Por exemplo, cada vídeo do curso Oficina de Redação pode ser assistido por até 3x. Se você não entendeu uma parte ou ficou em dúvida, que tal voltar?
  • Não avance para o próximo conteúdo, sem entender o que você está estudando. Não se  preocupe, porque nas aulas a professora Flávia Rita vai explicar e detalhar de forma minuciosa os critérios da redação FCC, ou seja, tudo o que você precisa saber para gabaritar.
  • Antes de começar a estudar, deixe perto de você todos os materiais que precisa. Você economiza tempo e ainda vai ajudar a manter o foco. Já percebeu quanto tempo perde procurando itens ou materiais desnecessário?
  • Limpe o ambiente. Um lugar bem organizado, facilita o aprendizado e vai deixar você mais focado e concentrado.
  • Ao treinar redação, coloque um cronômetro. Analise quanto tempo demora e lembre-se de que no dia da prova, além da redação, você terá que se preocupar também com a prova objetiva. Por isso, é tão importante que você treine por meio de simulado. Desta maneira, poderá analisar o quanto tempo está demorando e como poderá melhorar.
  • Tente identificar se você demora mais para fazer a introdução, o desenvolvimento ou a conclusão. Qual a sua dificuldade? Como pode melhorar? Conhecer as suas dificuldades é imprescindível para o seu sucesso, pois você precisa saná-las.
  • Dê intervalos nos seus estudos. Sentiu que perdeu a concentração ao assistir às aulas? Pause o vídeo, e aproveite para descansar, relaxar, descansar a mente ou tomar um café. Respeite o seu limite e o seu tempo. Não adianta estudar muito cansado, por exemplo, pois você pode se desgastar.
  • Assista às aula de forma ativa e muito concentrada. Faça anotações dos pontos que considerar mais importante.
  • O curso Oficina de Redação FCC conta com correção completa e detalhada. Ao enviar a sua redação e recebê-la, fique atento ao feedback. Isso é essencial para você saber em que precisa melhorar, para aprimorar e desenvolver as suas habilidades na escrita. A cada correção, confira as dicas e faça uma análise de como você pode melhorar para a próxima redação.
  • Lembre-se de que redação é treino e prática. Ao se dedicar, você vai melhorar a sua nota  e evoluir. O curso redação FCC foi elaborado e preparado pela Professora Flávia Rita. As aulas são direcionadas e os temas trabalhados com foco nos critérios cobrados pela banca, para que você possa superar qualquer dificuldade. Lembre-se de que a redação é o diferencial para a sua posse.

Você tem muita dificuldade para desenvolver a redação? Conte para a gente e não esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais. Sucesso e bons estudos!

 

 

TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?