/Redação ENEM 2019: guia completo para você entender as competências de uma vez!


Redação ENEM 2019: guia completo para você entender as competências de uma vez!

466

por: Equipe Flávia Rita

Neste guia você vai conseguir entender as competências cobradas na redação ENEM 2019, para você conseguir tirar 1.000 de uma vez. Conhecer as competências é fundamental para você aprimorar as suas habilidades e melhorar seu desenvolvimento na produção textual. Vamos lá?

Na sua redação ENEM 2019 serão avaliadas 5 competências:

  • Conhecimento da norma culta da língua portuguesa
  • Compreensão da proposta cobrada de redação, além da aplicação de diversos conceitos das áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema.
  • Seleção e organização de informações e fatos na defesa do ponto de vista da redação ( argumentação)
  • Domínio de defesa argumentativa
  • Solução para o problema abordado

Redação ENEM 2019: domínio da norma culta

Na sua redação ENEM 2019 você deverá escrever o seu texto na norma culta. Nesse sentido, será cobrado conhecimento de todas as regras gramaticais, a ser expresso no domínio linguístico do texto. Portanto, a semântica, as normas de concordância e, entre outros, de ortografia devem ser atentadas para se evitar prejuízo na nota.

Nesta parte, serão avaliados critérios:

  • Conhecimento vocabular
  • Regras gramaticais
  • Ortografia correta
  • Uso correto do número de linhas

Não deixe de conferir nosso CURSO DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2019, no qual você aprenderá tanto a parte teórica para a elaboração de um texto dissertativo como a parte prática. Veja uma aula gratuita:

Adquira o curso agora mesmo: QUERO COMPRAR O CURSO REDAÇÃO ENEM 2019

Conhecimento do assunto sobre a proposta cobrada na redação ENEM

Ao longo da redação, o aluno deverá demonstrar o conhecimento acerca do tema da proposta de redação. Nesta etapa, será avaliada a qualidade dos argumentos trazidos para fundamentar a posição sobre o assunto cobrado na redação ENEM 2019. Portanto, é necessário ao aluno se manter sempre atualizado do que se está discutindo atualmente e, para isso, deverá ler diariamente os principais meios de comunicação e artigos de opinião. Ao criar esse hábito de leitura, você passará a se familiarizar com os diversos assuntos e com os argumentos que respaldem ou critiquem certas posições, o que enriquecerá seu texto e também possibilitará a você relacionar diversos posicionamentos com com as áreas cobradas.

Aqui serão avaliados:

  • Domínio do tema, o que se fará no aspecto qualitativo dos argumentos e na pertinência ao assunto demandado, de maneira que a fuga ao tema poderá ocasionar prejuízo da nota. 
  • Estrutura do texto dissertativo e organização das ideias

Argumentação

Serão avaliados critérios relacionados à argumentação. O estudante vai precisar saber desenvolver seus pontos de vistas, selecionar os argumentos mais pertinentes e colocar as informações mais adequadas a fundamentar seu posicionamento, tudo isso a fim de desenvolver uma argumentação coerente, coesa e de qualidade na redação. Neste sentido, o estudante poderá usar, por exemplo, dados estatísticos ou teses de autoridade como forma de embasar seus argumentos. É necessário que o candidato saiba argumentar usando os mecanismos coesivos adequados, pois isso garantirá clareza e progressão das ideias no texto.

Serão avaliados:

  • Coesão entre as partes do texto
  • Desenvolvimento das ideias
  • Desenvolvimento das informações expostas em cada parágrafo da redação

Não deixe de ver nossos textos sobre COERÊNCIA e COESÃO textual:

Domínio da defesa argumentativa

Para garantir uma boa nota, o candidato deverá demonstrar que sabe usar os mecanismos argumentativos para manter a coerência no texto. A redação ENEM é dissertativa- argumentativa e, por isso, o estudante deverá saber estabelecer a ligação lógica entre os parágrafos por meio do uso correto dos conectores, ou seja, deverá demonstrar ter domínio das diferentes estratégias de defesa argumentativa.

Serão avaliados:

  • Desenvolvimento dos argumentos, respeitando cada seção de acordo com suas características – introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Uso correto dos conectores e outras partículas coesivas
  • Respeito à coerência do texto
  • Evite repetir palavras. Use sinônimos.

Solução para o problema abordado

Nesta parte, o candidato deve focar em uma solução para o problema que foi apresentado na proposta de redação ENEM 2019. É fundamental, aqui, que ele faça uma elaboração de uma solução para a situação que foi tratada ao longo do texto. Essa parte, segundo as melhores recomendações de estratégia argumentativa, deve vir em um parágrafo próprio, antes da conclusão, no qual serão apresentadas algumas propostas de soluções (mínimo de duas), as quais devem sempre respeitar os direitos humanos. Portanto, serão avaliados critérios como:

  • Proposta de solução para o problema;
  • O nível de detalhamento e de domínio da proposta apresentada;
  • A pertinência da proposta com o tema cobrado na redação ENEM 2019 e a sua viabilidade, ou seja, a possibilidade de ser ou não executada.

Desta forma, é fundamental ao candidato tanto dominar as principais regras gramaticais, de forma a não prejudicar a clareza da sua exposição com, por exemplo, erros de sintaxe ou de ortografia, como conhecer os critérios de cobrança da redação ENEM 2019. Isso assegurará a produção de um texto com qualidade para tirar nota 1.000!

Para otimizar a sua preparação, não deixe de acompanhar a Websérie MOMENTO ENEM! Todas as segundas-feiras, às 18 horas!

 

Deixe seu Comentário

Comentários