fbpx

Redação da FCC: 25 temas de técnico para você treinar!

Equipe Flávia Rita

Redação da FCC: 25 temas de técnico para você treinar!

Participar de um concurso com uma redação da FCC não é uma das tarefas mais simples, pois exige muito raciocínio e conhecimento por parte do candidato. A banca, geralmente, cobra temas que envolvem reflexão aliado a acontecimentos da sociedade.

Além da introdução, desenvolvimento e conclusão, é fundamental ter base argumentativa, conhecimento de vocabulário, saber estabelecer coerência entre as ideias e não fugir do tema, além do domínio da gramática.

Redação para concurso FCC: o que a banca espera de você?

A banca espera que o candidato saiba extrair e desenvolver o tema proposto ao longo do texto, ou seja, que todos os critérios exigidos sejam atendidos. Para facilitar, vou enumerar os principais pontos que uma redação para concurso FCC precisa ter:

  1. Letra legível
  2. O texto, preferencialmente, deve ultrapassar 26 linhas
  3. Geralmente, não há necessidade de título
  4. O tema proposto deve ser interpretado na introdução
  5. Argumentos bem fundamentados
  6. Conclusão com possível solução para o tema e sem oferecer fatos novos
  7. Clique aqui e saiba como tirar nota 100 na redação da FCC!

Vamos treinar para a Redação da FCC?

Para escrever bem, é necessário começar. Abaixo temas para você treinar:

Tema 1 – TRE SP 2017

O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade.

Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.

Tema 2 -TRT 20 2016

Segundo uma revista internacional, vários cientistas dedicam-se, atualmente, à missão de prolongar ao máximo a vida humana (até 120 anos no mínimo). Investigam se a imortalidade não estaria de fato ao alcance do homem. A revista concede o benefício da dúvida a todas as utopias da ciência, mas alerta para diversos problemas, como os demográficos, econômicos e de ordem social. (Adaptado de: joaopereiracoutinho. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas) .

Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito das questões levantadas no texto acima.

Tema 3 -TRT 23 – 2016

Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação. A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz).

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O medo e a inveja em uma sociedade segmentada.

Tema 4 – TRT 3ª região 2015

I-Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel social.

II- Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.

III- Todos os homens voltam para casa. Estão menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. (ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)

Gostou dos 4 primeiros temas propostos? Preencha o formulário abaixo e receba mais 21 temas!

Leia também:

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?