Conteúdo do Artigo
Todos os estudantes, uma hora ou outra, enfrentaram momentos de grandes dúvidas, momentos que acabam por afetar o rendimento nos estudos e que, consequentemente, diminuem a motivação para seguir os projetos. Por mais chatos que esses estados de desânimo possam parecer, saiba que eles são tanto passageiros quanto naturais.
Motivação para estudar: resiliência
Realizar um objetivo de longo prazo, como entrar em uma boa universidade ou passar em um concurso público disputado, exige uma série de sacrifícios diários e uma resiliência acima da média. Como você não alcançará o resultado final de uma hora para a outra, você irá questionar seu caminho repetidas vezes no processo, pois a recompensa pelos seus esforços será postergada. Disso ocorrerão diversas oportunidades para se autocriticar, para se desmotivar e para pensar em desistir. E é nesse momento que você deve ter controle e disciplina para seguir seu plano.
Se tiver interesse, confira nossa Websérie Life Coach, montada exatamente para oferecer uma orientação geral sobre diversos aspectos da vida:
https://www.youtube.com/watch?v=bU8imyTw4wU&list=PLMY4hOPmSLvSXC-dZg9Imw4tyEi1IZ9Wm
Agora vamos lá? Preparado para aumentar ou se reconectar com a sua motivação para estudar para concurso? Bora !
Motivação para concursos: dicas de rendimento
1. ESTABELEÇA METAS REALIZÁVEIS
Ao estabelecer seus objetivos, você já deve ter lido que o primeiro passo a ser tomado é organizar um cronograma de estudos, com previsões de curto, médio e longo prazo. A ideia por trás disso é permitir que você tenha maior controle sobre suas atividades e garantir que você chegue aonde deseja.
Há, contudo, uma outra razão para a estipulação de metas para períodos diferentes: permitir que você perceba o cumprimento das fases de estudo, dos objetivos de curto prazo e da aprendizagem que realmente tem feito. Caso essas metas não sejam atingidas como se espera, você terá um indicativo de onde deve estar errando, e isso lhe permitirá rever o planejamento e as atividades inicialmente previstas. Por isso a motivação para estudar é importante: comemore cada passo da sua jornada, inclusive os pequenos avanços nos dias difíceis.
Além disso, o cumprimento das metas de curto prazo serve para dar um estímulo ao estudante. Ao atingir um objetivo, por menor que seja, você deve se permitir se sentir satisfeito. Valorize isso como uma conquista e como mais um passo no rumo do seu objetivo final. Lembre-se sempre de que cada grande vitória é composta por milhares de pequenas conquistas. Assim, passar em uma prova só é possível porque você venceu a cama e levantou cedo todas as manhãs, ou porque você decidiu não sair uma noite com seus amigos para se manter no cronograma de estudos, ou mesmo porque você cumpriu todas as metas curtas estipuladas para aquela semana, a despeito de alguns sacrifícios.
Se você tem alguma dúvida de como se organizar, veja nosso texto: APRENDA O QUE SÃO CICLOS DE ESTUDO E COMO ORGANIZAR O SEU.
2. MANTENHA UM CONTROLE FÍSICO DOS SEUS RESULTADOS
Uma forma de se manter sempre motivado é organizar um sistema de estudo que lhe permita ver seu progresso. Isso pode ser feito com aplicativos de produtividade que mostrem a progressão das atividades, com a utilização de tabelas ou com a produção de um material para revisão. Quando se utiliza, por exemplo, técnicas como fichamentos, resumos ou mapas mentais, o aluno se força a produzir um conteúdo, o qual poderá, no futuro, ser quantificado, a fim de demonstrar quanto de esforço que foi colocado no desempenho das tarefas diárias. Ao ver esse material, ficará claro que sua dedicação está produzindo frutos e aquela frustração que aflige muitos concurseiros será dissipada.
Em todo caso, o importante é que você consiga não só saber que está aprendendo, mas, principalmente, ver que está progredindo na matéria. Isso lhe trará calma e confiança, pois, com um material físico, você terá em mão uma prova de seu esforço e de seu aprendizado, sem dizer que conseguirá organizar melhor o seu tempo para cumprir todo o conteúdo programático do concurso antes do edital.
Não deixe de ver nosso texto: COMO MONITORAR SEUS RESULTADOS NOS ESTUDOS!
3. TENHA UM SISTEMA DE COMPENSAÇÕES
Uma dificuldade de se realizar objetivos de longo prazo é a demora para se obter a recompensa pelos esforços. Ninguém decide se esforçar apenas pelo prazer de se esforçar. O esforço, qualquer que seja, ocorre em razão da expectativa de se obter uma recompensa que irá compensar os nossos sacrifícios. Porém, como dito, isso demora a ocorrer em projetos mais longos, pois, em concursos públicos, a nossa realização é diferida para o momento da posse.
Por essa razão, é muito importante ter um sistema de recompensas de curto prazo. Assim, sempre que concluir uma tarefa, procure se dar um “presente”, qualquer que seja, mas desde que seja algo importante para você. Pode ser, por exemplo, um tempo de descanso com a namorada ou com o namorado, um tempo para ver aquele episódio da série que está acompanhando, um chocolate por bloco de tarefa mais complexa, uma hora a mais de descanso no final de semana etc. A escolha do que será melhor fica a seu cargo, mas não se esqueça de que a recompensa não pode prejudicar seu planejamento nem seus estudos, por isso cuidado com excessos.
4. FOCO NO OBJETIVO DE LONGO PRAZO
Outra estratégia é sempre ter foco no objetivo final. Por exemplo, visualizar como será sua vida quando tomar posse no cargo desejado ou quando entrar na universidade que sempre sonhou. Além dessa visualização, é sempre bom voltar para os motivos que lhe motivaram a estabelecer o objetivo, pois eles sempre vão lhe dar as razões para seguir em frente. Um exemplo bastante conhecido no universo dos concursos é o do concurseiro que, para se motivar, sendo a estabilidade e a remuneração do cargo as razões que o fizeram decidir pela carreira pública, decide colar, em seu ambiente de estudo, uma foto do seu futuro contracheque.
5. CONTATO COM AS REDES SOCIAIS
Muitas pessoas dizem se sentir mal ao verem suas redes sociais e encararem diversas fotos de amigos e conhecidos vivendo uma vida mais leve e com mais horas de lazer. Realmente, isso pode ser um problema, pois, quando não se tem um sistema de compensação ou já se está bastante cansado do ritmo de estudo, esses exemplos diários podem esmagar nossa motivação. Passamos a pensar no tempo dedicado aos nossos objetivos e como, nesse tempo, poderíamos estar vivendo diferente. Contudo, isso não é em parte correto. O aluno ou a aluna deve estar ciente de suas razões, dos motivos que determinaram suas escolhas, pois, nessas fases de frustração e cansaço, são essas mesmas razões que sustentarão o ânimo. Deve-se ter em mente que, essas pessoas das redes sociais, fizeram outras escolhas e que você decidiu livremente pelo seu futuro, de maneira que cada sacrifício representa um esforço de construção. Isso ajudará muito a tirar o peso, pois, saber que fomos nós que nos colocamos na situação em que nos encontramos é bastante libertador.
Além disso, caso realmente as redes sociais estejam causando distrações ou gerando grandes frustrações, outra solução é se afastar dela um pouco. Isso não só fará bem para o psicológico, como liberará tempo para você fazer outras coisas que julga mais importantes.
6. AMIGOS MOTIVADORES E POSITIVOS
O ser humano é um animal social e, como tal, depende do contato com outras pessoas. Todavia, esse contato pode surtir efeitos diferentes em nós: pode nos jogar para cima, nos estimulando a correr atrás do que desejamos ou pode nos colocar para baixo, freando nosso potencial. Por isso, em momentos de muita pressão, em que devemos encarar desafios e sacrifícios, é mais recomendável se rodear daqueles amigos que nos ajudam a ser melhores e que aliviem um pouco do peso.
Motivação para estudar: a importância do foco em português
Você está motivado para aprender português? A disciplina é uma das mais recorrentes nas provas de concurso público, por isso, é importante que você mantenha o foco, pois o conteúdo é cobrado nas provas de nível fundamental, médio e superior.
Além disso, cada organizadora tem a sua forma de cobrança, ou seja, as suas próprias peculiaridades.
Nesse contexto, na prova da Polícia Federal ( edital 2021) foram cobrados os conteúdos pelo Cebraspe de língua portuguesa:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Na prova do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais ( TRT-MG), a Fundação Carlos Chagas (FCC) cobrou os conteúdos de língua portuguesa:
Língua Portuguesa: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.
Na prova do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) cobrou os conteúdos de língua portuguesa:
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos.
Como cada organizadora tem as suas peculiaridades, é imprescindível que você mantenha o foco e estude para conhecer os principais pontos de cobrança de cada conteúdo, os tipos de questões recorrentes, os assuntos preferidos, ou seja, busque estudar de forma estratégica, pois isso aumentará a sua performance.
Nesse sentido, transcrevemos três editais distintos, para que você possa observar como os conteúdos são abordados pelas organizadoras.
Motivação para estudar para concurso: faça questões
Já se sentiu desanimado para estudar? Já se sentiu sem força de vontade? Uma das técnicas mais eficazes para aumentar a sua motivação para estudar é fazer questão. Por isso, antes de começar o estudo teórico, a nossa sugestão é fazer 5 questões do conteúdo, por exemplo.
Além disso, ao fazer questões você consegue mapear os assuntos que são mais cobrados pelas organizadoras, identificar os seus pontos fortes e fracos para saná-los, mensurar o seu desempenho, e muito mais.
Dica bônus: sabe as questões que você tem mais dificuldade? Elas são ótimas para fazer uma revisão final. Por isso, separe esses exercícios para refazê-los posteriormente, fixar o conteúdo e aprender ainda mais.
Tente entender o porquê você errou as questões, ou seja, avalie se foi falta de estudo, falta de revisão ou se ainda foi um conteúdo que não teve estudo. Assim, busque fazer uma análise, pois isso ajudará a aumentar ainda mais o seu desempenho nos estudos. Seja estratégico, combinado?
Ao fazer exercício, você pode se sentir ainda mais estimulado e animado. Por isso, que tal tentar? Outras dicas:
- Faça um quadro dos sonhos. Como será a sua vida após a aprovação? O que fará? O que conquistará?
- Em um quadro coloque imagens do que pretende realizar.
- Deixe esse quadro em um lugar visível e conecte-se com ele antes de estudar, pois isso renovará as suas forças.
Além disso, lembre-se de que nem todos os dias estamos bem, mas você pode mudar o seu estado vibracional. Como assim? Comece a estudar com alegria, por exemplo, comece a ser grata pela oportunidade. Exercite a gratidão na sua vida e você perceberá como as coisas vão mudar.
Mas, se você sentir que precisa descansar, tire um ou dois dias para renovar as suas forças. Escute o seu coração, pois ele saberá conduzir o seu caminho. O importante é que mesmo que a motivação para estudar não esteja presente, você não desista do que deseja para si. Quando a motivação não estiver presente, busque mudar os seus pensamentos e sentimentos. Pode ter certeza de que isso mudará a sua energia e ajudará você a se reconectar com a sua motivação.
No trajeto, respeite o seu ritmo e o seu processo. Lembre-se de cada um de nós temos o seu próprio caminho, por isso, foque no seu trajeto e dê o seu melhor para conquistar a sua vaga no serviço público.
Espero que esse conteúdo possa lhe ajudar a se manter motivado durante esses períodos de maiores sacrifícios. Lembre-se de que a qualidade do seu estudo depende, também, do seu estado psicológico e que a motivação é parte determinante desse! Se você achou esse texto interessante, compartilhe com a gente nos comentários! Já estou muito curiosa para ler seus comentários, viu? Beijo grande!